Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL AGUILA TOLEDO

DISCENTE : MIGUEL AGUILA TOLEDO
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO EM UM CURSO DE MEDICINA DO SERTÃO PARAIBANO

Ensino; Medicina; Educação Médica; Simulação de Paciente; Atenção Primária à Saúde.

As exigências sociais relacionadas as especificidades do novo profissional da saúde conduziram para as transformações na educação médica. Portanto, as Diretrizes Curriculares sugerem que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Medicina contemplem a adoção de práticas ativas de ensino e aprendizagem, em que o estudante deve ser protagonista e autônomo em seu processo de ensinagem e o docente um facilitador, além de garantir uma formação cidadã, (re)conhecendo-se como um agente de transformação social e de garantia de direitos e deveres. Ante as possibilidades metodológicas, destaca-se a simulação clínica, a qual prepara o discente para a aprendizagem em ambiente clínico. Assim sendo, objetivou-se construir e propor um programa de simulação clínica para o ensino médico em nível de graduação. Para tanto, foi adotado um estudo de múltiplos métodos, realizado em fases, contemplando na etapa 1 - o estudo documental e na etapa 2, a pesquisa-ação educacional. O levantamento de dados ocorreu em Patos, cidade no interior da Paraíba, a partir de informações coletadas em documentos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos, bem como de docentes dos eixos de Humanidades Médicas e tenção Primária à Saúde. A sistematização dos documentos e a síntese das informações aconteceu mediante análise quanti-qualitativa. Como resultado, obteve-se o delineamento de um programa de simulação clínica para o ensino médico em nível de graduação, a partir do mapeamento de competências e habilidades previstas no eixo HM e APS, bem como mapeamento e caracterização da estrutura laboratorial do UNIFIP para apoiar as práticas de simulação clínica, capacitar o corpo docente na estratégia da simulação clínica no UNIFIP.

Presidente - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Interna - 2166798 - ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
Interno - 3050763 - ERICO GURGEL AMORIM
Externa à Instituição - ALESSANDRA MAZZO - USP