Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS GOMES AMORIM

DISCENTE : MATHEUS GOMES AMORIM
DATA : 29/05/2024
LOCAL: https://meet.google.com/dkt-netg-pbc

Desenvolvimento e Implantação de um Sistema para Elaboração de Projetos Pedagógicos
de Cursos em uma Instituição de Ensino.

Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos, Instituto Federal, SUAP

Este estudo, proposto para o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais (PPGPI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivo desenvolver, implementar e analisar um sistema de informação para a elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), integrado ao Sistema Unificado de Administração Acadêmica (SUAP) do IFRN. A metodologia emprega instrumentos de pesquisa documental para entender os processos e as necessidades dos usuários com abordagem qualitativa. O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação da instituição, combinando métodos ágeis com o ciclo de vida tradicional de desenvolvimento de sistemas de informação, adaptadas à realidade específica da instituição. Como produto educacional resultante, foi entregue um sistema destinado a auxiliar docentes e gestores na elaboração e aprovação de PPCs integrado ao SUAP. A estratégia de pesquisa está focada no processo de elaboração de PPCs com o desenvolvimento e utilização do referido sistema, durante a revisão das ofertas dos cursos técnicos integrados em dezembro de 2023. Como resultado, prevê-se que a solução seja capaz de apoiar a gestão, especialmente às informações que irão compor o documento PPC, na agilidade na elaboração e no tempo de aprovação do documento nos conselhos, além dos cadastrados automatizados direto no sistema acadêmico. Por fim, na segunda fase do estudo será proposta a avaliação do sistema junto aos gestores da Reitoria do IFRN.

Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DE AZEVEDO RITTO - UERJ
Interno - 3456619 - ANDERSON SOUZA DA SILVA LANZILLO
Externa ao Programa - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO - nullPresidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 22:34