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Dissertações |
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PAULA BARRÊTO MAIA NUNES
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GESTÃO DE MATERIAIS DO IFPB – CAMPUS PICUÍ: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
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Orientador : RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
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MEMBROS DA BANCA :
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RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
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JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
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ALBA DE OLIVEIRA BARBOSA LOPES
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Data: 12/02/2018
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Este trabalho apresenta uma análise do setor de almoxarifado do IFPB – Picuí – por meio de ferramentas da Gestão da Qualidade, a fim de levantar os problemas encontrados em todas as suas etapas de trabalho e de identificar as possíveis causas e, através da ferramenta 5W3H, propor soluções para resolver esses problemas e tornar o setor mais eficiente e, consequentemente, com menos desperdício do dinheiro público. O almoxarifado tem o papel de planejar aquisições comuns, acompanhar o pedido de material, recebê-lo, conferi-lo e guardá-lo até que seja distribuído para o usuário final. Foi elaborado um fluxograma de cada etapa de trabalho nesse setor, que é analisado conforme as normas vigentes e o Manual de Almoxarifado da instituição. Foram identificados os problemas de cada etapa e selecionado um como prioridade para encontrar suas causas usando-se ferramentas como o diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa e os 5W3H. Para propor soluções para os problemas constatados, foi utilizada a ferramenta 5W3H. A metodologia adotada envolveu a pesquisa bibliográfica e a documental, para posterior coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas. Depois dessa discussão, apresenta-se uma proposta de intervenção para o Campus estudado, visando traçar possíveis soluções para os problemas encontrados, sugerir novos procedimentos e apresentar novos fluxogramas.
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The present paper proposes to analyze the Warehouse sector of the IFPB - Picuí through Quality Management tools in order to raise the problems encountered in all the steps of the sector. With this, we seek to identify the possible causes again through the 5W3H tool, seek to propose solutions in order to remedy such problems and make the sector more efficient and consequently with less waste of public money. The Warehouse has the role of planning common acquisitions, tracking the order, receiving it, conferencing, and keeping up the distribution to the end user. Thus, the present work constructs the flow chart of each stage of work in the Warehouse, analyzed according to the current norms and the Warehouse Manual of the institution. After this, the problems of each step are identified and one is selected as a priority to find its causes from tools like Cause and Effect Diagram or Ishikawa Diagram and 5W3H. To propose solutions, the 5W3H tool was used. The methodology adopted was through bibliographical and documentary research, for later data collection through semistructured interviews. After this discussion is presented a proposal of intervention to the studied Campus with the intention of tracing possible solutions to the problems found suggesting new procedures and presenting new flowcharts
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JESSYKA PEREIRA DE LIMA
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AUTO AVALIAÇÃO E GESTÃO INSTITUCIONAL: análise da experiência do Instituto Federal da Paraíba.
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Orientador : JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
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Data: 13/02/2018
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Esta dissertação teve como objetivo analisar o nível de influência do processo de auto avaliação institucional, realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), nas decisões dos gestores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), considerando o ciclo avaliativo de 2015 a 2017. O estudo baseou-se em um referencial teórico construído para trazer ao leitor uma reflexão ampla sobre a temática avaliação, e de modo particular, sobre a evolução da avaliação institucional ao longo dos anos, com foco no processo de auto avaliação, gerenciado pela CPA em cada instituição. A pesquisa apresentou caráter descritivo, do tipo estudo de caso, tendo sido realizada no IFPB Campus João Pessoa. A coleta de dados foi realizada por meio de roteiros de entrevista semiestruturados e pesquisa documental. A entrevista deu-se com dois grupos. O primeiro deles formado pelos gestores do IFPB Campus João Pessoa, contemplando os diretores geral, administrativo e de ensino, além dos coordenadores de cursos superiores deste Campus. O segundo grupo foi composto pelos membros da CPA do IFPB. Este trabalho construiu-se sob a perspectiva de análise da abordagem qualitativa, assim, considerando as características da investigação, e os procedimentos de coleta de dados, estes foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006) e também por meio de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa evidenciam que entre as etapas do processo de auto avaliação desenvolvidas no IFPB as maiores lacunas encontradas estão na definição (que envolve o planejamento), na execução e na discussão e divulgação dos resultados. A repercussão da auto avaliação na gestão ainda é pouca, considerando como principal fator para isso o fato de os gestores não estarem inseridos no processo de auto avaliação e a divulgação de informações ocorrer de modo passivo, sem promoção de diálogo com os gestores e com a comunidade acadêmica. Conclui-se assim, que a avaliação no IFPB ainda não conseguiu se estabelecer como um processo educativo/formativo, pois os aspectos regulatórios são preponderantes, os resultados obtidos na avaliação ainda não são bem aproveitados pela gestão e o envolvimento do corpo social ainda é abaixo do esperado. É preciso fazer a comunidade acadêmica envolver-se no processo, construindo uma avaliação que tenha sua importância reconhecida, com resultados que façam diferença para o trabalho das pessoas e para o desempenho da instituição, não só cumpram as determinações legais estabelecidas, só assim a auto avaliação será capaz de repercutir nas decisões dos gestores do IFPB.
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The purpose of this dissertation was to analyze the level of influence of the process of institutional self-evaluation, carried out by the Own Evaluation Committee (CPA), in the decisions of the managers of the Federal Institute of Education Science and Technology of Paraiba (IFPB), considering the evaluation cycle of 2015 to 2017. The study was based on a theoretical reference built to bring the reader wide reflection on the evaluation theme, and in particular on the evolution of the institutional evaluation over the years, focusing on the process of self evaluation, managed by CPA in each institution. The research presented a descriptive character, of the case study type, and was carried out at the Campus João Pessoa IFPB. Data collection was performed through semi-structured interview scripts and documentary research. The interview took place with two groups. The first one was formed by the managers of IFPB Campus João Pessoa, including the general, administrative and teaching directors, as well as the senior course coordinators of this Campus. The second group was composed of members of the IFPB CPA. This work was based on the analysis of the qualitative approach, thus, considering the characteristics of the investigation, and the procedures of data collection, these were analyzed according to the technique of content analysis proposed by Bardin (2006) and also by means of documentary research. The results of the research show that among the stages of the self-evaluation process developed in the IFPB the biggest gaps are found in the definition (which involves the planning) in the execution and in the discussion and dissemination of the results. The repercussion of self-assessment in management is still low, considering as the main factor for this the fact that managers are not included in the self-evaluation process and because disclosure of information occurs in a passive way, without promoting dialogue with the managers and with the academic community. It is concluded that IFPB evaluation has not yet been established as an educational/formative process, regulatory aspects are predominant, the results obtained in the evaluation are still not well utilized by management and the involvement of the social body is still below the expected. It is necessary to make the academic community get involved in the process, constructing an evaluation that has its importance recognized, with results that make a difference for people’s work and for the performance of the institution, not only comply with the established legal determinations, only then, self evaluation will be able to reverberate on the decisions of IFPB managers.
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JORGE EDUARDO MENDONÇA BRASIL
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Meritocracia e Seleção para Cargos Comissionados: Um Estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
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Orientador : ANTONIO ALVES FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO ALVES FILHO
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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MARIA TERESA PIRES COSTA
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Data: 15/02/2018
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Esta dissertação discorre sobre meritocracia e seleção de pessoas no serviço público, e mostra estudo que teve como objetivo analisar em que medida a seleção de servidores para a ocupação dos cargos comissionados de livre nomeação no âmbito do Instituto Federal da Paraíba – IFPB vem sendo um processo meritocrático. A fundamentação teórica se baseou em artigos, documentos institucionais e pesquisa bibliográfica sobre meritocracia e seleção pública, temas que, historicamente, tem gerado muitas discussões na administração pública, e são centrais e balizadores neste trabalho. Meritocracia é entendida como um conjunto de valores que define a atribuição de critérios para o reconhecimento por meio do desempenho individual, negando qualquer forma de privilégio hereditário, corporativo ou político. A seleção é a maneira que a administração seleciona os profissionais a integrarem sua estrutura funcional, através de um sistema de mérito. Realizou-se pesquisa descritiva tendo como universo os servidores do Instituto Federal da Paraíba, divididos em ocupantes de cargos comissionados e não ocupantes. Para coleta de dados se fez entrevistas com gestores e aplicação de questionários on-line com servidores ocupantes de cargos comissionados de livre nomeação, como também com os que não ocupam cargos comissionados. As entrevistas foram analisadas através de analise de conteúdo e os dados gerados pelos questionários com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for Social Science). Os principais resultados mostram que é necessária maior transparência nos processos para indicação para minimizar a utilização da influência política para a ocupação dos cargos comissionados de livre nomeação, assim como criar mecanismos pautados em critérios claros e objetivos, sem desconsiderar o poder de discricionariedade inerente aos gestores no processo de seleção. Conclui-se que os processos de seleção para os cargos comissionados de livre nomeação, ainda não pode ser considerado um processo meritocrático no âmbito do Instituto Federal da Paraíba precisando, desse modo, de um cuidado especial por parte dos gestores.
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This dissertation discusses meritocracy and selection of people in the public service, and shows a study that aimed to analyze the extent to which the selection of civil servants for the occupation of the commissioned positions of free nomination within the scope of the Federal Institute of Paraiba – IFPB - has been a meritocratic process. The theoretical basis was based on articles, institutional documents and bibliographical research on meritocracy and public selection, themes that, historically, have generated many discussions in the public administration, and are central and indicators in this work. Meritocracy is understood as a set of values that defines the assignment of criteria for recognition through individual performance, denying any kind of hereditary, corporate or political privilege. The selection is the way that management selects professionals to integrate their functional structure, through a merit system. A descriptive research was carried out with the servers of the Federal Institute of Paraiba divided into occupants of commissioned and non-occupant positions. For data collection, interviews were carried out with managers and application of online questionnaires with servers occupying commissioned positions of free nomination, as well as with those who do not occupy commissioned positions. The interviews were analyzed through the analysis of content and the data generated by the questionnaires with the help of SPSS (Statistical Package for Social Science) software. The main results show that greater transparency is needed in procedures for indication to minimize the use of political influence for the occupation of the commissioned positions of free nomination, as well as to create mechanisms based on clear and objective criteria, without disregarding the power of discretion inherent to the managers in the selection process. It is concluded that the selection processes for commissioned positions of free nomination, still cannot be considered a meritocratic process in the scope of the Federal Institute of Paraiba, thus requiring special care by managers.
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GLEICYANE DA CONCEIÇÃO SOUZA
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AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE TREINAMENTO NO TRABALHO: O CASO DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA
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Orientador : ANTONIO ALVES FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO ALVES FILHO
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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MARIA TERESA PIRES COSTA
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Data: 15/02/2018
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A cada dia maiores níveis de competência são exigidos dos indivíduos para que consigam atuar em um contexto de mudanças. Visando aprimorar o desempenho das pessoas e consequentemente das organizações, ações formais de aprendizagem são realizadas, mas nem sempre as competências adquiridas pelos participantes por meio dessas ações são utilizadas no ambiente de trabalho. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o impacto do treinamento Cadastro Ambiental Rural ofertado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Para se atingir os objetivos desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, corte transversal e coleta de dados de fontes primárias. Para coleta de dados utilizou-se de um questionário online composto pelas características sóciodemográficas dos participantes e de dois instrumentos consolidados na literatura (Escala de Impacto do treinamento no trabalho e Escalas de Suporte à transferência de treinamento). A amostra foi composta por 139 participantes do curso, e para a análise dos dados foram empregadas análises exploratórias, descritivas, análise fatorial (PCA), correlações e análise de conteúdo. Os resultados revelaram respostas com médias favoráveis aos itens da Escala de Impacto do treinamento no trabalho, porém valores mais baixos para as escalas de suporte. A Escala de Impacto foi avaliada para diferentes grupos comparando as características sociodemográficas da amostra, e também foi realizada análise de conteúdo sobre a percepção dos participantes com relação à efetividade dos treinamentos dessa organização por meio de pergunta aberta. As escalas múltiplas provenientes da análise fatorial apresentaram excelentes índices de confiabilidade e as correlações testadas foram significativas entre as variáveis propostas no modelo da pesquisa, com correlação forte entre o suporte psicossocial e impacto, moderada entre o suporte psicossocial e o material, e fraca entre o impacto e o suporte material. Dos resultados se pode concluir que os participantes identificaram que houve impacto do treinamento no trabalho, sendo que as pessoas que realizaram o curso de modo altamente recomendo pela instituição perceberam um maior impacto que aquelas que realizaram o treinamento de modo optativo.
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Higher competence levels are required of individuals so that they can act in a context of constant social changes. Many formal learning actions are executed, in order to improve people's performance and the organizations' as well, but not always the skills acquired by the participants through these actions are used in the work environment. Therefore, this research aims to perform an impact assessment training of Cadastro Ambiental Rural, offered by Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. In order to achieve the objectives of this research, a case study of descriptive nature was carried out, with a mainly quantitative approach and data collection from primary sources. An online questionnaire was used to data collection. This questionnaire was composed of sociodemographic characteristics of the participants and two instruments in literature (Impact Scale and Support Scales). The sample consisted of 139 participants of the course, and for the analysis of the data were used exploratory descriptive analyzes, factorial analysis (PCA), correlations and content analysis. The results revealed responses with favorable average to the Workload Impact Scale items, but lower values to the support scales. The impact scale was evaluated to different groups by comparing the sociodemographic characteristics of the sample, and also a content analysis was also performed through an open question, to determine participants' perception regarding the effectiveness of the training offered by the organization. The multiple scales from the factorial analysis presented excellent reliability indexes and the correlations tested were significant among the variables proposed in the research model, with a strong correlation between psychosocial support and impact, moderate between psychosocial support and material, and weak between the impact and material support. Of these results, it can be concluded that there was a favorable impact in the work environment, so that the people who took the course in a mandatory way perceived greater impact than those who opted for it on an optional basis.
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LUCI DANTAS DE LIMA
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CLIMA ORGANIZACIONAL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : THIAGO FERREIRA DIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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FABIO RESENDE DE ARAUJO
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THIAGO FERREIRA DIAS
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Data: 16/02/2018
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O presente trabalho se propõe a estudar o Clima Organizacional na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), e seu objetivo geral consiste em analisar o clima organizacional a partir da percepção dos agentes públicos efetivos, cedidos e comissionados que compõem ALRN. A metodologia aplicada para atingir os objetivos delineados nesta investigação foi a pesquisa exploratório-descritiva e, quanto ao procedimento, trata-se de um estudo de caso. Utilizou-se a pesquisa quantitativa com aplicação de questionário semiestruturado, construído com base na revisão de literatura concernente ao tema do trabalho e, considerando a pesquisa de clima organizacional aplicada na Câmara dos Deputados por Saback (2011). A pesquisa foi norteada pelo estudo avaliativo das dimensões: Desenvolvimento profissional, Estilo de liderança, Relacionamento e comunicação no ambiente de trabalho, Identidade e compromisso com o trabalho e Cooperação e Sensibilidade no ambiente de trabalho. O resultado apontou a dimensão Desenvolvimento profissional com a menor pontuação no geral, muito embora, por vínculo, os servidores cedidos e comissionados tenham dado boas notas, os servidores efetivos não enxergam a possibilidade de se desenvolver profissionalmente e, a nota baixa atribuída por estes afetou negativamente tal dimensão. Contudo, os gestores devem atentar para essa questão, pelo fato de os servidores efetivos, em tese, serem permanentes no quadro funcional da ALRN, e que essa avaliação denota desmotivação e falta de perspectiva, portanto, desfavorável ao clima. No tocante ao comparativo entre a síntese apresentada no Quadro 11 e por vínculo no Quadro 12, confirma-se uma tendência no ranking, favorável ao clima organizacional, apontada pelos servidores comissionados e cedidos, em face dos efetivos. Porém, deve-se ressaltar que a dimensão Identidade e compromisso com o trabalho foi a mais bem avaliada, a exemplo da variável “Tenho disposição para assumir compromisso com o trabalho, independentemente de cobrança por parte da chefia”, onde os servidores demonstram disposição e compromisso com a instituição. Outro fator positivo que merece destaque, diz respeito ao relacionamento e comunicação, denotado pelo sentimento de harmonia na convivência entre os servidores, independentemente de vínculo, o que revela a forma respeitosa de lidar com a cultura da pluralidade de ideias, fator determinante numa casa política. Portanto, conforme extrato exposto, é perceptível que, entre as cinco dimensões estudadas, quatro delas indicam avaliações positivas ao clima, e por essa razão, conclui-se que após os dados serem apurados e analisados, tem-se como positivo o clima organizacional da ALRN.
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This paper seeks to study the Organizational Environment at the Rio Grande do Norte Legislative House-ALRN, and its general purpose consists in assessing the organizational environment based on the perception that the effective, yielded and commissioned civil servants of that institution develop together towards the ALRN. Exploratory-descriptive research was the methodological choice applied to reach the looked-for objectives. The research procedure is a case-study. On the other hand, quantitative research was applied side along a semi-structured questionnaire, following a review of the literature concerning the study and taking into account the organizational environment research (2011) that Saback applied at the ALRN. The guide-lines of the paper have approached the following items: Professional development; Relation and communication at the workplace; Work identity and commitment; and Workplace co-operation and sensibility. The final result highlighted the Professional development dimension as the one presenting the lowest punctuation in general. In view of their links, the commissioned and yielded civil servants gave good grades to this category; the stable civil servants, however, did not detect any sign of professional development in this dimension, and their low grade affected it negatively. In this regard, managers should try and assess this result, seen that effective civil servants are in thesis a stable staff at ALRN, so this assessment could mean lack of motivation and perspective in the workplace, what could be contraire to the environment. As what concerns a comparison between the summary available in Square 11 and the link-like one in Square 12, it confirms a rank trend favoring the organizational environment, highlighted by commissioned and yielded civil servants, in contrast with the stable staff. One should note, however, that the Identity and work commitment dimension was the best assessed, alike the variable “I am decided to play a responsible role in my work, regardless my boss’s exigencies”, as the workers showed disposition and commitment to the job. Another positive factor pointed out in the research concerns relation and communication, expressed by a harmonious conviviality among the staff’s members, irrespective to whatever link, showing a respectful way of managing the culture of plurality of ideas, determinant factor inside a politician house. Therefore, in accordance with the exposure, it is perceptible that among the five dimensions that have been studied, four of them indicate positive assessment of the environment. In this way, seeing the collected and analyzed data, it can be concluded that the organizational environment inside ALRN is positive.
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ANTÔNIO FABRÍCIO SOARES BISPO SANTOS SILVA
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ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: PROPOSTA DE MELHORIAS NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS ARACAJU
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Orientador : THIAGO FERREIRA DIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
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THIAGO FERREIRA DIAS
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Data: 16/02/2018
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O presente projeto de intervenção visa contribuir com propostas de melhorias no gerenciamento de materiais de consumo, do setor de almoxarifado do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Neste sentido, a administração pública deve buscar integrar e coordenar o fluxo logístico de material para um melhor e efetivo alcance no gerenciamento dos recursos públicos aplicados em custeio, onde o enfoque na cadeia de suprimento esteja voltado para impactos importantes na eficiência e de controle de gastos, na tentativa de maximizar os recursos investidos, melhorando o desempenho organizacional e reduzindo custos. Para isso, as ações propostas aqui buscaram envolver o aprimoramento de atividades de recebimento, armazenamento e distribuição de materiais, além da utilização de ferramentas gerenciais para classificação e reposição de materiais, inexistentes então no setor. Para atingir os objetivos, foram realizadas coletas de dados, através de entrevista de roteiro semi-estruturada, pesquisa documental e um grupo focal, onde os dados foram analisados por meio da técnica analise de conteúdo, sendo possível então, diagnosticar os problemas internos do setor e suas causas, e com base na teoria e estudos anteriores fundamentados neste projeto, propor um novo modelo com ações de melhorias viáveis de implementação em seus procedimentos, em razão do seu contexto organizacional e suas reais necessidades. Assim, este estudo de caso de caráter diagnóstico, caracterizou-se como uma pesquisa aplicada qualitativa e exploratória. Os resultados apontaram falhas nos procedimentos de receber (recepção, descarga, acolhimento e conferência), armazenar (estocagem e reposição) e distribuir (separação e expedição), onde as principais causas detectadas que produzem esses efeitos negativos nas atividades do setor de almoxarifado são provenientes da falta de espaço físico e estrutura, equipamentos, mão-de-obra e ferramentas de gestão. Pretende-se com o novo modelo proposto para o gerenciamento de materiais, viabilizar a implementação de métodos científicos no gerenciamento de estoque no setor, e mais ainda, ajustes nas atividades de recebimento, armazenamento e distribuição, para que garantam informações precisas e acuradas de estoque, como também proteção aos materiais e funcionários.
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The present intervention project aims to contribute with proposals of improvements in the management of consumables in the warehouse sector of the Federal Institute of Sergipe - Campus Aracaju. In this sense, the public administration must seek to integrate and coordinate the logistic flow of material for a better and effective management of public resources applied to costing, where the focus in the supply chain is turned to important impacts on efficiency and cost control, in an attempt to maximize the invested resources, improving organizational performance and reducing costs. Thus, the actions proposed here sought to improve the activities of receiving, storing and distribution of materials, as well as the use of management tools for classification and replacement of materials, which did not exist in the warehouse sector. To achieve the objectives, data were collected using a semi-structured script interview, documentary research and a focus group. The collected data were analyzed using the technique of content analysis in order to diagnose the internal problems of the sector and their causes and, based on theoretical contents and previous studies, propose a new model with improvement in the implementation of its procedures, due to its organizational context and its real needs. Thus, this diagnostic case study was characterized as a qualitative and exploratory applied research. The results pointed out failures in receiving (reception, unloading, admission and checking), storage (stocking and replenishment) and distribution (separation and dispatch) procedures, where the main causes the produce these negative effects in the activities of the warehouse sector come from the lack of physical space and structure, equipment, manpower and management tools. The new model for material management is proposed to enable the implementation of scientific methods in inventory management in the sector, and even more, to adjust the activities of receiving, storage and distribution, in order to guarantee precise and accurate inventory information, as well as the protection of materials and employees.
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MARCUS VINICIUS FERNANDES TERTO
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A POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: A INSERÇÃO DA REGIÃO DO TRAIRI/RN NA AGENDA GOVERNAMENTAL
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Orientador : KAIO CESAR FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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KAIO CESAR FERNANDES
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MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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DENISON MURILO DE OLIVEIRA
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Data: 19/02/2018
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Este trabalho teve o objetivo de analisar os fatores intervenientes no movimento de inserção da proposta de reabertura do Campus de Santa Cruz da UFRN na agenda governamental. O fechamento do Campus ocorreu na década de 1990 e sua reabertura na década de 2000, em resposta a uma solicitação popular. Por meio de um estudo de caso, pretendeu-se investigar os fatores envolvidos nas fases de definição do problema, formulação de alternativas, assim como os eventos da arena política. Para tanto, foi utilizado o Modelo de Fluxos Múltiplos, que colabora na compreensão sobre como os problemas, soluções e a política se relacionam no caso específico de uma proposta de expansão de vagas de ensino superior rumo ao interior. A pesquisa foi, então, do tipo explicativa, de abordagem qualitativa, com dados coletados por pesquisa documental e entrevistas. A análise foi procedida pela análise de conteúdo. Finalizado o trabalho, foi possível constatar a existência de uma crise nas Universidades Federais, a ocorrência, em 2003, de uma janela política na mudança de governo e um humor nacional favorável às políticas públicas progressistas na área da educação - os principais fatores que contribuíram para que o problema e a solução fossem anexados e inseridos na agenda governamental. Outros fatores que contribuíram nesse movimento foram as experiências pessoais dos atores envolvidos, as forças políticas organizadas e o fato de não existirem coalizões de oposição à proposta de reabertura do Campus. Ao final, concluiu-se que, o turnover no Governo Federal foi um elemento fundamental para a abertura de uma janela política que fez surgir um humor nacional favorável para o retorno do financiamento das políticas públicas. Além disso, identificou-se claramente no caso estudado os três fluxos abordados pelo modelo, delimitá-los, e constatar a interdependência entre eles.
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This work had the objective of analyzing the intervening factors in the movement of insertion of the proposal of reopening of the Campus of Santa Cruz of UFRN in the governmental agenda. Campus closure occurred in the 1990s and reopened in the 2000s in response to a popular request. Through a case study, it was intended to investigate the factors involved in the problem definition phases, formulation of alternatives, as well as the events of the political arena. In order to do so, the Multiple Streams Framework was used, which contributes to the understanding of how problems, solutions and politics are related in the specific case of a proposal for the expansion of higher education courses towards the municipalities of the interior of Brazil. The research was, therefore, of the explanatory type, of qualitative approach, with data collected by documentary research and interviews. The analysis was carried out by content analysis. Once the work was completed, it was possible to verify the existence of a crisis in the Federal Universities, the occurrence, in 2003, of a policy window on the change of government and a national mood favorable to progressive public policies in the area of education - the main factors that contributed to that the problem and the solution be annexed and inserted in the governmental agenda. Other factors that contributed to this movement were the personal experiences of the actors involved, the organized political forces and the fact that there were no coalitions opposing the proposal to reopen the Campus. In the end, it was concluded that, turnover in the Federal Government was a fundamental element for the opening of a political window that gave rise to a favorable national mood for the return of the financing of public policies. In addition, the three flows addressed by the model were clearly identified in the case studied, delimited, and interdependent.
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ISABELLE MARTINS TEOTONIO
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AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO ESTUDANTE DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
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Orientador : MARIA TERESA PIRES COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO ALVES FILHO
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JAMES BATISTA VIEIRA
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MARIA TERESA PIRES COSTA
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Data: 26/02/2018
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Os programas da assistência estudantil na área da saúde têm como objetivo a promoção e a prevenção da saúde, na perspectiva de reduzir a evasão, sendo importante avaliá-los para gerar informações que auxiliem, nas tomadas de decisões, os gestores e os técnicos envolvidos no processo de implementação. Esta pesquisa avaliou o Programa de Atenção à Saúde do Estudante da Política de Assistência Estudantil do IFPB em dois campi implantados da segunda fase do Plano de Expansão da RFEPCT, segundo o modelo de avaliação proposto por Draibe (2001) e a partir das competências do referido programa. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, predominantemente exploratória, os procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo a coleta de dados foi através de entrevistas, cujo instrumento foi um roteiro semiestruturado, realizadas com os implementadores do PASE e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Concluiu-se que a implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante de forma descentralizada, gera falta de uniformidade quanto a adoção de determinados procedimentos como o planejamento e o controle das ações executadas nos campi, que os implementadores não possuem domínio acerca do conhecimento PASE, e na percepção deles, os estudantes também não conhecem, o que está atrelado a falta de capacitação interna específica para os servidores atuarem no âmbito do Programa, e essas falhas no processo podem comprometer a finalidade do PASE. Concluiu-se também que o programa como de atendimento universal, desconsiderando a vulnerabilidade econômica como critério de participação como beneficiários das ações, que as competências do PASE são cumpridas em sua maioria, mesmo com a insuficiência de recursos humanos e inexistência de recursos específicos para a sua implementação, porém por não haver um plano com descrições de metas e resultados esperados, nem um monitoramento e avaliações internas sistematizados, não foi possível verificar se os resultados dessas ações condizem com os aqueles esperados, nem com os objetivos do Programa. Como sugestão foi proposto um roteiro com medidas a serem tomadas na implementação do PASE nos futuros campi que forem implantados no IFPB, ou, se a gestão entender oportuno, mediante a reformulação da Política e implantação do módulo saúde do SUAP, aplicarem as medidas como projeto-piloto.
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Student health assistance programs are aimed at health promotion and prevention with a view to reducing circumvention, and it is important to evaluate them in order to generate information that will help managers and technicians involved in decision making implementation process. This study evaluated the Program of Attention to Student Health of the IFPB Student Assistance Policy in two campuses implanted in the second phase of the Expansion Plan of the RFEPCT, according to the evaluation model proposed by Draibe (2001) and from the competences of the said program. For that, a qualitative, predominantly exploratory approach was used, the technical procedures were bibliographic research, documentary research and field research. In the field research the data collection was through interviews, whose instrument was a semi-structured script, carried out with the implementers of the PASE and the Pró-Rectory of Student Affairs of the IFPB. The technique used to analyze the data was the content analysis proposed by Bardin (2011). It was concluded that the implementation of the Program of Attention to Student Health in a decentralized way, generates a lack of uniformity in the adoption of certain procedures such as the planning and control of the actions performed in the campuses, that the implementers do not have control over the knowledge PASE , and in their perception, the students do not know either, which is related to the lack of specific internal training for the employees to work within the Program, and these failures in the process can compromise the purpose of the PASE. It was also concluded that the program as universal service, disregarding economic vulnerability as a criterion of participation as beneficiaries of actions, that PASE competencies are mostly fulfilled, even with insufficient human resources and lack of specific resources for the its implementation, but because there is no plan with descriptions of goals and expected results, nor monitoring and systematized internal evaluations, it was not possible to verify if the results of these actions are in line with those expected or with the objectives of the Program. As a suggestion, a roadmap was proposed with measures to be taken in the implementation of PASE in the future campuses that are implanted in the IFPB, or, if management deems it appropriate, through the reformulation of the Policy and implementation of the health module of the SUAP, to apply the measures as a project-pilot.
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KELPS DE OLIVEIRA LIMA
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MOBILIDADE URBANA NA GRANDE NATAL/RN: estudo a partir da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU)
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Orientador : RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
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MEMBROS DA BANCA :
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RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
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THIAGO FERREIRA DIAS
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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Data: 28/02/2018
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O objetivo deste trabalho consiste em analisar a gestão de transportes da Grande Natal/RN a partir das dimensões de mobilidade. Para tanto, utilizou-se, uma metodológica qualitativa, por meio de questionários estruturados a fim de se realizar uma apreensão do objeto de investigação com foco nas variáveis do modelo do Pentágono das Políticas Públicas em órgãos públicos municipais que compõem a Grande Natal/RN, além de pesquisa documental. Foram feitas entrevistas em profundidade com gestores e representantes de órgão ligados as secretarias municipais. Metodologicamente foi uma pesquisa de caráter descritiva com roteiro de entrevista semiestruturada tomando como base as seguintes categorias analíticas: os atores, as representações, as instituições, os processos e os resultados (LASCOUMES & LE GALÈS, 2012). Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e análise documental. Dentre os principais resultados, o estudo indicou que, para os informantes, o envolvimento de órgãos estadual, de suma importância para a implementação de articulação dos planos de mobilidade urbana. Ainda conforme os resultados verifica-se uma necessidade de gestão de uma série de interesses conflitantes dos atores envolvidos, tendo em vista que o poder público e o usuário têm objetivos de assegurar os princípios norteadores definidos para a prestação de serviços públicos em transportes, como: regularidade, funcionalidade, segurança, modicidade tarifária, o operador visa à lucratividade e o seu retorno do investimento, o que pode afetar diretamente na queda da qualidade do serviço se o sistema não for bem administrado (Rosa, 2013). Ainda uma análise de similitude, ferramenta disponibilizada pelo Iramuteq, proporcionou uma visão da proximidade dos vocábulos no corpus texto analisado, as palavras com mais destaque são as de maiores frequências, significando que quanto mais as palavras em destaque estiverem próximas mais relação elas têm, o que auxilia na análise realizada. Pretende-se com a criação desta monografia contribuir para a melhoria da mobilidade urbana através das variáveis do Pentágono das Políticas Públicas aplicados a partir da política nacional de mobilidade urbana (PNMU). Considerando que para o caso concreto a mensuração dos resultados só poderá ser utilizada para adoção de intervenção na Grande Natal, podendo ser expandida a pesquisa para elementos novos ou mesmo atualizar com o implemento de oitiva a outros agentes envolvidos ou mesmo a população. A conclusão principal da pesquisa, é que os resultados indicam mais fortemente uma tendência às categorias analíticas atores, representações, instituições e processos, em detrimento da categoria resultados quando tratadas à Luz de preceitos teóricos do modelo de Pentágono de Políticas Públicas.
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The objective of this work is to analyze the transport management of Grande Natal / RN from the dimensions of mobility. For that, a qualitative methodological was used, through structured questionnaires to carry out an apprehension of the object of investigation focusing on the variables of the Pentagon model of Public Policies in municipal public agencies that compose the metropolitan region of Natal / RN, besides documentary research. In-depth interviews were conducted with managers and representatives of agencies linked to municipal secretariats. Methodologically, it was a descriptive research with a semi-structured interview script based on the following analytical categories: actors, representations, institutions, processes and results (LASCOUMES and LE GALÈS, 2012). Data were analyzed through content analysis and documentary analysis. Among the main results, the study indicated that, for the informants, the involvement of state organs, of utmost importance for the implementation of articulation of urban mobility plans. Also according to the results there is a need to manage a series of conflicting interests of the actors involved, given that the public power and the user have objectives to ensure the guiding principles defined for the provision of public services in transportation, such as: regularity, functionality, security, tariff modality, the operator aims at profitability and its return on investment, which can directly affect the decline in quality of service if the system is not well managed (ROSA, 2013). Also, a similarity analysis, tool provided by Iramuteq, provided a view of the proximity of the words in the corpus text analyzed, the words with more prominence are those of higher frequencies, meaning that the more the highlighted words are closer the more relationship they have, the which assists in the analysis performed. The aim of this monograph is to contribute to the improvement of urban mobility through the Pentagon variables of Public Policies applied through the National Urban Mobility Policy (PNMU). Considering that for the concrete case the measurement of the results can only be used for adoption of intervention in the Great Natal, being able to be expanded the research for new elements or even to update with the implementation of auditory to other agents involved or even the population. The main conclusion of the research is that the results indicate more strongly a tendency to analytical categories actors, representations, institutions and processes, to the detriment of the category results when treated in the light of theoretical precepts of the Pentagon model of Public Policy.
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ALAN CASTILHO BEZERRA DA SILVA
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O PAPEL DO LEGISLATIVO NA DEFINIÇÃO DA AGENDA GOVERNAMENTAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA NA ASSEMBLEIA DO RN
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Orientador : FABIO RESENDE DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO RESENDE DE ARAUJO
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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MARIA TERESA PIRES COSTA
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Data: 01/03/2018
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O presente trabalho de dissertação versa sobre a importância do Papel do Legislativo na definição da Agenda governamental, com o objetivo de buscar compreender de que modo a produção legislativa dos Deputados Estaduais contribui para a formação da agenda governamental no Rio Grande do Norte. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O estudo se baseia no modelo de Múltiplos Fluxos (Multiple Streams Model) de Kingdom (2011), considerando suas categorias analíticas: Fluxos de problemas, Fluxos de Políticas ou Soluções, Fluxos Políticos e a Janela de Oportunidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas orientadas por questionário semiestruturado com deputados líderes e/ou vice-líderes de Bancadas e chefes de gabinetes, assim como foram feitos uso de 2082 proposições apresentadas no Parlamento Potiguar no ano de 2016. A verificação de dados se deu por meio de análise de conteúdo, preconizada por Bardin (1977). Os resultados apontaram para um contexto de multiplicidade de ações desenvolvidas nos Gabinetes Parlamentares, identificação de problemas, feedback, formulação e acompanhamento de proposição. Verificou-se, ainda, um desequilíbrio na produção legislativa por mesorregião e as dificuldades para análise de custos quando da formulação dos requerimentos. A pesquisa focou ainda no papel que o deputado desempenha como articulador na aprovação e no encaminhamento da proposição para inclusão na agenda. Cumpre frisar que o Parlamento ocupa posição privilegiada na arena de discussão do processo de construção da agenda pública e os parlamentares desenvolvem papéis relevantes para a consolidação dos direitos da sociedade.
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Mostrar Abstract
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The present dissertation deals with the importance of the role of the Legislative in the definition of the Government Agenda, with the objective of trying to understand how the legislative production of State Representatives contributes to the formation of the governmental agenda in Rio Grande do Norte. As for the methodological aspects, the research has a qualitative approach, it is a case study in the Legislative Assembly of Rio Grande do Norte. The study is based on Kingdom's Multiple Streams Model (2011), considering its analytical categories: Problem Flows, Policy Flows or Solutions, Political Flows, and the Opportunity Window. Data were collected through semi-structured questionnaire-based interviews with senior deputies and / or vice-leaders of Bancadas and heads of offices, as well as the use of 2082 proposals presented at the Potiguar Parliament in 2016. Data verification by means of content analysis, as advocated by Bardin (1977). The results pointed to a context of multiplicity of actions developed in the Parliamentary Offices, problem identification, feedback, formulation and proposal follow-up. There was also an imbalance in the legislative production by mesoregion and difficulties in cost analysis when formulating the requirements. The research also focused on the role that the deputy plays as an articulator in approving and submitting the proposal for inclusion on the agenda. It should be stressed that Parliament occupies a privileged position in the arena of discussion of the process of building the public agenda and parliamentarians play important roles in consolidating the rights of society.
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ALEXANDRE FILGUEIRA SOUSA E SILVA
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CONTRATAÇÕES PÚBLICAS DE BENS E SERVIÇOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : HIRONOBU SANO
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MEMBROS DA BANCA :
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HIRONOBU SANO
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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LILIA ASUCA SUMIYA
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Data: 01/03/2018
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A presente proposta de dissertação apresenta um trabalho que visa propor as melhores práticas do processo de contratações públicas de bens e serviços na busca pela eficiência e eficácia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Seguindo uma tendência internacional, a partir de 1980, mudanças substanciais ocorreram na prática da gestão pública. Nesse sentido, de acordo com os autores, na gestão de compras a oferta de lances efetuados pela gestão privada a fim de conquistar a venda do produto ou serviço através da maior vantagem ao Estado. Para compor esse processo licitatório, procedimento administrativo formal vinculado à administração pública direita ou indireta, onde se convida empresas interessadas (licitantes) a apresentarem propostas a fim de oferecerem bens e serviços, todos colaborando para formar a vontade contratual (CINTRA, 2006), precisa-se ter um norte de procedimentos que garantam a boa execução do trâmite e que assim possa averiguar quais são as melhores práticas de gestão de compras de bens e serviços que poderão garantir à administração um processo eficiente, eficaz e efetivo no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, esta pesquisa adotará a estratégia de estudo de caso “ao preocupar-se com processos e padrões investigados em uma única organização. ” (MILLER, 1991, p. 22). George e Bannett (2005) propõem o uso do estudo de caso como uma forma de desembaralhar o emaranhado de causalidade que cerca um determinado fenômeno pesquisado. A pesquisa desenvolvida será de natureza descritiva, que segundo Vieira (2002) e Malhotra (2001), objetiva conhecer e interpretar a realidade, por meio da observação, descrição, classificação e interpretação de fenômenos, sem nela interferir para modificá-la. Finalmente, o modelo de análise e interpretação dos dados será estruturado a partir da análise de conteúdo categorial de Bardin, (1977). Segundo Joia (2004, p. 128), a análise de conteúdo tem como objetivo “descrever uma situação com profundidade, buscando ilustrar e dar realismo a ela, pela maior quantidade de dados e informações coletadas. ” Pretende-se ainda com esta dissertação contribuir para a evolução dos estudos de compras no âmbito Legislativo, especialmente no Estado do Rio Grande do Norte, bem como impulsionar o conhecimento sobre as técnicas ou procedimentos, os entraves, efeitos e desafios que possivelmente possam confrontar no seu dia-a-dia na área de compras.
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Mostrar Abstract
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The present proposal of intervention presents a work that proposes to propose practices of the process of public contracting of goods and services of the Legislative Assembly of the State of Rio Grande do Norte, Brazil. Following an international trend, since 1980, substantial changes have occurred in the practice of public management. In this sense, according to the authors, in the management of purchases the bidding of private management to win the sale of the product or service by the greater advantage to the State. In order to compose this bidding process, a formal administrative procedure linked to the right or indirect public administration, where interested companies (bidders) are invited to submit proposals in order to offer goods and services, all collaborating to form contractual will (CINTRA, 2006). needs to have a set of procedures that guarantee the proper execution of the process and so that it can ascertain what are the improvements in the management of purchases of goods and services in the scope of the Legislative Assembly of the State of Rio Grande do Norte. Thus, this research will adopt the strategy of caring about processes and standards investigated in a single organization. (MILLER, 1991, p.22). George and Bannett (2005) propose the use of case study as a way to untangle the tangle of causality that surrounds a particular phenomenon under investigation. The research developed will be descriptive in nature, which according to Vieira (2002) and Malhotra (2001) aims to know and interpret reality, through observation, description, classification and interpretation of phenomena, without interfering in it to modify it. Finally, the data analysis and interpretation model will be structured from the categorical content analysis of Bardin, (1977). According to Joia (2004: 128), content analysis aims to "describe a situation with depth, seeking to illustrate and give realism to it, by the greater amount of data and information collected." This dissertation intends to contribute to the evolution of the studies of purchases in the Legislative scope, especially in the State of Rio Grande do Norte, as well as to promote the knowledge about the techniques or procedures, the obstacles, effects and challenges that they can possibly confront in their day-to-day in the area of shopping.
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KOLMAR KAFRAN FRANÇA DE VASCONCELOS
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Comunidades de prática para a gestão do conhecimento: uma proposta de intervenção no Instituto Federal da Paraíba
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Orientador : ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
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ANTONIO ALVES FILHO
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MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI
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Data: 01/03/2018
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Este trabalho procurou verificar a quem os servidores do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF), do campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), recorrem quando o cânone institucional – é dizer, os manuais, as normas, os procedimentos e treinamentos formalmente instituídos – se mostra insuficiente, inadequado ou inexistente para a formulação de soluções para os problemas enfrentados no dia a dia. Isso pois, o Planejamento Estratégico Decenal 2016-2025 institui entre suas ações a criação de comunidades de práticas e redes de conhecimento. Entretanto, a literatura aponta que essas estruturas organizacionais geralmente surgem de maneira informal quando o cânone já não dá conta de solucionar os problemas enfrentados. A literatura também aponta as comunidades de práticas como um meio de se fazer a gestão do conhecimento. Desde 2005, o IFPB tem tentado abordar a temática gestão do conhecimento, entretanto sem muito sucesso. Para a melhor compreensão dessas estruturas sociais, abordam-se, inicialmente, algumas características gerais e evolução do conceito de comunidades de práticas. A seguir, consideram-se as discussões teóricas envolvidas no uso de conceitos fundamentais para o entendimento do tema: os conceitos de comunidades de práticas e gestão do conhecimento. Também procurou-se abordar as considerações de especialistas sobre as classificações, especificidades e problemas envolvidos na criação e manutenção de comunidades de práticas. Com base nos aspectos teóricos foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada aplicada com os servidores do DOF a fim de se entender como os servidores se organizam quando não é possível contar com o cânone institucional. A análise dos dados, cotejando sistematicamente com o que traz a literatura, revela que os servidores do Departamento de Orçamento e Finanças encontram em algumas comunidades de práticas o auxílio necessário na formulação de soluções para os problemas enfrentados. Entretanto, a ausência de uma política de gestão do conhecimento mais ampla e com um maior grau de externalização e formalização dificulta a captura desse conhecimento não documentado. Ao final, se propõe intervenção a fim de se implementar um modelo de gestão do conhecimento que favoreça a inovação, o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento das comunidades de práticas, no Instituto Federal da Paraíba.
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Mostrar Abstract
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This work investigates to whom the government employees of the Departament of Budget and Finance, from João Pessoa campus, from Federal Institute of Paraíba (IFPB), appeals when the canonical – It means, the manuals, norms and training courses formally instituted – is insufficient, inadequate or non-existent to formulate solutions to the problems faced in the day to day. Thus, the Strategic Planning for 2016-2025 establishes among its actions the creation of communities of practices and knowledge networks. However, the literature points that these organizational structures usually emerge informally when the canonical can not solve the problems faced. Also, the literature points out that communities of practice are a practical way to frame the task of managing knowledge. Since 2005, the IFPB trys to develop itself in the subject of knowledge management, however without much success. For a better understanding of these social structures, some general characteristics and evolution of the concept of communities of practices are initially addressed. Following, are discussed the thoery about the fundamental concepts for understanding the themes: community of practice and knowledge management. It also brings to discussion the experts' considerations about the classifications, specificities, and problems involved in creating and maintaining communities of practice. Based on the theoretical aspects, a semi-structured interview script was applied with the DOF's employees in order to understand how these people works when the canonical is not available. The analysis of the data, comparing systematically with the literature, reveals that the employees of the Department of Budget and Finance finds in some communities of practice the help to formulate the solutions to the problems faced. However, the absence of a broader knowledge management practice with a greater degree of externalization and formalization makes it difficult to capture this undocumented knowledge. Thus, it is proposed the implementation of a knowledge management model that favors innovation, the sharing of ideas and the development of communities of practice, in the Federal Institute of Paraíba.
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LUCIANA DE MEDEIROS OLIVEIRA
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AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NA MODALIDADE COMPRA INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
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MEMBROS DA BANCA :
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PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
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PAULO RICARDO DA COSTA REIS
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WASHINGTON JOSE DE SOUSA
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Data: 01/03/2018
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A presente dissertação avaliou o processo de implementação do modelo de Compras Institucionais do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), utilizando o Protocolo 5C de Brynard, que se utiliza de cinco variáveis (conteúdo, contexto, comprometimento, capacidade e clientes) para avaliar a implementação de políticas públicas. Para o percurso metodológico foi adotada uma pesquisa avaliativa de implementação, com abordagem descritiva analítica. Trata-se de um estudo de caso na UFRN, onde foram aplicadas entrevistas com roteiros semiestruturados e observação participante, além da pesquisa documental. Os resultados encontrados mostraram que o modelo de implementação do PAA na modalidade compras institucionais na UFRN não contou com modelo pré-concebido, tendo sido formulado à medida que os implementadores se reuniam para discussão do processo. O contexto histórico foi um ponto que trouxe algumas dificuldades à execução do programa, visto ter sido um momento conturbado na esfera econômica e política do país. Enquanto isso, o comprometimento dos implementadores e a capacidade administrativa da UFRN foram os pontos fortes da implementação, contribuindo com a efetivação da política. Ademais, também se tem que o PAA-CI da UFRN trouxe resultados positivos tanto aos agricultores familiares quanto a própria instituição. Ao final fazem-se recomendações para o refinamento do modelo de compras institucionais adotado pela UFRN para o aprimoramento das duas próximas chamadas.
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Mostrar Abstract
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This dissertation evaluated the process of implementing the institutional purchasing model of the Food Acquisition Program (PAA) by the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), using the Brynard protocol 5c, which uses five variables (content, context, commitment, capacity, and customers) to evaluate the implementation of public policies. For the methodological course a research evaluation of implementation was adopted, with analytical descriptive approach. It is a case study in UFRN, where interviews were applied with a multistructured itinerary and participant observation, in addition to the documentary research. The results found showed that the implementation model of the PAA in the institutional purchases modality in UFRN did not count with pre model, having been formulated as the implementers met for discussion of the process. The historical context was a point that brought some difficulties to the implementation of the programme, since it was a troubled moment in the economic and political sphere of the country. Meanwhile, the commitment of the implementers and the administrative capacity of UFRN were the strengths of the implementation, contributing to the effective policy. Furthermore, the PAA-CI of UFRN has also brought positive results to both family farmers and the institution itself. At the end, recommendations are made for the refinement of the institutional purchasing model adopted by UFRN for the improvement of the next two calls.
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SILVAN FREIRE DA CUNHA
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LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS: CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE GESTÃO PARA AS COMPRAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO IFPB – CAMPUS CAMPINA GRANDE
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Orientador : MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO ALVES FILHO
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JAMES BATISTA VIEIRA
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MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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Data: 01/03/2018
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Mostrar Resumo
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A proposta de intervenção objetiva construir um modelo de compras para o IFPB – Campus Campina Grande, em consonância com a legislação ambiental vigente e com os pressupostos da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Para construir um modelo de licitações sustentáveis adequado à realidade do IFPB – Campus Campina Grande, avaliou-se uma série de modelos implementados por órgãos e instituições públicas federais e outros sugeridos por associações dedicadas à temática, além de uma ampla pesquisa na legislação federal que trata de licitações sustentáveis. Além disso, foram realizadas entrevistas com os diretores, chefes de departamento, servidores do setor de licitações da instituição e os principais coordenadores demandantes dos grupos de materiais mais solicitados, para verificar se há respaldo por parte da gestão para implementação das modificações propostas. Como resultados, foram propostos a inclusão de critérios de sustentabilidade nos processos licitatórios de aquisição de bens, alterações nos editais licitatórios para adaptá-los à legislação ambiental, normas de implementação e métodos de avaliação dos resultados a serem alcançados para que as correções necessárias sejam incrementadas. As entrevistas apontaram que os participantes são favoráveis e estão dispostos a implementar as alterações sugeridas, porém, é necessário superar algumas barreiras como a falta de pessoal capacitado, a inércia e falta de incentivo da gestão, ausência de um processo de comunicação, relutância de alguns atores envolvidos, escassez de mercado, dentre outras.
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The intervention proposal aims to build a shopping model for the IFPB - Campus Campina Grande, in accordance with the current environmental legislation and the assumptions of sustainability and protection of the environment. To build a sustainable bidding model appropriate to the IFPB Campus Campina Grande reality, it was evaluated a series of models implemented by federal and other public bodies and institutions suggested by associations dedicated to the theme, as well as an extensive research in federal legislation that deals with sustainable biddings. In addition, interviews were conducted with the directors, department heads, bidding servers of the institution and the main requesting coordinators of the most requested groups of materials, to verify if there is support by the management to implement the proposed modifications. As results, it was proposed to include sustainability criteria in bidding processes for the acquisition of material goods, amendments in the bidding documents to adapt them to environmental legislation, implementation and evaluation methods of the results to be achieved so that the corrections are improved Interviews indicate that participants are favorable and they are willing to implement the suggested changes, however, it is necessary to overcome some barriers, such as the lack of trained personnel, inertia and lack of management incentive, absence of a communication process, reluctance of some actors involved, market scarcity, among others.
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UBALDINO GONÇALVES SOUTO MAIOR FILHO
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TRANSPARÊNCIA NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS: um estudo de caso no Instituto Federal da Paraíba - Campus Campina Grande
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Orientador : FABIO RESENDE DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO RESENDE DE ARAUJO
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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Data: 01/03/2018
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O estudo trata da transparência pública nas aquisições e contratações governamentais, traçando um caminhar evolutivo ao longo da história das compras públicas e sua relação com a história da administração pública brasileira até a “onda” transformadora de caráter institucional da Nova Gestão Pública, evidenciando o papel fundamental que as tecnologias de informação e comunicação exercem no atendimento das necessidades da sociedade. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a transparência pública nas aquisições e contratações por Sistema de Registro de Preços no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Campina Grande. A metodologia fez uso do modelo de Cappelli (2009) para transparência em processos organizacionais e as categorias de análise foram acessibilidade, usabilidade, informativo, entendimento e auditabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quanto ao tipo de pesquisa se caracterizou como um estudo de caso. Quanto à natureza, o estudo foi uma pesquisa aplicada e quanto aos objetivos, a pesquisa foi descritiva e exploratória. A coleta de dados utilizou entrevistas de roteiros semiestruturadas, com servidores envolvidos nas compras institucionais do IFPB – Campus Campina Grande, cujo tratamento dos dados empregou estatísticas descritivas e análise de conteúdo. Por fim, o estudo revelou que as aquisições e contratações por SRP no IFPB – Campus Campina Grande podem ser aperfeiçoadas, quanto à sua transparência, e apontou dificuldades institucionais a serem superadas como: a falta de capacitação dos servidores no uso dos sistemas tecnológicos, impasses administrativos e a inércia da direção institucional na priorização da implementação da Lei de Acesso à Informação. A pretensão é que o estudo possa contribuir com a área de compras públicas, mas, principalmente, com a produção científica acerca da Transparência Pública no Sistema de Registro de Preço e com a Gestão Pública haja vista a necessidade de posições cada vez mais diligentes no trato dos recursos públicos.
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Mostrar Abstract
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The study deals with public transparency in government procurement and contracting, tracing an evolutionary path throughout the history of public procurement and its relationship with the history of the Brazilian public administration to the transforming "wave" of institutional character of the New Public Management, evidencing the role information and communication technologies in order to meet the needs of society. The objective of the present research was to evaluate the public transparency in the acquisition and contracting by Price Registration System at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba - Campina Grande Campus. The methodology used the Cappelli model (2009) for transparency in organizational processes and the categories of analysis were accessibility, usability, information, understanding and auditing. The research adopted a qualitative approach and the type of research was characterized as a case study. As for nature, the study was an applied research and as regards the objectives, the research was descriptive and exploratory. The data collection used interviews of semi - structured scripts, with servers involved in the institutional purchases of IFPB - Campina Grande Campus, whose data treatment employed descriptive statistics and content analysis. Finally, the study revealed that the acquisitions and contracting by SRP at Campus Campina Grande IFPB can be improved in terms of transparency and pointed to institutional difficulties to be overcome such as: the lack of capacity of the servers in the use of technological systems, impasses and the inertia of the institutional direction in prioritizing the implementation of the Law on Access to Information. The intention is that the study can contribute to the area of public procurement, but mainly to the scientific production about Public Transparency in the Price Registration System and Public Management, given the need for increasingly diligent positions in the treatment of public resources.
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ADRIANA SODRÉ DÓRIA
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GESTÃO DAS COMPRAS DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: UMA PROPOSTA DE CENTRALIZAÇÃO
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Orientador : MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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MEMBROS DA BANCA :
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HIRONOBU SANO
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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Data: 01/03/2018
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Mostrar Resumo
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Este projeto de intervenção tem por objetivo propor um modelo de gestão de compras públicas centralizado para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito da Reitoria e do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, na expectativa de que esse modelo, uma vez implementado, venha a aperfeiçoar o processo de compras e eliminar os problemas existentes nessa área. Baseando-se na literatura sobre compras públicas, com ênfase para o pregão e o procedimento de registro de preços, além de uma abordagem de centralização do processo de compras governamentais, realizou-se pesquisa aplicada e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. Utilizando-se a estratégia do estudo de caso, o trabalho foi desenvolvido em duas etapas: o diagnóstico do modelo de compras do IFS e a proposta de um modelo que se adequasse às suas necessidades, conduzindo-o para a centralização. Para tanto, identificou os bens e serviços comuns que atendem às necessidades da Reitoria e do Campus Aracaju, concomitantemente, e suas especificações; analisou a adequação da estrutura organizacional vigente para realização das compras centralizadas; definiu etapas processuais para a implementação do modelo centralizado de compras. O novo modelo proposto irá melhorar o nível de governança em contratações do IFS aprimorando os processos de compras. E isso poderá ser concretizado quando houver integração entre o setor de compras e o corpo estratégico da instituição, de modo que a área de compras participe do planejamento estratégico. A definição de objetivos estratégicos relacionados às compras irá alinhar os processos de compras com a missão e a visão do Instituto Federal de Sergipe.
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Mostrar Abstract
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This intervention project aims to propose a centralized public procurement management model for the acquisition of common goods and services in the scope of Rectory and the Aracaju Campus of the Federal Institute of Sergipe - IFS, with the expectation that this model, once implemented, will improve the purchasing process and eliminate existing problems in this area. Based on the literature about public procurement, with emphasis on trading floor and price registration procedure, in addition to a centralized approach to the government procurement process, applied and exploratory research was developed, with a quantitative-qualitative approach. By using the strategy of the case study, this work was carried out in two stages: IFS procurement model diagnosis and the proposal of a model that suits its needs, leading to centralization. In order to achieve it, the work identified common goods and services that meet the needs of the Rectory and Aracaju Campus, concurrently, and their specifications; analyzed the suitability of the current organizational structure for centralized purchasing; defined procedural steps for the centralized purchasing model accomplishment. The proposed new model will improve the level of governance in IFS hiring by improving procurement processes. And this can be accomplished when there is integration between the purchasing sector and the strategic body of the institution, so that the purchasing area participates in strategic planning. The definition of strategic objectives related to purchases will align the purchasing processes with the mission and vision of the Federal Institute of Sergipe.
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JOSÉ MARIA DA SILVA JUNIOR
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A GESTÃO DE CONTROLE INTERNO ADMINISTRATIVO NO INCRA-RN, UMA AVALIAÇÃO BASEADA NO MÉTODO COSO I.
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Orientador : PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
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MEMBROS DA BANCA :
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HIRONOBU SANO
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PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
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PAULO RICARDO DA COSTA REIS
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Data: 02/03/2018
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Essa dissertação avalia a Gestão de Controle Interno Administrativo da Superintendência Regional do INCRA no estado do Rio Grande do Norte, baseado no método COSO I, na percepção dos gestores. Para tanto, descreve o ambiente de controle interno da Superintendência Regional do INCRA; identifica os procedimentos adotados pela Superintendência para gerenciar e avaliar os riscos; verifica as atividades de controle estabelecidas por meio de políticas e procedimentos para a mitigação de riscos; descreve o processo de comunicação e informações de apoio ao funcionamento do controle interno; e identifica as atividades de monitoramento de riscos realizadas pela Superintendência. Baseando-se na literatura sobre controle interno na Administração Pública e sobre avaliação da gestão de controle interno administrativo, onde é desenvolvido um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Metodologicamente, adota como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utiliza de entrevistas e pesquisa documental como técnicas de coleta de dados. Após análise dos dados, por meio do método de análise descritivo-avaliativo, foram propostos melhorias na Gestão do Controle Interno Administrativo do INCRA/RN, tais como: a criação de planejamento estratégico, reposição do efetivo; criação de plano de capacitação de servidores; formalização e normatização dos procedimentos de controle e gestão de risco; criação de Setor de Controle Interno; Criação de Política Institucional direcionada ao Controle Interno; Criação de Setor de Comunicação no INCRA/RN, dentre outras proposições. Conclui-se assim, que o Controle Interno Administrativo no INCRA/RN ocorre de forma descentralizada no âmbito das divisões, porém carece ser formalmente instituído através de um Setor especifico com o objetivo de atuar de forma mais contínua em toda organização, inclusive sendo avaliado de forma regular. Neste sentido, é preciso envolver todos os membros da autarquia, com o desenvolvimento de uma Política Institucional direcionada para o fortalecimento das atividades de Controle Interno.
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This dissertation evaluates the Management of Internal Administrative Control of the Regional Superintendence of INCRA in the state of Rio Grande do Norte, based on the COSO I method, in the perception of the managers. To do so, it describes the internal control environment of the INCRA Regional Superintendence; identifies the procedures adopted by the Superintendency to manage and evaluate risks; verifies the control activities established through policies and procedures to mitigate risks; describes the communication process and information to support the operation of internal control; and identifies the risk monitoring activities carried out by the Superintendency. Based on the literature on internal control in the Public Administration and on the evaluation of management of internal administrative control, where an exploratory-descriptive study with a qualitative approach is developed. Methodologically, it adopts as a research strategy the case study and uses interviews and documentary research as techniques of data collection. After analyzing the data, through the descriptive-evaluative analysis method, improvements were proposed in the Management of the Internal Administrative Control of INCRA / RN, such as: creation of strategic planning, replenishment of staff; creation of a server training plan; formalization and standardization of risk control and management procedures; creation of Internal Control Sector; Creation of Institutional Policy directed to Internal Control; Creation of Communication Sector in INCRA / RN, among other propositions. It is concluded that Internal Administrative Control in INCRA / RN occurs in a decentralized manner within the scope of the divisions, but it needs to be formally instituted through a specific Sector with the objective of acting more continuously in every organization, including being evaluated way. In this sense, it is necessary to involve all the members of the municipality, with the development of an Institutional Policy directed towards the strengthening of Internal Control activities.
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CELITA MENEZES PESSOA
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CULTURA ORGANIZACIONAL E CONDIÇÕES DE TRABALHO: IMPACTOS DA CONTRATUALIZAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO COM A EBSERH
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Orientador : MARIA TERESA PIRES COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CATARINA DA SILVA SOUZA
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FABIO RESENDE DE ARAUJO
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MARIA TERESA PIRES COSTA
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Data: 26/04/2018
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A cultura organizacional é um conceito essencial à construção das estruturas organizacionais que se reflete em seus organogramas, é a base da organização. A força de uma cultura está em legitimar as crenças e os valores compartilhados entre os membros de uma organização. Condições de trabalho é construto que retrata um conjunto de situações em que se desenvolvem as atividades laborais, incidindo expressivamente tanto na experiência do trabalho como na dinâmica das relações no contexto em que o trabalhador opera. O presente estudo questiona como a cultura organizacional e as condições de trabalho se relacionam e tem como objetivo avaliar se a cultura organizacional e as condições de trabalho foram impactadas após a contratualização de um Hospital Universitário com a EBSERH. Dada a importância do trabalho hospitalar para a sociedade, e deste ato laboral para atender as expectativas de uma assistência à saúde de qualidade, esta pesquisa justifica-se pela contribuição teórica e empírica que pode agregar aos estudos sobre condições de trabalho e cultura em hospitais. Do ponto de vista da contribuição prática para a gestão pública, os subsídios gerados pela compreensão da cultura organizacional e sua relação com as condições de trabalho no hospital em estudo pode contribuir para o aperfeiçoamento dos processos gerenciais e do comportamento organizacional nos hospitais contratualizados com a EBSERH e naqueles que ainda serão cedidos para gestão por aquela empresa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, sendo realizada análise de conteúdo segundo o proposto por Bardin (1999), caracterizando-se ainda como um estudo de caso. E como participantes do estudo os profissionais de enfermagem que exercem suas atividades neste contexto e tem vínculo formal de trabalho com a UFRN. Como principais resultados encontrou-se que a mudança cultural impactou nas condições de trabalho o que foi percebido pelos participantes da pesquisa. Apresenta-se como produto para que esta dissertação possa ter aplicabilidade prática um Roteiro Orientativo para a Gestão da Mudança Cultural e das Condições de Trabalho Após a Contratualização o qual sugere-se que seja adotado pela EBSERH quando assunção da gestão de novas unidades hospitalares como filiais da empresa.
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Organizational culture is an essential concept for the construction of the organizational structures that is reflected in its organizational charts, it is the base of the organization. The strength of a culture is to legitimize shared beliefs and values among members of an organization. Working conditions is a construct that portrays a set of situations in which work activities are developed, expressively affecting both the work experience and the dynamics of the relationships in the context in which the worker operates. The present study questions how the organizational culture and working conditions are related and aims to evaluate if the organizational culture and the working conditions were impacted after the contracting of a University Hospital with the EBSERH. Given the importance of hospital work for society, and this work to meet the expectations of quality health care, this research is justified by the theoretical and empirical contribution that can add to the studies on working conditions and culture in hospitals. From the point of view of the practical contribution to public management, the subsidies generated by the understanding of the organizational culture and its relation with the working conditions in the hospital under study can contribute to the improvement of managerial processes and organizational behavior in hospitals contracted with EBSERH and those that will still be assigned to management by that company. This is an exploratory and descriptive qualitative research, and content analysis was carried out according to the one proposed by Bardin (1999), characterizing itself as a case study. And as participants of the study, the nursing professionals who carry out their activities in this context and have a formal working relationship with UFRN. As main results it was found that the cultural change impacted on the working conditions, which was perceived by the participants of the research. It is presented as a product so that this dissertation may have practical applicability an Orientation Roadmap for the Management of Cultural Change and Working Conditions After the Contract, which is suggested to be adopted by EBSERH when assuming the management of new hospital units as branches from the company.
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AUGUSTO CÉSAR MACÊDO BRANDÃO DE ARAÚJO
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O PAPEL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE COM A POLÍTICA PÚBLICA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO:ANÁLISE DA COMISSÃO ESPECIAL DE SISTEMA PRISIONAL
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Orientador : ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
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ANTONIO ALVES FILHO
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CATARINA DA SILVA SOUZA
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Data: 22/05/2018
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A ponta do iceberg da crise no sistema penitenciário dos últimos anos tem sido a superlotação dos presídios, deixando um rastro de rebeliões, mortes, fugas e imagens de insalubridade no ambiente carcerário. A superlotação é alimentada pela falta de recuperação dos egressos e pelo crescimento da criminalidade aliados à incapacidade do Estado em investir no suprimento de novas vagas ou de condições adequadas de ressocialização dos presidiários. Este trabalho resgata a discussão do problema no Poder Legislativo, em âmbito estadual. Diante do papel do protagonismo da Assembleia Legislativa, como poder constituído, na elaboração de políticas públicas, a presente pesquisa busca avaliar os trabalhos da Comissão Especial de Sistema Prisional, constituída em âmbito da Assembleia Legislativa, para o aprimoramento da política pública supracitada, sob a perspectiva subjetiva dos parlamentares, partícipes da referida Comissão. Para tanto, optou-se por metodologia qualitativa, fazendo uso de técnicas de estudo de caso, observação e de análise documental, no período de janeiro a dezembro de 2017, para coleta de dados, e de análise de conteúdo e de aplicação da ferramenta SWOT, a fim de análise. Nos resultados, constatou-se um impacto político-partidário dos debates sobre os pontos fortes e fracos dos trabalhos desenvolvidos. Em um viés crítico, observou-se a ausência de efetividade quanto ao cumprimento dos objetivos, chegando-se a resultados inconclusivos e não publicados documentalmente.
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The tip of the iceberg of the crisis in the penitentiary system of recent years has been overcrowding of prisons leaving a trail of rebellions, deaths, fugues and images of unhealthy prison conditions. The overcrowding is fueled by the lack of recovery of the graduates and by the growth of crime combined with the inability of the State to invest in the supply of new vacancies or adequate conditions of resocialization of prisoners. This research rescues the discussion of the problem in the Legislative Branch, at state level. In view of the role played by the Legislative Assembly as a constituent power in the elaboration of public policies, the present work seeks to evaluate the work of the Special Commission on Prison System, constituted within the scope of the Legislative Assembly, to improve the above public policy, under the perspective of parliamentarians, participants in this Commission. In order to do so, it opted for a qualitative methodology, making use of case study, observation and document analysis techniques from January to December 2017 for data collection, content analysis and application of the SWOT tool. Of analysis. In the results, there was a political-partisan impact of the debates on the strengths and weaknesses of the work developed. In a critical bias, it was observed the lack of effectiveness regarding the accomplishment of the objectives, arriving at results inconclusive and not published documentary,
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DANIELLE CRISTINA RODRIGUES MARQUES
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MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR PÚBLICO: UMA PROPOSTA PARA OS PROCESSOS DE AQUISIÇÕES DE MATERIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – CAMPUS DE PRINCESA ISABEL
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Orientador : MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO CAMPELO MEDEIROS
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MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
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MARIA TERESA PIRES COSTA
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Data: 24/05/2018
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O presente trabalho busca realizar o mapeamento dos processos de compras realizadas no âmbito do IFPB – Campus de Princesa Isabel de modo padronizar rotinas administrativas, tentar identificar melhorias, e possibilitar o conhecimento holístico do processo pelos sujeitos internos envolvidos. O mapeamento de processo consiste em identificar como os processos são realizados, representando graficamente as atividades e a responsabilidade na execução dos mesmos, possibilitando que as organizações conheçam, desenvolvam e aperfeiçoem suas rotinas de trabalho, com alcance dos resultados pretendidos, com otimização do tempo, minimização de falhas, identificação e eliminação de gargalos. Essa ferramenta proporciona ainda a visão geral do processo, tornando públicas todas as atividades desenvolvidas na organização. Para representar graficamente o processo mapeado será utilizada a notação Business Process Management Notation (BPMN) que consiste numa notação amplamente aceita para modelagem de processos, sendo inclusive padrão utilizado pelo Governo Federal no Guia de Gestão de Processos do Gespública. A presente pesquisa possui natureza exploratória, aplicada e descritiva, mediante a utilização da abordagem qualitativa, caracterizando-se ainda como um estudo de caso. Para coleta de dados serão realizadas entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado, além de grupo focal, com servidores lotados em cinco coordenações administrativas. Por fim, será apresentada um plano de recomendações para melhoria do processo e um modelo oficial de procedimentos e fluxos a fim de institucionalizar o mapeamento dos processos de aquisições no âmbito do IFPB-Campus de Princesa Isabel.
Mapeamento de Processos, Compras Públicas, Business Process Management Notation (BPMN).
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The present study analyzes, from the mapping, the processes of material acquisitions of the Federal Institute of Paraíba - Campus de Princesa Isabel, in order to present a proposal of intervention that allows improvements to the process. Process mapping consists of identifying how the processes are performed, graphically representing the activities and the responsibility in the execution of the processes. It also enables organizations to know, develop and improve their work routines, achieving the desired results, with optimization of time, minimization of failures, identification and elimination of bottlenecks. This tool also provides an overview of the process, making public all the activities developed in the organization. To represent graphically the mapped process was used the notation Business Process Management Notation (BPMN) which is a widely accepted notation for process modeling, and is even used by the Federal Government in the Gespública Process Management Guide. The present research has a descriptive and applied nature, using the qualitative approach, characterizing itself as a case study. For data collection, individual interviews were conducted with a semi-structured script, as well as a focus group, with servers filled in five administrative coordinations. From the analysis of the current situation of the process (As Is), the main problems were identified, suggesting improvement actions and the redesign of the process (To Be).
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GEORGE PEREIRA DE AZEVEDO MAIA
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TRANSPARÊNCIA LEGISLATIVA: ANÁLISE DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : HIRONOBU SANO
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MEMBROS DA BANCA :
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HIRONOBU SANO
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MARCO AURÉLIO MARQUES FERREIRA
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MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
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Data: 05/09/2018
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A Assembleia Legislativa a partir da modernização da gestão adotou novos mecanismos de transparência dos seus atos. O Objetivo dessa pesquisa foi analisar as ações do Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Para atingir este objetivo, este estudo de caso interpreta a transparência do portal por meio das dimensões propostas pelo autor tendo como referencial o modelo proposto pelo Senado Federal em seu Índice de Transparência do Poder Legislativo. A partir do estudo comparativo com assembleias legislativas estaduais com população e índice IDH equivalente aos do estado do Rio Grande do Norte, esta pesquisa observou uma equiparação nos resultados obtidos a partir da coleta de dados. Foi observado as lacunas a serem melhoradas no portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte a fim de melhorar os mecanismos de transparência e accountability.
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The Legislative Assembly from the modernization of the management adopted new mechanisms of transparency of its acts. The objective of this research was to analyze the actions of the Transparency Portal of the Legislative Assembly of Rio Grande do Norte. In order to achieve this objective, this case study interprets the transparency of the portal through the dimensions proposed by the author based on the model proposed by the Federal Senate in its Transparency Index of the Legislative Branch. Based on the comparative study with state legislative assemblies with a population and IDH index equivalent to those in the state of Rio Grande do Norte, this research observed a similarity in the results obtained from the data collection.
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