Apresentação

O Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (recomendado pela CAPES em 2009, Of. nº 82-21/2009/CTC/CAAIV/CGAA/DAV, Conceito 4 na Área Interdisciplinar, Câmara Temática Ambiente e Agrárias), foi concebido no formato de Associação ampla em Rede através da integração das competências de sete IES públicas nordestinas (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS e UESC) que integram os Mestrados em Desenvolvimento e Meio Ambiente, autodenominados conjuntamente de Rede PRODEMA, que há mais de vinte anos qualifica recursos humanos em nível de Mestrado interdisciplinar na Região Nordeste (embora sejam avaliados individualmente pela CAPES). O que configura esses mestrados como Rede é que todos contêm disciplinas obrigatórias em comum (Tronco Comum), incluindo Seminários Integradores interinstitucionais anuais dos quais todas as IES do PRODEMA participam.


Na perspectiva de constituir de fato uma Rede interdisciplinar, interinstitucional e intra-regional, a partir da longa experiência adquirida nos Mestrados, os docentes mais produtivos destes Cursos em cada uma das sete IES supramencionadas, atualmente, integram o Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação ampla em Rede. Este contempla uma Área de Concentração, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE, e 2 Linhas de Pesquisa:  (i) Planejamento e Gestão de Zonas Semiáridas Ecossistemas Limítrofes; (ii) Ordenamento Territorial e Gestão de Conflitos nos Ambientes Costeiros. Em 2011, com a criação da Área de Ciências Ambientais, o Curso de Doutorado migrou para esta Área.

 

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO

Disciplinas: 48 créditos

Tese: 12 créditos

PERIODICIDADE DE SELEÇÃO: anual


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - CIBELE SOARES PONTES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - VIVIANE SOUZA DO AMARAL

    Telefone/Ramal: 84 9193-6219

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: coordgeral.ddma.ufrn@gmail.com

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao