EAJ

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Notícias

Empresa júnior do curso de Engenharia Agronômica da EAJ irá proporcionar formação sobre empreendedorismo para pequenos produtores rurais
24/03/2021 12:32

A AgroMais realizará cursosobre os princípios do empreendedorismo para produtores rurais da cidade deTenente Laurentino Cruz, a fim de contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento daagriculturafamiliardoRN

PorRamonSoares

A agricultura familiar é uma das principais colunas do agronegócio brasileiro e, apesar demuitaspessoasdesconhecerem,éresponsávelpelaproduçãodecercade 70% dosalimentosconsumidosnopaís.NoRioGrandedoNorte (RN),aproduçãoéaindamaisacentuada, considerando os gigantescos espaços produtivos existentes por toda a extensão estadual. Embora possua bons números de produção e tenha uma imensa capacidadeprodutiva, a agricultura familiar enfrenta desafios no seu desenvolvimento, como a falta deassistência técnica adequada, a insuficiência de recursos e investimentos financeiros, e afaltadeumapolíticaagrícolacompetentequeatueemsuasdemandas.

Visando o potencial produtivo da agricultura familiar do estado, o projeto Promovendo oEmpreendedorismo Rural na Agricultura Familiar Potiguar: Traçando rotas e consolidandofuturos, proporcionado pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), criado e planejadoparaoanode2021,temcomoobjetivo o fortalecimento da agricultura familiar do RNatravés de um curso sobre os princípios do empreendedorismo rural. O curso será realizado para pequenos produtores rurais da cidade de Tenente Laurentino Cruz, e surge como umaboa oportunidade para uma rica troca de ensinamentos entre todos os produtores, alunos eprofissionais envolvidos. Além disso, o projeto contará com a participação da AgroMais(@agromaisconsul), empresa júnior do curso de Engenharia Agronômica da EAJ-UFRN, em suaelaboraçãoerealização.

CoordenadopeloprofessorSérgioMarquesJúnior,oprojetoestáprogramadoparaacontecer durante o ano todo, com protagonismo e atuação principal por parte dos alunosresponsáveis pela empresa júnior. Débora Cândido, 21, atual presidente da AgroMais eestudante do 9° período do curso de Engenharia Agronômica, revelou que as expectativasda equipe realmente estão altíssimas para o início do curso. “As expectativas são asmaiorespossíveis!Esseprojetoveiocomo uma esperança de termos um impulso inicialparaodesenvolvimentodonossotrabalhoedanossaempresa”,comenta.

Os membros da AgroMais elaboraram todos os conteúdos que serão ensinados no curso eos dividiram em 10 módulos. Os módulos serão executados mensalmente e, a princípio,cadaumcontarácomaproximadamenteduashorasdeexecução.Alémdisso,osintegrantes da empresa júnior também receberão um treinamento exclusivo no módulo 1, no qualserãopreparadosparatornarem-seinstrutoresdefinitivosdocurso.Apesardeprecisarem passar pelo treinamento do primeiro módulo, o coordenador do projeto afirmaque os componentes da AgroMais estão empenhados e já se organizam para uma boarealização do curso. “Os integrantes da empresa têm realizado reuniões frequentes para oencaminhamentodoprojeto,conformeocronogramadasatividadespropostas”,revela.

Osprodutoresruraisqueparticiparemdocursopoderãoestudardiversosmódulos,específicos e gerais, sobre empreendedorismo rural. No módulo 4, por exemplo, intitulado“Gestão Financeira de Empresas Rurais”, serão abordados conceitos e técnicas de gestãocontábilefinanceiradeempresasrurais.Nomódulo6,denominado“MarketingeComercialização de Produtos Rurais”, por outro lado, os participantes terão a oportunidadedeestudarasnoçõesbásicasdecomercializaçãoagrícola.Todososmódulos sãopensados para que o participante possa, de acordo com a troca de ensinamentos proposta,aprimorarsuastécnicasprodutivasemcampo.

Não haverá processo seletivo para os produtores rurais que demonstrarem interesse naparticipação do curso. Outras atividades de extensão promovidas pela EAJ-UFRN já foram realizadas com produtores rurais de Tenente Laurentino Cruz, o quefacilitará a participação daqueles interessados. De acordo com o coordenador Sérgio, oprojeto atuará em parceria com a Secretaria de Agricultura oficial da cidade e estará aberto paratodosquedesejaremparticipar.

A proposta inicial do curso foi planejada para acontecer presencialmente, entretanto, a atual pandemia do coronavírus fez com que o modo remoto se tornasse a única alternativapossível. Ainda que sua realização não seja da maneira que planejaram, o professor Sérgioespera que o curso seja eficiente na partilha de ensinamentos proposta. “A ideia inicial eraque o curso fosse todo presencial, porque nós acreditamos que a interação com o públicoalvoauxiliamuitonocompartilhamentodeconhecimentos.Entretanto,ascondiçõessanitáriasdopaís,devidoàpandemiadaCOVID-19,nãopermitem,pelomenos nomomento, a execução dos encontros presenciais”, comenta. “Esperamos que os encontrosremotos sejam capazes de possibilitar uma troca eficiente de conhecimento entre todos osparticipantesdocurso”, acrescenta.

Apesar das dificuldades geradas pela pandemia, o curso será realizado damelhor maneira possível e contará com a supervisão de professores preparados para suarealização.Cumprindoseupapelextensionista,oprojetopossibilitaráimportantesensinamentosatodososalunos,profissionais,professoreseprodutoresenvolvidos,demonstrando, de maneira prática, a real finalidade de uma atividade de extensão. Além dainserção profissional dos alunos integrantes da AgroMais, o projeto também permitirá aaquisiçãoeocompartilhamentodeconhecimentosporpartedacomunidade.

Comunicação EAJ
Escola Agrícola de Jundiaí
Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN
84 9 9480-6870