EAJ

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

EAJ oferta curso de Aquicultura para alunos de todo país
12/08/2020 19:41

Williane Silva de Ascom-Reitoria

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está ofertando o curso de Aquicultura do Programa Novos Caminhos para mais de 3 mil estudantes de todo país. Marcando o início da capacitação, a Aula Especial foi realizada na noite dessa terça-feira, 11 de agosto, e contou com a palestra O Mundo Mágico da Aquicultura: perspectivas e tendências proferida pelo engenheiro de pesca e administrador de empresas, Felipe Matias.

O reitor José Daniel Diniz Melo realizou a abertura do evento e falou sobre a tradição da UFRN na oferta de cursos profissionalizantes. O professor parabenizou os estudantes pela participação no curso de formação inicial e continuada, que tem alunos de todo o país e visa contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura.

O representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Luiz Simão Staszczak, considerou que o curso faz parte de um conjunto de ações que visa fortalecer a política de educação profissional no país. Já o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jorge Seif Júnior, agradeceu o apoio da universidade, por meio da EAJ, e ressaltou a importância do desenvolvimento profissional na área que está em crescimento no Brasil.

Para o coordenador do Programa Novos Caminhos da UFRN, Paulo Mário Carvalho de Faria, quando se fala em aquicultura no RN, pode-se dizer que há participação da UFRN. Dessa forma, a capacitação foi pensada com o intuito de desenvolver a cadeia produtiva do setor, proporcionando maior produção e com melhor qualidade. O diretor da EAJ, Ivan Max Freire de Lacerda, lembrou que, nos últimos 10 anos, a unidade acadêmica vem acumulando experiência na formação profissionalizante, além de ofertar cursos de graduação e pós-graduação. “Sempre estamos entre os maiores ofertantes do Brasil, tanto no Pronatec como na Rede e-Tec Brasil e, agora, no Novos Caminhos”, disse.

Palestra

A palestra “O Mundo Mágico da Aquicultura: perspectivas e tendências” foi proferida por Felipe Matias. O engenheiro de pesca e administrador de empresas apresentou conceitos básicos da pesca (captura) e aquicultura (cultura), abordando sobre a quantidade de consumo mundial de pescado, citando os peixes, camarões, ostras, vieiras e mexilhões como os mais consumidos no Brasil. Confira toda a palestra no canal do Novos Caminhos UFRN – EAJ, no Youtube.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.18