EAJ

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Notícias

EAJ realiza reuniões virtuais para tratar da saúde do servidor
23/07/2020 06:37


Por João Mario Costa, ASCOM EAJ

 

As novas rotinas de trabalho têm sido um grande desafio para muitas pessoas. Apesar de realizar as atividades profissionais de casa, o home office traz muitas implicações na vida de quem foi pego de surpresa e teve que se adaptar a essa nova formulação. Pensando na saúde física e mental dos servidores, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) iniciou o projeto Conversa com, uma ação da direção que conta com a participação de profissionais de diversas áreas para tratar de assuntos ligados à saúde. Os encontros acontecem por meio de uma plataforma virtual.

O diretor-adjunto da Unidade, Márcio Dias, conta que a ideia surgiu a partir de demandas trazidas pelos próprios servidores, que tiveram que se adaptar às novas ferramentas para realização do trabalho remoto. “Nós percebemos que precisávamos nos reunir para tratar sobre saúde. Nossas reuniões, até então, estavam ligadas à parte técnica, ao aprender novas práticas, novas tecnologias e as novas formas de ensinar para estar mais preparados nesse novo momento, porém não estávamos nos preparando do ponto de vista da saúde, da qualidade de vida. Então a ideia é justamente estar preparado em ambos aspectos”, disse.

O professor afirma que a participação dos profissionais tem sido bastante significativa e proveitosa, e diz que a ideia do Conversa com é criar novos hábitos e técnicas para melhoria da saúde desses servidores.

O projeto já realizou dois encontros virtuais. Um foi realizado com a médica da EAJ, Juliana Marinho, para discutir as doenças do coração que estão ligadas a esse período de pandemia. O outro encontro foi realizado com a psicóloga Clariana Morais, também servidora da Escola, que tratou dos problemas psicológicos que podem surgir nesse período.

Na ocasião, foi discutida também a Síndrome de Burnout entre profissionais de educação em tempos de pandemia. “Atualmente, esse tema tem sido objeto de maior problematização entre profissionais de saúde e de educação em virtude do cenário de pandemia, em que o home office se faz uma necessidade, colocando como desafio a resolução de demandas do trabalho e a administração de atividades domésticas, acrescidos das incertezas provocadas pela covid-19”, ressalta Clariana.

A psicóloga relata também que durante as reuniões muitos questionamentos foram feitos e houve ainda espaço para o apoio coletivo sobre as angústias compartilhadas e contribuições para a elaboração de demandas de saúde mental.

O próximo encontro será realizado pela professora Selma Bruno, do Departamento de Fisioterapia da UFRN, que abordará as questões posturais nessas novas formas de trabalho. 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.18