EAJ

Projeto "Conversa com" EAJ-UFRN
22/07/2020 15:39

Por João Mário Costa - Comunicação EAJ

As novas rotinas de trabalho têm sido um grande desafio para muitas pessoas. Apesar de realizar as atividades profissionais de casa, o "home office" traz muitas implicações na vida de quem foi pego de surpresa e teve que se adaptar a essa nova formulação.

Pensando na saúde física e mental dos servidores, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) iniciou o projeto intitulado "Conversa com", uma ação da direção da EAJ, que conta com a participação de profissionais de diversas áreas para tratar de assuntos ligados à saúde. Os encontros acontecem através de plataforma virtual.

O diretor adjunto da Unidade, o Professor Márcio Dias, conta que a ideia surgiu a partir de demandas trazidas pelos próprios professores, que tiveram que se adaptar às novas ferramentas para realização do trabalho remoto. "Nós percebemos que precisávamos nos reunir para tratar sobre saúde. Nossas reuniões, até então, estavam ligadas à parte técnica, ao aprender novas práticas, novas tecnologias e as novas formas de ensinar para estar mais preparados nesse novo momento, porém não estávamos nos preparando do ponto de vista da saúde, da qualidade de vida. Então a ideia é justamente estar preparado em ambos aspectos", disse.

O professor afirma que a participação dos profissionais tem sido bastante significativa e proveitosa, e diz que a ideia do “Conversa com" é criar novos hábitos e técnicas para melhoria da saúde desses servidores.

O projeto já realizou dois encontros virtuais. Um foi realizado com a médica da EAJ, Juliana Marinho, para discutir as doenças do coração que estão ligadas a esse período de pandemia. O outro encontro ficou por conta da psicóloga Clariana Morais, também servidora da escola, que tratou dos problemas psicológicos que podem surgir nesse período.

“Na ocasião, abordamos o tema “Síndrome de Burnout entre profissionais de educação em tempos de pandemia”. Atualmente, esse tema tem sido objeto de maior problematização entre profissionais de saúde e de educação em virtude do cenário de pandemia, em que o home office se faz uma necessidade, colocando como desafio a resolução de demandas do trabalho e a administração de atividades domésticas, acrescidos das incertezas provocadas pela COVID-19”, lembra Clariana.

A psicóloga relata também que durante as reuniões muitos questionamentos foram feitos e houve ainda espaço para o apoio coletivo sobre as angústias compartilhadas e contribuições para a elaboração de demandas de saúde mental.

O próximo encontro será realizado pela professora Selma Bruno, do Departamento de Fisioterapia da UFRN, que abordará as questões posturais nessas novas formas de trabalho.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.18