EAJ

Alunos da EAJ são beneficiados com Auxílio de Inclusão Digital
08/07/2020 15:24

Por Joao Mario Costa, da ASCOM EAJ

Na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), 67 alunos da graduação solicitaram o Auxílio de Inclusão Digital oferecido pela UFRN durante Período Letivo Suplementar Excepcional. Desses, apenas cinco não foram aprovados por não estarem matriculados em disciplinas ou por pendências na documentação do Cadastro Único. O edital previa que os  recurso, mas não foi solicitado.

Um dos alunos selecionados é Henrique, do curso de Engenharia Florestal. Ele é morador do interior do Estado, onde a internet ainda é deficitária, o que demonstra a importância do pagamento do benefício. “O auxílio está sendo muito importante, pois, com ele, posso melhorar a internet. Até porque a internet do interior não é das melhores”, disse. Henrique disse que tem gostado do período remoto. Ele contou que os professores estão bastante motivados, o que acaba contagiando os estudantes também. Perguntado se teria se matriculado nos PLSE mesmo sem a ajuda do auxílio, o estudante que “Sim. Porém, iria ser muito ruim, porque a internet é fraca e isso dificulta na videoconferência e as avaliações”.

Já para os alunos da pós-graduação, o processo para a concessão do benefício ainda está em andamento. Ele foi regulamentado pela Proae e pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PPG) e terá duas etapas. A primeira vai de 22 de junho a 1 de julho. Uma segunda etapa acontece de 13 a 17 de julho. Isso acontece porque há flexibilização nas matrículas da pós-graduação.

Além de se encaixarem nos mesmos requisitos da graduação, os alunos não podem ser bolsistas de mestrado, doutorado ou de qualquer bolsa de pesquisa; precisam estar matriculados em componentes curriculares oferecidos de forma remota; possuir matrícula nas atividades acadêmicas do programa de pós-graduação e apresentar Termo de Ciência e concordância do coordenador do Programa de Pós-graduação no qual está matriculado. Em relação ao valor do auxílio, ele poderá ser de R$ 150, para disciplinas com tempo de quatro a seis semanas, ou de R$ 300, para disciplinas com duração de sete a nove semanas.

Entenda

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN aprovou a criação do Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) 2020.5. O conselho que instituiu a criação do período com aulas remotas também estabeleceu o pagamento de um benefício para que os alunos prioritários, com interesse em cursar alguma disciplina no período, pudessem contratar pacotes de internet para participação nas aulas.

O Processo Seletivo Simplificado para concessão desse benefício foi regulamentado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), através de edital publicado no dia 16 de Junho. O documento estabeleceu o pagamento de R$ 150 para custear despesas com dados de internet, a ser pago em uma única parcela.

O auxílio foi concedido aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que participam, como alunos prioritários, do Cadastro Único. Além disso, os estudantes tinham que estar matriculados em disciplinas no PLSE 2020.5.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.18