Notícias > Estudante de Agronomia EAJ-UFRN participa de reunião na EMBRAPA informática

Pesquisa e desenvolvimento em tecnologias da informação e automação nas ciências agrárias, florestais e ambientais : estratégias para transferência de tecnologia, intercâmbio e cooperação. Estes e outros assuntos foram discutidos na última quarta-feira, 10.09, na sede da Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas/SP, pelo Prof. Josenalde Oliveira, juntamente com o estudante de agronomia Matheus Cardim, o chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária Dr. Kleber Xavier Sampaio de Souza, a diretora adjunta de pesquisa e desenvolvimento, a Dra. Silvia Massruhá, e a pesquisadora do Laboratório de Matemática Computacional, Dra. Sônia Ternes. Foram discutidas possibilidades de estabelecimento de convênio entre as instituições para inserção de pesquisadores como colaboradores em programas de pós-graduação e participação de docentes em projetos de pesquisa coordenados pela Embrapa Informática, contribuindo em ações colaborativas. Com os pesquisadores Thiago Santos e Luiz Barioni, foram discutidos temas de pesquisa em comum com o grupo de pesquisa em Modelagem, Identificação e Controle de Sistemas Agrários, como visão computacional, reconstrução 3D, otimização e modelagem de sistemas.

Nos dias 11 e 12 foi realizado um treinamento em softwares para agricultura de precisão, na cidade de São Carlos/SP. Os softwares utilizados (SisCob, AFSoft e Safira) foram desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação e baseiam-se em processamento digital de imagens e sistemas inteligentes, possuindo versões gratuitas. A ideia é repassar este conhecimento aos alunos da disciplina Introdução à Agroinformática do curso de agronomia e apresentar aos alunos do curso de desenvolvimento e análise de sistemas para que os mesmos visualizem possibilidades de inovação e instigação ao empreendedorismo. Abre-se também a possibilidade da oferta de minicursos em eventos como a Semana de Agroinformática e cursos de extensão.

De 14 a 17, na cidade de São Pedro/SP, o trabalho Caracterização de Impactos Sofridos por Maçãs Golden Delicious em Linha Experimental de Classificação de Frutos foi apresentado pelo estudante Matheus Cardim, durante o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (http://www.sbea.org.br/conbap2014/), organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola. Temas como desafios à inovação em tecnologia na agricultura num mundo que requer ações sustentáveis foram discutidos, com a presença de especialistas nacionais e internacionais na área de Agricultura de Precisão.


Notícia cadastrada em 18/09/2014 21:42  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao