DENFER/CCS

NOTA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
04/01/2021 13:52

Prezados Docentes, Discentes e Servidores do Departamento de Enfermagem,

A pandemia do novo Coronavírus impôs, ao longo do ano de 2020, a necessidade de adaptar-nos  a um novo contexto, e podemos dizer que foram tempos de se reinventar. Novas formas de ensinar e interagir à distância foram imperativas, assim como conviver diariamente com o adoecimento de familiares e amigos, e com perdas ao longo desse processo. Aprendemos sobre o novo contexto considerando aspectos sanitários, sociais, políticos, econômicos e pedagógicos, e todos (comunidade acadêmica) nos reestruturamos para receber a Universidade em nossa casa, para permitir o encontro docente-discente e a continuidade da formação.

Mas os desafios ainda permanecem,  pois a pandemia não acabou, e o cenário sanitário brasileiro e regional nos impôs condições limitantes para o retorno presencial de muitas atividades.

Nestes últimos dois meses, discutimos o retorno às atividades práticas presenciais (laboratórios, hospitais e demais serviços de saúde), considerando os dados epidemiológicos e respeitando aqueles docentes que são considerados grupos de risco para a covid 19 conforme legislação pertinente. Neste planejamento nos deparamos com algumas dificuldades, mas que permitiram o crescimento do grupo e a compreensão de que se trata de uma construção coletiva, e que neste processo a participação dos docentes, do Centro Acadêmico Jucimar França e dos discentes do curso foi essencial para chegarmos a um desenho final para a oferta dos componentes práticos para 2020.2.

É importante lembrar que o curso de Enfermagem da UFRN oferece um ensino que integra a teoria e a prática no intuito de desenvolver habilidades e competências ao profissional Enfermeiro, conforme normativas para esta formação. Assim, o desenvolvimento de habilidades e competências do enfermeiro em instituições de saúde é parte fundamental desse processo.

Salientamos ainda que a Universidade possui formas diferentes de vinculação dos seus docentes que podem ser: docentes efetivos com dedicação exclusiva; docentes efetivos com dedicação de 40hs semanais; docentes efetivos com dedicação de 20 horas semanais; e ainda professores substitutos com vínculo temporário. Assim, o Departamento de Enfermagem é composto por professores com dedicação exclusiva à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, docentes com carga horária de 20h e professores substitutos. Estes dois últimos podem ter outros vínculos empregatícios. Todos estes docentes desempenham sua profissão com responsabilidade, ética, compromisso e muita dedicação ao curso de graduação em enfermagem, o que tem resultado no sucesso alcançado nessa trajetória com um histórico de avaliação com conceito máximo pelo Ministério da Educação na avaliação do ENADE.

Reiteramos a importância do trabalho coletivo, colaborativo com todos os implicados na garantia da melhor formação em Enfermagem. Parabéns a todos os que fazem o curso de graduação em Enfermagem da UFRN. Obrigado pelo empenho constante e pela busca da excelência na formação. Que 2021 seja um ano de superação das dificuldades vivenciadas nesse difícil momento e que continuemos diuturnamente perseverante na garantia de uma formação PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, ofertando a esta sociedade profissionais da mais alta qualidade.

Departamento de Enfermagem.

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.18