Banca de DEFESA: LEONARDO DOS SANTOS ARAUJO

DISCENTE : LEONARDO DOS SANTOS ARAUJO
DATA : 11/12/2019
LOCAL: NEPSA II

PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DA VISIBILIDADE E DO ACESSO À PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ESCOLA DE GOVERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE

Visibilidade da produção acadêmica. Acesso à produção acadêmica. Escolas do Legislativo. Gestão da Informação e do Conhecimento.

A sociedade, em toda a sua história, buscou preencher suas lacunas informacionais com o objetivo de compreender os ambientes que vivem, resolver seus problemas, e criar produtos e serviços. Contudo, consciente da carência quanto a esse aspecto, ela passou a demandar, de forma crescente, informações das diferentes fontes e ambientes informacionais existentes. Concomitantemente, essa sociedade passou a exigir uma Administração Pública cada vez mais eficiente, eficaz e efetiva. A maior visibilidade e facilidade de acesso à informação e ao conhecimento tornaram-se aliados importantes do Estado no processo de melhoria de seus serviços e, consequentemente, de atendimento das requisições da sociedade. Entretanto, muitas vezes ocorre desses recursos não estarem disponíveis para a sociedade e para o Poder Público. Diante desse cenário, eleva-se como imprescindível desenvolver estudos que promovam a aproximação entre as pessoas, as organizações, as informações e os conhecimentos explícitos no Poder Legislativo, especificamente, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e propor possíveis soluções que proporcionem maiores visibilidade e acesso à informação e ao conhecimento desenvolvido e inclusos nas produções acadêmicas da Escola da Assembleia, especificamente dos trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, buscando a disseminação desses que estão desconhecidos ou conhecidos, porém inacessíveis. Para atingir a finalidade proposta, a investigação, de abordagem qualitativa, utilizou a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso como métodos de investigação. Foram definidos, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, o questionário e a entrevista. A análise dos dados foi realizada mediante a utilização da metodologia de análise de conteúdo e de técnicas como a análise categorial e a triangulação de dados. Como resultado da investigação, entendeu-se que o desenvolvimento de uma biblioteca digital para essa Casa Legislativa, o desenvolvimento de uma biblioteca digital para o Poder Legislativo e a extensão do Projeto LexML são soluções viáveis para as ampliações da visibilidade e do acesso às informações e aos conhecimentos tão intrínsecos desse Poder e, consequentemente, para o seu fortalecimento.

Presidente - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externo à Instituição - MILTON SHINTAKU - UnB
Notícia cadastrada em: 22/11/2019 14:08