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Dissertações |
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ANDRIÊ BEZERRA DE OLIVEIRA
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AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA PARA A GESTÃO DE COLEÇÕES NA BIBLIOTECA DEPUTADO MÁRCIO MARINHO
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Orientador : ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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WILLIAM BARBOSA VIANNA
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Data: 22/02/2019
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Com a percepção do valor da informação nas organizações, aumenta a necessidade de gerenciar o volume informacional de acordo com os objetivos institucionais, principalmente em unidades de informação como as bibliotecas. Para tanto a Gestão da Informação contribui para otimizar o fluxo informacional em conformidade com as demandas e os requisitos informacionais da organização. No ambiente de bibliotecas a Gestão da Informação é traduzida no formato de Gestão de Coleções, onde esta controla o ciclo de vida dos itens nas coleções para torná-los mais acessíveis. Neste panorama, a Auditoria de Inteligência contida na Auditoria de Ativos Informacionais oferece o ferramental operacional para caracterizar o gerenciamento dos ativos informacionais, seus componentes e a relação com o entorno. Outrossim, sugerir recomendações que possam sanar as lacunas e evidenciar potencialidades. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal auditar a Gestão da Informação na Biblioteca Deputado Márcio Marinho, onde esta está contida na estrutura da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, categorizada como uma Biblioteca Parlamentar. Tem como objetivos específicos: a) verificar se os objetivos da biblioteca estão sendo alcançados; b) analisar a adequação do acervo às necessidades informacionais dos usuários e às da organização mantenedora; c) identificar pontos fortes e fracos da gestão da coleção d) propor recomendações que contribuam para o estabelecimento de uma política de Gestão de Coleções. A metodologia baseia-se no modelo de Auditoria de Inteligência da autora Carvalho, A. (2010), que audita e relaciona aspectos internos e externos para uma avaliação holística organizacional, neste caso adaptado à biblioteca no setor publico legislativo. Os instrumentos de coleta adotados foram: questionário aplicado aos usuários da biblioteca e ao diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, observação dos usuários, pesquisa documental e entrevista com chefe do núcleo da biblioteca. A análise dos dados é baseada na estatística descritiva e na análise de conteúdo. As etapas metodológicas consistem na escolha do processo estratégico, neste caso, a compreensão das necessidades informacionais para melhorar a Gestão da Informação pela Biblioteca Deputado Márcio Marinho. Segundo: análise situacional do entorno que engloba os interesses dos usuários da biblioteca e da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte,. Terceiro: delinear o sistema de Inteligência Organizacional da Biblioteca Deputado Márcio Marinho ao caracterizar a gestão da coleção, identificar a rede de atores, os recursos de informação, as tecnologias da informação e comunicação e o processo de produção, transferência e uso informacional. Por fim, a construção de uma análise transversal de todos os planos estudados,inter-relacionando os aspectos auditados e apontando as constatações e recomendações para aperfeiçoar a gestão da coleção da biblioteca. Os resultados obtidos demonstram que a Gestão da Informação nesta biblioteca precisa compreender seu entorno e corrigir a gestão de seus recursos informacionais, bem como, conhecer melhor sua rede de atores e diversificar os canais de comunicação para melhorar o índice de satisfação de seus usuários.
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With the perception of the value of information in organizations, it increases the need to manage the informational volume according to the institutional objectives, mainly in information units such as libraries. For both Information Management contributes to optimize the informational flow in accordance with the demands and informational requirements of the organization. In the library environment, the Information Management is translated into the collection management format, where it controls the life cycle of the items in the collections to make them more accessible. In this panorama, the intelligence audit contained in the audit of informational assets offers the operational tooling to characterize the management of informational assets, their components and the relationship with the environment. Furthermore, suggest recommendations that can remedy gaps and highlight potential. Thus, this research has as its main objective to audit the information management in the Biblioteca Deputado Márcio Marinho, where it is contained in the structure of the Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, categorized as a Library Parliamentary. It has as specific objectives: a) to verify whether the objectives of the library are being achieved; b) to analyze the adequacy of the acquis to the informational needs of users and to the maintenance organization; c) to identifystrengths and weaknesses of the collection Management d) propose recommendations that contribute to the establishment of a policy of collections Management. The methodology is based on the model of the intelligence audit of the author Carvalho, A. (2010), which audits and relates internal and external aspects for an organizational holistic evaluation, in this case adapted to the library in the legislative public sector. The collection instruments adopted were: questionnaire applied to the users of the library and to the Director of the Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, observation of the users, documentary research and interview with Head of the library nucleus. Data analysis is based on descriptive statistics and content analysis. The methodological steps consist in the choice of the strategic process, in this case, the understanding of informational needs to improve the information management by the Biblioteca Deputado Márcio Marinho. Second: Situational analysis of the environment that encompasses the interests of the users of the library and the scola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Third: Delineate the organizational intelligence system of the Biblioteca Deputado Márcio Marinho by characterizing the collection management, identifying the network of actors, information resources, information and communication technologies and the production process, Information transfer and use. Finally, the construction of a cross- sectional analysis of all he plans studied, interrelating the audited aspects and pointing out the findings and recommendations to improve the management of the library collection. The results demonstrate that the information management in this library needs to understand its surroundings and correct the management of its informational resources, as well as to better understand its network of actors and diversify the communication channels to improve the satisfaction index of its users.
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JOSIMEIRE KALINA PEIXOTO DA SILVA
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ANÁLISE DO GRAU DE ACEITAÇÃO E USO NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: UM ESTUDO EM UMA DIVISÃO DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DO TAM 2
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Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
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Data: 22/02/2019
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Os sistemas de informação são ferramentas relevantes para gerenciar as informações necessárias para o processo de planejamento e tomada de decisão das organizações. No espaço das instituições de saúde, essa ferramenta vem colaborando no fortalecimento da gestão em saúde e para garantir a disponibilização de serviços mais eficientes e eficazes. Mas no processo de implantação dos sistemas, vários fatores podem contribuir para o seu sucesso ou fracasso. A respeito disso, alguns modelos teóricos buscam explicar o sucesso na adoção de sistemas de informação, analisando a aceitação e o uso de tecnologias pelos usuários, dentre esses, destaca-se a Teoria de Aceitação e Uso – TAM e suas versões atualizadas. Diante dessa configuração, este estudo tem por objetivo, de modo geral, analisar o grau de aceitação e uso do sistema de informação implantado na Divisão de Saúde e Bem-estar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte pelos usuários finais. O percurso metodológico utilizado nesta pesquisa tem por base uma abordagem mista, descritiva, do tipo pesquisa-ação. Para a coleta de dados, faz uso de questionários, com questões abertas e fechadas, aplicados com os usuários finais do sistema implantado para captar as suas percepções no que diz respeito ao uso e aceitação do sistema. Também foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a equipe de tecnologia da informação responsável pelo sistema para identificar pontos críticos do processo de adoção do sistema. Analisa os dados a partir de estatística descritiva para tratar os aspectos quantitativos e da análise de conteúdo de Bardin para explorar os dados qualitativos. Os resultados encontrados apontaram que o sistema em questão é bem aceito pelos usuários, mas que precisa de algumas melhorias. A dimensão que mais contribuiu para a intenção de usar o sistema foi a utilidade percebida, enquanto que o construto imagem não demonstrou qualquer influência no comportamento de uso. Os fatores críticos que inibiram o sucesso do sistema foram indicados por falhas na infraestrutura, declínio do apoio dos gerentes, problemas na estrutura do sistema e a resistência de alguns usuários em aceitar e utilizar o sistema diariamente. As estratégias sugeridas para superar essas limitações são a Gestão de Mudanças, diálogo entre todos os atores envolvidos nesse processo, mais apoio dos gerentes, adequações do sistema para facilitar o seu uso e a realização de treinamentos.
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Information systems are important tools to manager information to the strategic plan process and to take decisions in the company. In the healthy institutions, this tool collaborates to the enforcement of the health manager ensuring more efficient and effective services. During system implementation, many factors contribute to the success or failure. To this, some theoretical models try to explain the success to adopt information system, analyzing customer acceptation and technology use, among them, it detaches Technology Acceptance Model – TAM and updated versions. Related to that, this study aims to, in general, analyze the final customer acceptation and system use in the Divisão de Saúde e Bem-estar at the Legislative Assembly in the Rio Grande do Norte. The methodological way in this research is a mix of approach, descriptive, a kind of action-research. To collect data, there is an application of a questionnaire, with free and direct questions, to the final customers system to understand their perceptions related to the use and system acceptation. There are, yet, semi structured interviews to the information technology staff to identify system critical issue. It analyzes data with a descriptive statistic to treat quantitative aspects and Bardin’s content to analyze qualitative data. Results point that customers says is a good system, but it needs some improvement. The more important contribution they found to use the system is the utility, but the image building there is no influence in the use behavior. Critical points that inhibit the system success are infrastructure failure, weak manager support, problems in the system structure and resistance of some customers to accept and use this system. To overcome, this study suggest change management, discussion among people involved in this process, more manager support, system implementations to became a better system and training the customers.
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FRANCISCA ZILMAR DE OLIVEIRA FERNANDES
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Gestão do Conhecimento na rede de hospitais universitários Federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: uma análise do grau de maturidade.
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Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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SUZANNE ÉRICA NÓBREGA CORREIA
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Data: 28/02/2019
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Os recursos da informação e do conhecimento são considerados estratégicos para o sucesso dos novos modelos de organizações, tanto no contexto das empresas privadas como das empresas públicas. Não diferente dessa realidade, os hospitais universitários federais são importantes organismos públicos que prestam serviços para a sociedade e demandam o uso constante da informação para a geração do conhecimento. Também é sabido que quando trabalham em rede podem se beneficiar da troca de informação e de conhecimento. É preciso, contudo, criar práticas que auxiliem na coleta, criação, armazenamento, tratamento e distribuição das informações e do conhecimento entre os entes dessa rede. Fundamentada nesse novo papel, a gestão hospitalar volta-se para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, utilizando a Gestão do Conhecimento (GC). Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a rede constituída de 39 hospitais universitários federais, sob à gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), na perspectiva da Gestão do Conhecimento. A abordagem de pesquisa é quantitativa, sua natureza é descritiva, sendo empregada a estratégia de pesquisa bibliográfica e documental, e, principalmente, de levantamento e de observação participante. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário ancorado no modelo de Terra (2000), e o universo do estudo foi composto pelos gestores vinculados à alta e média governança dos referidos hospitais e seus processos. Para análise dos dados, foi usada a técnica de estatística descritiva. Como resultado, pode-se verificar que a rede constituída desses hospitais ainda não tem um plano formal com ações estruturantes voltadas para à Gestão do Conhecimento. Todavia, foi constatada a existência de aspectos importantes que favorecem a GC notadamente, com a obtenção das melhores médias nas dimensões pertinentes ao aprendizado com o ambiente e aos fatores estratégicos e o papel da alta administração. As dimensões mensuração de resultados, cultura e valores organizacionais, estrutura organizacional e administração de recursos humanos apresentam uma razoável existência de práticas gerenciais de GC. O resultado, ainda, assinala para oportunidade de melhorias no tocante aos sistemas de informação, cuja dimensão obteve a menor média. De forma geral, o resultado contribuiu para a construção da proposta do plano de ação situacional e espera-se que o estudo concorra para um comprometimento da alta governança em relação à implantação de práticas de GC que possibilitem um crescimento da maturidade da rede.
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Information and knowledge resources are considered strategic for the success of new organizational models, both in the context of private and public companies. Not in a different context, state university hospitals are important public bodies that provide services to society and demand the constant use of information to generate knowledge. It is also known that when working together exchanging knowledge and information, they can all benefit in the process. It is necessary, therefore, create practice that may help in the collection, creation, storage, treatment and distribution of information and knowledge among the ones involved in this network. Based on this new role, hospital management is focused on improving the quality of services provided to the population, using Knowledge Management (KM). In this scenario, the present research mins objective is to analyze the network of 39 state university hospitals under the management of the Brazilian Company of Hospital Services (EBSERH) from the perspective of KM. The research approach is quantitative, its nature descriptive, using the strategy of bibliographical and documentary research, especially gathering data in a participative manner. Data were collected from the questionnaire based in the Terra model (2000), and the study environment was composed by managers who are connected to the CEO of these hospitals and their processes. It was used the descriptive statistics technique to analyse the data. As a result, it can be verified that the network constituted of these hospitals does not yet have a formal plan with structuring actions focused on KM. Nonetheless, there were important aspects that favor KM notably, with the achievement of the best averages in the dimensions regarding learning with the environment and strategic factors and the role of CEO. The results measurement, the culture and the organizational values, as well as the organizational structure and the human resource management present a reasonable existence of managerial practices of KM. The result also points out to the opportunities for improvement in information systems, which was the dimension that obtained the lowest result. In general, the result contributed to the construction of the proposal of the situational action plan and it is expected that the study will compete for a commitment of the managers in charge, related to the implementation of KM practices that will contribute to a growth network results.
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EDINEIDE DA SILVA MARQUES
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DIREITOS AUTORAIS NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM FOCO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
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Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE DE PINHO DIAS
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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ILANE FERREIRA CAVALCANTE
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NANCY SANCHEZ TARRAGO
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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Data: 25/03/2019
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A Gestão do Conhecimento é fundamental a todo e qualquer tipo de organização, considerando as mudanças e melhorias nas práticas institucionais, contribuindo de maneira significativa nos objetivos e nas metas de cada uma delas. Assim, este estudo tem como objetivo geral identificar ações que podem contribuir para melhorar o conhecimento organizacional sobre os direitos de autor, visando evitar violações e conflitos na produção do material para Educação a Distância, na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Quanto aos objetivos específicos, buscou descrever as etapas e os atores envolvidos na produção do material didático da SEDIS; avaliar os conhecimentos, habilidades e percepções dos colaboradores relacionados aos direitos autorais, na produção do material didático da SEDIS; e propor sugestões com vista a capacitar os colaboradores e regulamentar os direitos autorais dos materiais produzidos. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos descritivos e estudo de caso. Tem uma população de 56 funcionários, e uma amostra não probabilística por conveniência, totalizando 51 servidores, que fazem parte da Coordenadoria de Produção do Material Didático, que responderam a um instrumento de coleta, questionário; e, também, a gestora da instituição que participou e uma entrevista semiestruturada. A análise de dados consiste em análises estatísticas, expostas em gráficos e tabelas, além de fluxogramas e figuras e, ainda na análise de conteúdo de Bardin. A partir dos resultados encontrados, constata que os setores são distintos em suas funções e que os colaboradores que atuam apresentam experiências e, ao mesmo tempo, necessidades de aprimoramento no seu fazer laboral. Com isso, propõe algumas recomendações e sugestões, quais sejam: capacitação e treinamento, aquisição de software para identificar plágio e alteração no contrato dos funcionários terceirizados. Com isto, conclui que todos os objetivos da pesquisa foram atingidos, que os resultados do trabalho poderão contribuir para produção do material didático na SEDIS e, que o modelo de Nonaka e Takeuchi (1997) foi relevante, considerando as técnicas relacionadas à: socialização, externalização, combinação e internação (SECI), para elaborar a proposta de intervenção, descrita nas recomendações e sugestões.
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Knowledge Management is fundamental to any type of organization, considering changes and improvements in institutional practices, contributing significantly to the objectives and goals of each one of them. Thus, this study has as general objective to identify actions that can contribute to improve the organizational knowledge about the copyright, aiming to avoid violations and conflicts in the production of the material for Distance Education, in the Secretariat of Distance Education (SEDIS), University Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). As to the specific objectives, it sought to describe the stages and the actors involved in the production of SEDIS didactic material; to evaluate the knowledge, skills and perceptions of collaborators related to copyrights in the production of SEDIS didactic material; and to propose suggestions to train employees and regulate the copyrights of the materials produced. The research is applied in nature, with a qualitative and quantitative approach, with descriptive objectives and a case study. It has a population of 56 employees, and a non-probabilistic sample for convenience, totaling 51 servers, which are part of the Coordination of Production of Didactic Material that answered a collection instrument, questionnaire; and also the manager of the institution that participated in a semi-structured interview. The data analysis consists of statistical analyzes, exposed in graphs and tables, in addition to flowcharts and figures, and in the content analysis ofBardin. From the results found, it can be seen that the sectors are distinct in their functions and that the employees who work present experiences and, at the same time, needs improvement in their work. With this, it proposes some recommendations and suggestions, namely: training and training, acquisition of software to identify plagiarism and alteration in the contract of outsourced employees. With this, it concludes that all the objectives of the research were reached, that the results of the work could contribute to the production of didactic material in SEDIS and that the model of Nonaka and Takeuchi (1997) was relevant considering the techniques related to: socialization, outsourcing, combination and hospitalization (SECI), to elaborate the proposal of intervention, described in the recommendations and suggestions.
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ANA CRISTINA DA SILVA LOPES
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COMPORTAMENTO DE BUSCA DE INFORMAÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE DA UFRN NO USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: PARÂMETROS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
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Orientador : FERNANDO LUIZ VECHIATO
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO LUIZ VECHIATO
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GABRIELA BELMONT DE FARIAS
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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Data: 14/08/2019
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Em meio a um grande número de fontes de informação disponíveis, os estudantes de graduação se deparam com o desafio de identificar as fontes mais adequadas para a realização de suas pesquisas acadêmicas, bem como de desenvolver habilidades e competências para utilizar as ferramentas de pesquisa. A partir desta premissa, objetiva-se identificar o comportamento de busca de informação dos alunos de graduação da área da Saúde da UFRN, visando estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de ações de competência em informação com ênfase no uso do Portal de Periódicos da CAPES. Para cumprir o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, aplicada aos alunos concluintes dos cursos de graduação da área da Saúde da UFRN. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, construído de acordo com o Framework para a Competência em Informação para o Ensino Superior (ACRL, 2016). Com a aplicação da pesquisa constatou-se que, de acordo com o comportamento de busca, os alunos pesquisados apresentam, de modo parcial, características da competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES, resultado que possibilitou a proposta de ações que visam potencializar o uso do referido Portal.
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A large number of available sources of information, undergraduates are faced with the challenge of identifying the most appropriate sources for conducting their academic research, as well as developing the skills and competencies to use the research tools. Based on this premise, it aims to identify the information search behavior of undergraduate students from the UFRN Health area, aiming to establish parameters for the development of competency actions in information with emphasis on the use of the CAPES Periodicals Portal. In order to fulfill the objective, a descriptive research was carried out, with quantitative approach, applied to the graduating students of the undergraduate courses of the Health area of UFRN. As a data collection instrument, a structured questionnaire was developed, built according to the Framework for Information Competence for Higher Education (ACRL, 2016). With the application of the research, it was verified that, according to the search behavior, the students surveyed present in a partial way characteristics of the information competence in the use of the CAPES Periodicals Portal a result that made possible the proposal of actions that aim to enhance the use of said Portal.
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ANA KAMILA SILVA AZEVEDO
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A COMUNICAÇÃO DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFRN COM SEU PÚBLICO: UM ESTUDO CIBERMÉTRICO VIA MÍDIAS E REDES SOCIAIS DIGITAIS
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Orientador : KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDA ARIANE SILVA CARRERA
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NANCY SANCHEZ TARRAGO
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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Data: 19/08/2019
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Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio da cibermetria, e dos indicadores de visibilidade, tempo e fator de impacto cibermétrico, como está sendo percebida a página da PROEX no Facebook; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, o plano de ação proposto para a PROEX constata que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria.
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We live in a world where information and knowledge have become valuable assets for organizations. Thus, this study has a general objective to understand how the Pro-Rectory of Outreach (PROEX) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) establishes communication with its internal and external public through its Facebook page. Aiming to attend this purpose, we have, as specific objectives: to verify, through cybermetrics, and the indicators of visibility, time and cybermetric impact factor, how the PROEX page is being perceived; identify the existing communication flows in PROEX and propose an action plan for PROEX communication on Facebook. For that, this research has an applied nature, a qualitative and ethnographic approach, with emphasis in the Webnography, and a descriptive purpose. Then, the data obteined through the questionnaires and the analysis of the postings were commented through the technique of content analysis, as well as the comparison between the forms, trying to identify points in common between the answers; as well as through a Microsoft Excel spreadsheet, displaying the metrics analyzed through tables and graphs. Based on the results found, the action plan proposed for PROEX states that the Facebook page has a low level of engagement by its users and that there is a lack of knowledge of the academic community about the existence of this page. As a result, it is suggested as a communication strategy to carry out a publicity campaign on these profiles and the consideration of the use of a more informal language that is closer to the public, with alternating formats of posts (text, image and video) and with the emphasis on the activities the sector provides. Finally, we also advise several complementary actions that will contribute to the work of managing the organizational communication of the sector is always in constant evaluation and improvement.
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LÍVIA PEREIRA ALVES SOUSA DE MEDEIROS
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Gestão Documental e acesso à informação na Assembleia Legislativa do RN: um estudo de caso acerca das demandas encaminhadas à COGEP
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Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA DA CONCEICAO GUILHERME COELHO
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MARIA GUIOMAR DA CUNHA FROTA
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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Data: 27/08/2019
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A democratização da gestão pública orientada ao cidadão, incluindo mecanismos de transparência e controle social, é um reflexo da importância que, gradativamente, tem sido atribuída à informação não apenas enquanto insumo de atividades administrativas, mas também pelo seu caráter público tanto na administração pública, como em organizações privadas que, por determinação legal, tenham o dever de fornecer determinadas informações pelo fato de prestarem serviços públicos ou contarem com financiamento público para o exercício de suas atividades. A pesquisa teve por parâmetro a finalidade de acesso preconizada pela Lei de Acesso à Informação brasileira, considerando sua regulação pelo ente federativo do Rio Grande do Norte, mais especificamente, no âmbito do Poder Legislativo estadual, com vistas a contribuir com a racionalização administrativa, a agilidade e a transparência no acesso às informações e à preservação do patrimônio documental do estado. Nessa perspectiva, o estudo se dedicou à gestão documental da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em face do objetivo da LAI para verificar se a maneira com que se lida com os documentos no setor é capaz de assegurar o acesso às informações públicas. Para responder ao problema de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caráter qualitativo. A estratégia de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso. Foram analisados os pedidos de informação encaminhados à COGEP durante o ano de 2018. Verificou-se o percentual de atendimento às demandas, bem como os motivos alegados pela coordenadoria para o seu não atendimento. Com base nisso, foi possível compreender as razões para eventuais falhas identificadas e sugerir recomendações de melhoria.
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The democratization of citizen-oriented public management, including transparency and social control mechanisms, is a reflection of the importance which has gradually been attributed to information not only as an input of administrative activities, but also by its public character, both in public administration and in private organizations which, by legal determination, have the duty to provide certain information, since they provide public services or have public funding in order to practice their activities. The research took as a parameter the purpose of access advocated by the Brazilian Access to Information Law, considering its regulation by the state of Rio Grande do Norte, specifically, within the scope of the state legislative authority, as a way to contributing to administrative rationalization, agility and transparency in the access to information and preservation of the state's documentary heritage. From this perspective, this study focused on the documents management at the People Management Coordination of the State Parliament of Rio Grande do Norte, according to the objective of the law in order to verify if the way in which the documents are handled in the sector is able to ensure the access to public information. To answer the research problem, a qualitative study was developed. The research strategy used was a Case Study, the requests for information sent to COGEP during the year of 2018 were analyzed. It was found the percentage of attendance to the demands, as well as the reasons alleged by the coordination when not attending them. Based on this, it was possible to understand the reasons for any identified failures and to suggest recommendations for improvement.
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MARCIA VALERIA ALVES
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PROPOSIÇÃO DE UM PORTFÓLIO DE FERRAMENTAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE
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Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
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Data: 30/08/2019
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As bibliotecas universitárias são instituições provedoras e organizadoras de conhecimento que precisam de conhecimento para as suas atividades cotidianas e também para agregarem valor aos seus processos, produtos e serviços. Desta forma, essas organizações precisam propiciar ambientes adequados para a melhor gestão de seus recursos intangíveis. A Gestão do Conhecimento (GC) é uma estratégia que auxilia nesse processo, pois trabalha com o acesso, a geração, a incorporação e a transferência do conhecimento no âmbito organizacional. Há ferramentas e práticas que facilitam o trabalho da GC dentro das organizações do conhecimento. Diante disto, essa pesquisa teve como objetivo propor um portfólio de ferramentas e práticas de GC para a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). A abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, de natureza descritiva. Os instrumentos escolhidos para o alcance do objetivo incluiu entrevista direcionada ao diretor e coordenadores da BCZM, como também a aplicação de questionário direcionado aos servidores efetivos da biblioteca. Para a entrevista, a análise dos dados foi realizada através da Análise de conteúdo Bardin (2011). No geral, foi possível analisar que os gestores ainda não possuem a compreensão total do que se trata a GC, como também a maioria não soube mencionar ferramentas e práticas de GC. Os gestores também identificaram as principais dificuldades encontradas na biblioteca quanto a adquirir, criar, armazenar, compartilhar e utilizar o conhecimento. Quanto à análise dos dados do questionário, foi realizada por meio da análise estatística descritiva simples. A partir desse instrumento identificou-se, principalmente, que as ferramentas e práticas de GC da Dimensão Indivíduos possuem maior Freqüência de uso pelos servidores que a Dimensão Processos da organização e da Dimensão Tecnologia. Ao passo que no quesito Grau de importância, a Dimensão Processos da organização foi a dimensão mais bem avaliada pelos servidores que as outras duas dimensões citadas. Todos os resultados levaram a construção de um Portfólio com proposição de diversas ferramentas e práticas de GC em suas respectivas dimensões (Indivíduos, Processos da organização e Tecnologia) e divididas em três níveis de sugestão de implantação/fortalecimento e institucionalização na BCZM, a saber: Ferramentas e práticas de GC já utilizadas satisfatoriamente e sugeridas para institucionalização; Ferramentas e práticas de GC ocasionalmente utilizadas e sugeridas para fortalecimento e institucionalização; e Ferramentas pouco ou não utilizadas, mas sugeridas para implantação/fortalecimento e institucionalização.
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The University libraries are institutions knowledge providers and organizers that need knowledge for their daily activities and also to add value to their processes, products, and services. Thus these organizations need to provide appropriate environments for better management of their intangible resources. Knowledge Management (KM) is a strategy that helps in this process, as it works with the access, generation, incorporation, and transfer of knowledge in the organizational scope. Some tools and practices facilitate KM's work within knowledge organizations. Given this research aimed to propose a portfolio of KM tools and practices for the Central Library Zila Mamede (BCZM). The research approach was qualitative and quantitative, descriptive. The instruments chosen to achieve the objective included an interview directed to the director and coordinators of BCZM, as well the application of a questionnaire directed to the effective library servers. For the interview, data analysis was performed using Bardin Content Analysis (2011). Overall, it was possible to analyze that managers do not yet have a full understanding of KM, as most of them could not mention KM tools and practices. Managers also identified the main difficulties encountered in the library in acquiring, creating, storing, sharing and using knowledge. Regarding the analysis of the questionnaire data, it was performed using simple descriptive statistical analysis. From this instrument, it was identified, mainly, that the Dimension Individuals KM tools and practices have higher Frequency of use by the servers than the Dimension Processes of the organization and the Dimension Technology. While in the Degree of importance, the Process dimension of the organization was the dimension better evaluated by the servers than the other two dimensions mentioned. All results led to the construction of a Portfolio proposing various KM tools and practices in their respective dimensions (Individuals, Organizational Processes and Technology) and divided into three levels of BCZM implementation/strengthening and institutionalization suggestion, namely: KM tools and practices already satisfactorily used and suggested for institutionalization; KM tools and practices occasionally used and suggested for strengthening and institutionalization; and tools Tools few used or not used, but suggested for implementation/strengthening and institutionalization.
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CAMILA CAMARA SANTIAGO NUNES
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GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFRN: contributo para promoção de uma cultura informacional voltada à transparência ativa
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Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDILENE MARIA DA SILVA
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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Data: 30/08/2019
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A publicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), no ano de 2011, significou a efetivação do direito de acesso à informação pública no Brasil, já garantido pela Constituição Federal de 1988. A citada norma tem como um dos princípios básicos a transparência ativa, que se configura na divulgação espontânea de informações pela Administração Pública. Em muitas instituições já se percebe o crescimento dessa prática; por outro lado, ainda é necessário que as instituições entendam que uma adequada gestão da informação não é realizada apenas com o uso de modernos sistemas de informação; também é imprescindível uma mudança na cultura informacional das organizações, visando a uma completa adaptação ao novo cenário. Assim, o presente trabalho aborda os temas da cultura organizacional, cultura e comportamento informacional, e suas contribuições, juntamente com a gestão da informação, para o desenvolvimento de uma cultura informacional no processo de atendimento das demandas de acesso à informação que naturalize a transparência ativa na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com isso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se há uma cultura informacional estabelecida no processo de atendimento das demandas de acesso à informação recebidas pela PROGRAD que contribua para a naturalização da prática de transparência ativa. Para alcançar o objetivo geral, são propostos os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o fluxo de informação do processo de atendimento das demandas de acesso à informação; b) Categorizar as informações com maior demanda de acesso e estabelecer categorias informacionais que estimulem a prática da transparência ativa, em cumprimento à LAI; c) Verificar a presença de indicadores de uma cultura informacional no processo de atendimento das demandas de acesso á informação; e, d) Propor ferramentas/instrumentos que promovam a transparência ativa, bem como, contribuam para o desenvolvimento de uma cultura informacional. A pesquisa possui abordagem qualitativa, aplicada e descritiva, configurando-se também como um estudo de caso. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foram realizadas análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Para a análise de dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos resultados obtidos, percebeu-se que a PROGRAD pratica a transparência ativa de forma incipiente; bem como, que há uma cultura informacional embrionária no processo de atendimento às demandas de acesso à informação. Com isso, elaborou-se a proposta de intervenção, na qual foi sugerido o desenvolvimento de uma seção de perguntas frequentes no site da unidade pesquisada, que possa estimular a transparência ativa e um maior acesso à informação pelo público do órgão. Também foi proposto um conjunto de ações que possam desenvolver a cultura informacional no citado processo de atendimento das demandas.
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The publication of the Access to Information Law (LAI), in the year of 2011, meant the establishment of the right to access public information in Brazil, already guaranteed by the Brazilian Constitution of 1988. The aforementioned rule presents as basic principle the active transparency which is configured by spontaneous disclosure of information by the Public Administration. In many institutions the expansion of this practice is already noted; on the other hand, institutions need to understand that a proper information management is not accomplished only by using modern information systems; also, change information culture of organizations is fundamental, aiming a full adaptation to a new scenario. Thus, this work approach themes related to organizational culture, information culture and behavior, and also its contributions, along with information management, to develop an information culture in the process to meet the demands of access to information that naturalizes the active transparency at the Pro-rectory of Graduation (PROGRAD) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Therefore, this research presents as general objective to analyze if exists an information culture established in the process to meet the demands of access to information received by PROGRAD that contributes to a naturalization of the active transparency practice. In order to achieve the general objective, the following specific objectives are proposed: a) To describe the information flow of the process of meeting the demands of access to information; b) To categorize information with greater demand of access and establish categories of information that encourage the practice of active transparency, according with LAI; c) To verify the presence of indicators of an information culture in the process of meeting the demands of access to information; and d) To suggest tools/instruments that promote active transparency as well as contribute to develop an information culture. The research present a qualitative approach, applied and descriptive, also configured as a case study. Regarding the data gathering, a document analysis and semi-structured interviews were performed. For data analysis, the Bardin`s (2011) method of content analysis was used. The results generated the perception that PROGRAD practices the active transparency in an incipient form; just as exists an embrionary information culture in the process to meet the demands of access to information. Furthermore, an intervention proposal was elaborated, in which was suggested to develop a common questions section in the website of PROGRAD so that can stimulate the active transparency and greater access to information by the public of the agency. Also, an action set that could develop the information culture was proposed in the aforementioned process of meeting the demands.
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FERNANDA DE MEDEIROS FERREIRA AQUINO
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Serviço de Informação e Referência da Biblioteca Central Zila Mamede: estudo do comportamento informacional dos usuários com vistas à melhoria do serviço de normalização.
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Orientador : LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIANE BEZERRA PAIVA
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GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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Data: 13/09/2019
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Este estudo do comportamento informacional na área da Ciência da Informação visa contribuir com a gestão da informação. Para tanto, objetiva aprimorar o Setor de Informação e Referência (SIR) da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), unidade de informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da proposição de melhorias para o serviço de normalização. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, pautada no método quadripolar. O universo da pesquisa foi formado pelas bibliotecas públicas universitárias brasileiras, com amostra composta pelas bibliotecas que dispõem de Biblioteca Central, bem como pelos usuários que utilizaram o Serviço de Informação e Referência (SIR) da BCZM no período de junho a julho de 2018. Foram aplicados questionários aos usuários da BCZM e aos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas centrais. A respeito dos sites, foram realizadas análise das páginas institucionais com vistas ao mapeamento destes. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise de conteúdo complementado pela técnica de estatística descritiva, com a média aritmética simples e de percentuais. Como resultado, foi obtido um público bem aderente às novidades trazidas pela tecnologia, ressaltando assim a importância da implantação de uma plataforma para atendimento virtual em tempo real. E, com a análise dos sites e retorno dos bibliotecários responsáveis, constatou-se que ações simples, que visem facilitar o processo de normalização junto ao usuário, podem ser implantadas a exemplo da disponibilização de template ODT (Open Document), guia, gerenciadores de referência e vídeo-aulas. Entretanto, os usuários da BCZM ressaltaram a importância da divulgação das ações desenvolvidas, para obter o sucesso e a aderência ao serviço de normalização virtual.
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This study deals with information informational behavior in the area of Information Science as a contribute to information management. Thus, the research aims to improve the Reference Services at Zila Mamede Central Library, an academic library at Federal University of Rio Grande do Norte-Natal in Brazil. This is done by means of a proposition related to normalization services. The methodology used was an exploratory, applied research with a qualitative approach, based on the quadripolar method. The research universe was formed by the Brazilian public academic libraries and the sample was composed by the libraries that have the Centralized Library, as well as by the users who used the Information and Reference Services at BCZM in the time period of June to July 2018. The research mapped and analyzed institutional websites. The information collected was analyzed through content analysis as well as descriptive statistics with simple arithmetic mean and percentages. Results indicate that users engage in current digital technology. This emphasizes the importance of implementing real time virtual services. Website and library staff analysis demonstrate that simple actions that aim to enable normalization process on behalf of users should be implemented such as open document templates, guides, referral managers and video lessons. However, users stressed the importance of publicizing reference services in order to better achieve success, community engagement as well as enhance virtual reference services.
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MARIA ISAURA OLIVIA SOUSA E SILVA
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AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA NO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES
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Orientador : ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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Data: 16/10/2019
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A informação quando aplicada de modo estratégico pode agregar valor e se transformar em inteligência para auxiliar na tomada de decisão, resolução de problemas, desenvolvimento de inovações e obtenção de vantagens. Em um cenário onde todos podem criar, acessar e compartilhar informação e conhecimento, ao passo que o tempo disponível para selecionar, avaliar e utilizá-los de modo pertinente e produtivo se torna cada vez mais escasso, a gestão eficaz desses recursos se configura um desafio de suma importância. Nesse sentido, os centros e serviços de informação sobre medicamentos inseridos em um ambiente hospitalar apresentam-se como unidades especializadas que visam proporcionar informação de forma objetiva, pertinente e atualizada para atender à demanda da instituição e dos profissionais na assistência à saúde. O objetivo geral do estudo é auditar o Serviço de Informação sobre Medicamentos inserido no Hospital Universitário Onofre Lopes no tocante à sua contribuição para prática da assistência à saúde da comunidade hospitalar. Para isso, foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010), visto que permite abordar de maneira holística todos os elementos necessários para o planejamento e a avaliação de unidades de informação. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O alcance da auditoria foi definido na perspectiva da organização, enquanto os aspectos a serem auditados estavam relacionados aos seguintes componentes: atores; processos; recursos de informação; e tecnologias. Na relação com os autores, foi verificado o comportamento informacional dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) e sua percepção sobre a unidade auditada, utilizando o questionário como instrumento para coleta dos dados. Para analisar o fluxo de informação fornecida aos usuários, foi realizada uma análise documental do processo e comparada ao modelo de fluxo de informação proposto pela autora Adriana Beal (2008). Uma análise situacional foi realizada utilizando o benchmarking para comparar serviços similares, quanto à estrutura e atividades desenvolvidas, o que possibilitou de identificar os pontos fortes e fracos da unidade. De modo geral, a constatação dos fatos identificados na auditoria subsidiou a elaboração do guia para implementação das recomendações de melhorias destinadas ao aperfeiçoamento do serviço e sua adequação e adaptação às mudanças na instituição, ao entorno, e aos usuários a que se destina atender.
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Information when strategically applied can add value and turn into intelligence to aid decision-making, problem solving, innovation development, and advantage. In a scenario where everyone can create, access and share information and knowledge, while the time available to select, evaluate and use them in a relevant and productive manner becomes increasingly scarce, effective management of these resources is a challenge. of major importance. In this sense, drug information centers and services in a hospital setting are specialized units that aim to provide objective, relevant and updated information to meet the demand of the institution and professionals in health care. The general objective of the study is to audit the Drug Information Service inserted at Onofre Lopes University Hospital regarding its contribution to the practice of health care in the hospital community. To this end, the intelligence audit method proposed by Carvalho (2010) was applied, as it allows a holistic approach to all the elements necessary for the planning and evaluation of information units. This is a descriptive study with a qualitative and quantitative approach. The scope of the audit was defined from the perspective of the organization, while the aspects to be audited were related to the following components: actors; processes; information resources; and technologies. Regarding the authors, the informational behavior of health professionals (doctors, nurses and pharmacists) and their perception about the audited unit was verified, using the questionnaire as a tool for data collection. To analyze the information flow provided to users, a documentary analysis of the process was performed and compared to the information flow model proposed by the author Adriana Beal (2008). A situational analysis was performed using benchmarking to compare similar services in terms of structure and activities, which made it possible to identify the strengths and weaknesses of the unit. In general, the finding of the facts identified in the audit supported the elaboration of the guide for the implementation of the recommendations for improvements aimed at improving the service and its adequacy and adaptation to changes in the institution, its surroundings, and the users it is intended to serve.
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JOYANNE DE SOUZA MEDEIROS
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AÇÕES PARA PROMOÇÃO AO ACESSO ABERTO IMEDIATO À PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI: UM ESTUDO EMBASADO NA TEORIA DA AÇÃO RACIONAL
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Orientador : NANCY SANCHEZ TARRAGO
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MEMBROS DA BANCA :
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NANCY SANCHEZ TARRAGO
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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FERNANDO CÉSAR LIMA LEITE
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Data: 04/11/2019
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Esta dissertação tem como objetivo propor ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com finalidade descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Foram aplicados questionários e entrevistas aos alunos e professores, de modo que a interpretação dos resultados se deu à luz da Teoria da Ação Racional. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial para o questionário e, para as entrevistas, a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios.
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It addresses the perception of an academic community regarding the embargo of undergraduate thesis. It theoretical basis discusses the Information Management as a way of organizing information for its recovery, highlighting the Scientific Information Management in the perspective of dealing with information in this scope. It discusses scientific production emphasizing the need of disseminated among peers and society, the development of science and society come from this. From the perspective of the communication of the researches, it talks about Open Access as a global movement that seeks to the wide dissemination of research results, in order to promote equal access to information. It discourses the embargo of publication along with its practices and legal aspects that may justify this restriction. To do so, this research aims to describe the factors that influence the intention of the use of the embargo by the academic community of the Trairi Health Sciences Faculty of the Federal University Rio Grande Norte in the Digital Library of Monographs. From this, the specific objectives are based on identifying the subjective beliefs and norms of the academic community about the embargo; to know the intention and attitudes in favor of Open Access to the academic unit's course final paper; and to propose actions to sensitize the authors in order to understand the importance of the immediate availability of their research to society and the range of public that can be reached through Open Access. In this context, the question that guides this study translates in what factors can influence the intention of the use of the embargo in the final papers, in a public faculty? This research is descriptive in nature, with a quantitative approach, the study method chosen is survey research, and the instrument is the questionnaire. Finally, the Theory of Rational Action is used for the construction of the questionnaire and to subsidize the analysis of the results.
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SARA SALSA PAPALEO
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COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE SERVIDORES FRENTE À INTRODUÇÃO DE UM NOVO SISTEMA: Um estudo de caso em uma Universidade Pública
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Orientador : LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIANE BEZERRA PAIVA
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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Data: 19/11/2019
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A rotina administrativa da UFRN envolve a utilização de um conjunto de sistemas computacionais, incluindo o componente chamado Mesa Virtual, que foi incorporado recentemente para gerenciar processos eletrônicos e documentos. Este trabalho investigou o comportamento informacional dos servidores no que tange à utilização do Mesa Virtual. O comportamento informacional é uma das áreas nucleares da Ciência da Informação e estuda o modo como as pessoas lidam com a informação quando se deparam com necessidades informacionais. O objetivo geral proposto foi o de analisar o comportamento informacional dos servidores técnico-administrativos da UFRN frente à introdução da nova ferramenta tendo como base o modelo de Wilson (1981) e com vistas à elaboração de uma proposta de intervenção. Para alcançar o objetivo geral foram traçados objetivos específicos, ei-los: a) Entender as necessidades informacionais dos servidores com relação ao uso do sistema Mesa Virtual; b) Identificar os canais e fontes de informação mais utilizados pelos servidores; c) Caracterizar o processo de busca e uso da informações, identificando as práticas de busca e possíveis barreiras percebidas pelos servidores. Então, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com finalidade descritiva e de abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados 14 servidores técnicos administrativos e cujo material foi interpretado a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1979). Os resultados apontaram que as necessidades informacionais dos servidores não estão restritas à adaptação tecnológica; que eles recorrem a fontes diversificadas, incluindo pessoas como fontes de informação; e, que enfrentam barreiras tanto ambientais (expressivamente mais presentes), quanto pessoais e sociais. Assim, foi elaborada uma proposta de intervenção que sugere a inclusão de uma seção de Perguntas Frequentes; o desenvolvimento de uma Carta de Serviços, e, a disponibilização de uma equipe móvel para realizar capacitações nas unidades dos servidores.
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The Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) uses a set of computing systems applied to the necessary administrative tasks such as the Virtual Desk. This system was added recently and aims to manage electronic processes and documents. This work investigated Information behavior on behalf of UFRN staff regarding the use of the Virtual Desk system. Information behavior is one of the nuclear subjects in the realm of Information Science. It deals with studies related to the ways people interact with information when they have information needs. Thus, this work aims to analyze the UFRN's technical-administrative staff informational behavior regarding the introduction of the new tool based on Wilson's model (1981). This is also done aiming to elaborate an intervention proposal. To achieve the general objective, specific objectives were outlined, such as a) understanding staff´s informational needs regarding the use of the Virtual Desk system; b) Identify he most used information channels and sources of this public c) Characterize the process of searching and using information, identifying search practices and possible barriers perceived by users. An applied research with descriptive and qualitative approach was carried out. Interviews were done with 14 administrative technical staff. Data collection was analyzed considering content analysis proposed by Bardin (1979). Results showed that the staff´s informational needs are not restricted to technological adaptation. Staff draw information considering an array of information sources, including people. It was also seen that users face both environmental (expressively more present), personal and social barriers. Thus, an intervention proposal was elaborated that suggests the inclusion of a Frequently Asked Questions section; the development of a Letter of services, and the provision of a mobile team to perform training in server units.
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ALEX JOSÉ VELASCO NUNES
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GOVERNANÇA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO, DIREÇÃO E MONITORAMENTO UTILIZANDO O COBIT®5 NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
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Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
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Data: 29/11/2019
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Nos dias atuais, a Tecnologia da Informação é tida como ferramenta estratégica e de geração de valor no âmbito organizacional. Além disso, visa o aumento da competitividade, da transparência, da eficiência e da eficácia entre as organizações públicas ou privadas. Sabendo disso, estas organizações necessitam compreender como planejar e gerenciar a Tecnologia da Informação de forma eficiente, visando medir e agregar valor relacionado ao negócio, considerando o processo de tomada de decisão relacionado à Tecnologia da Informação. Para isso, a Governança de TI deve ser utilizada como ferramenta de gestão para dar o direcionamento e o suporte para que o processo alcance os objetivos estratégicos da organização. O objetivo deste estudo foi avaliar a Governança de TI, utilizando um método próprio, o qual foi possível verificar a percepção da capacidade dos processos e identificar a problemática a eles relacionada. A aplicação do método foi realizada na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e os processos elegidos para avaliação foram os de nível estratégico indicados no COBIT 5, que fazem parte do domínio EDM. O levantamento dos dados foi feito a partir de questionários que englobaram todos os servidores de TI da instituição. Após o levantamento dos dados, estes foram submetidos ao grupo focal composto apenas pelos diretores e o superintendente do setor de Tecnologia da Informação para validação e criação de um plano de ação. Dos itens analisados, foram encontradas oportunidades de melhorias nos domínios que tratam da garantia de definição e manutenção do modelo de governança, e da garantia da otimização do risco e de recursos relacionados à TI. Os principais pontos a serem melhorados estão contidos no plano de ações e, dentre eles, estão a criação de um sistema de recompensas, gerenciamento da gestão de riscos, atendimento das necessidades dos recursos de TI e a delegação de pessoas para execução da gestão de recursos de TI. O resultado confirma que o método utilizado para o levantamento dos dados se mostrou eficiente em face do reconhecimento demonstrado pelos gestores. Foram apontados ainda os processos que devem ser tratados para mitigar ameaças relevantes.
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Nowadays, Information Technology is considered as a strategic and value creation tool in the organizational scope. It also aims to increase competitiveness, transparency, efficiency and effectiveness between public or private organizations. Knowing this, these organizations need to understand how to plan and manage Information Technology efficiently, aiming to measure and add business-related value, considering the decision-making process related to Information Technology. To this end, IT Governance should be used as a management tool to provide direction and support for the process to achieve the organization's strategic objectives. The objective of this study was to evaluate IT Governance, using its own method, which was possible to verify the perception of the processes capacity and to identify the related problems. The application of the method was performed at the Federal Rural University of Semi-arid (UFERSA) and the processes selected for evaluation were those of strategic level indicated in COBIT 5, which are part of the EDM domain. The data collection was made from questionnaires that included all the IT servers of the institution. After collecting the data, they were submitted to the focus group composed only by the directors and the Information Technology sector superintendent for validation and creation of an action plan. Of the items analyzed, opportunities for improvement were found in the domains that deal with ensuring the definition and maintenance of the governance model, and ensuring the optimization of risk and IT-related resources. Key points for improvement are contained in the action plan and include the creation of a reward system, risk management management, meeting IT resource needs and delegating people to perform resource management. from you. The result confirms that the method used for data collection proved to be efficient in view of the recognition shown by managers. The processes that should be addressed to mitigate relevant threats were also pointed out.
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DAYANY RIBEIRO DE OLIVEIRA
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ANÁLISE E PROPOSIÇÕES DE MELHORIAS NO MÓDULO CENTRAL DE ESTÁGIOS: estudo aplicado à Coordenação de Engenharia de Produção da UFRN
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Orientador : WATTSON JOSE SAENZ PERALES
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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WAGNER JUNQUEIRA
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WATTSON JOSE SAENZ PERALES
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Data: 29/11/2019
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A UFRN é uma organização complexa e de múltiplas atividades administrativas, portanto, diversas informações e processos a compõem. Para dar suporte a esses processos, sistemas de informação computacionais foram criados. Um desses é o Módulo Central de Estágios, que foi incorporado no ano de 2016 para gerenciar processos de acompanhamento de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios. Este trabalho investigou a eficácia do uso do Módulo Central de Estágio no gerenciamento do processo de acompanhamento de estágios da UFRN e teve como unidade de análise a Coordenação da Graduação em Engenharia de Produção. O objetivo geral proposto foi o de reestruturar os procedimentos e sugerir adaptações no Módulo Central de Estágio tendo como base o modelo de Beal (2012). Para alcançar o objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o fluxo informacional existente do processo de estágio na CGEP; b) Verificar as necessidades de informação tática (gerencial); c) Identificar as lacunas entre processo de estágio na CGEP e o Módulo de Estágio. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa, na qual foram aplicados: análise documental, entrevista semiestruturada, grupo focal e mapeamento de processo. O material coletado foi interpretado a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1979). Os resultados apontaram que: (a) existem incompatibilidade entre o processo de estágio da CGEP e o Módulo; (b) é necessário descrever e publicizar os fluxos informacionais e processuais que envolvem os estágios; (c) é preciso inserir funcionalidades no Módulo, as quais precisam ser melhor disseminadas. Assim, foram elaboradas propostas de intervenção que sugerem a organização e divulgação dos processos e informações relacionados ao estágio em um fluxograma; modificações na planilha controle geral da CGEP; e alterações no Módulo Central de Estágio.
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The UFRN is a complex organization with multiple administrative activities, therefore, diverse information and processes compose it. To support these processes, computer information systems were created. One of these is the Central Internship Module, which was incorporated in 2016 to manage compulsory and non-compulsory curricular internship follow-up processes. This work investigated the effectiveness of the use of the Central Internship Module in the management of the UFRN internship monitoring process and had as its unit of analysis the Coordination of the Graduation in Production Engineering. The proposed general objective was to restructure the procedures and suggest adaptations in the Central Internship Module based on the Beal (2012) model. To achieve the general objective, the following specific objectives were set: a) Describe the existing informational flow of the internship process at CGEP; b) Verify the needs of tactical (managerial) information; c) Identify the gaps between the internship process at CGEP and the Internship Module. In view of this, an applied research, descriptive and qualitative approach was performed, in which were applied: document analysis, semi-structured interview, focus group and process mapping. The collected material was interpreted from the content analysis proposed by Bardin (1979). The results indicated that: (a) there is incompatibility between the CGEP internship process and the Module; (b) it is necessary to describe and publicize the informational and procedural flows that involve the stages; (c) it is necessary to insert functionalities in the Module, which need to be better disseminated. Thus, intervention proposals were prepared that suggest the organization and dissemination of the processes and information related to the internship in a flowchart; modifications to the general control spreadsheet of CGEP; and changes to the Central Stage Module.
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STHONE ARRUDA NEVES RAMALHO
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DIAGNÓSTICO ARQUIVÍSTICO: ESTUDO DE CASO NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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Data: 05/12/2019
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Ao longo de sua trajetória, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN vem produzindo e acumulando grande quantidade de informações que refletem sua estrutura organizacional e, consequentemente, resulta em um grande volume de documentos arquivísticos. Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver um diagnóstico arquivístico do Arquivo Geral da UFRN. A fim de alcançá-lo, desenvolveu-se uma reflexão teórica sobre a Arquivologia a partir de seus conceitos e princípios; sobre arquivos universitários enquanto arquivos especializados; apresenta um panorama sobre a gestão de documentos no contexto internacional e no cenário brasileiro; e promove considerações sobre o diagnóstico em arquivos e sua relevância para a gestão de documentos. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, realizada através de um estudo de caso mediante observação participante e entrevista semiestruturada. Observou-se que as práticas e procedimentos referentes à gestão de documentos no Arquivo Geral não encontram-se em pleno cumprimento aos preceitos arquivísticos, assim como verificou-se outros elementos em desacordo com o que considera-se o ideal para uma unidade central de arquivos. Além disso, foram identificados problemas na estrutura física, na organização dos documentos e limitação de pessoal na equipe técnica. Para tanto, foi elaborada uma proposta de intervenção, em forma de recomendações, com a finalidade sanar alguns problemas verificados e promover melhorias de procedimentos e técnicas.
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The Federal University of Rio Grande do Norte has been producing and accumulating over the years a large volume of information that reflects its organizational structure. This makes a large number of records. The aim of this research was to develop an archival diagnosis of the General Archive of UFRN. In order to achieve this it was developed a theoretical reflection about Archivology concepts and principles, also about university archives as specialized archives; an overview of record management considering international context and Brazilian scenario was presented and some considerations about file diagnosis and their relevance to record management were set. This work consists of a descriptive and applied research with qualitative and quantitative approach, conducted through a case study. Participant observation and semi-structured interview were carried out. It was observed that the practices and procedures related to record management in the General Archives are not in full compliance with the archival precepts. Other elements also differed with what is considered ideal for a central file unit. Moreover problems were identified in physical structure, records organization and in limitation of technical staff. In order to remedy some of those problems and to promote improvements in procedures and techniques, an intervention proposal was made in the form of recommendations.
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LEONARDO DOS SANTOS ARAUJO
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PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DA VISIBILIDADE E DO ACESSO À PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ESCOLA DE GOVERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : FERNANDO LUIZ VECHIATO
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO LUIZ VECHIATO
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MILTON SHINTAKU
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Data: 11/12/2019
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A sociedade, em toda a sua história, buscou preencher suas lacunas informacionais com o objetivo de compreender os ambientes que vivem, resolver seus problemas, e criar produtos e serviços. Contudo, consciente da carência quanto a esse aspecto, ela passou a demandar, de forma crescente, informações das diferentes fontes e ambientes informacionais existentes. Concomitantemente, essa sociedade passou a exigir uma Administração Pública cada vez mais eficiente, eficaz e efetiva. A maior visibilidade e facilidade de acesso à informação e ao conhecimento tornaram-se aliados importantes do Estado no processo de melhoria de seus serviços e, consequentemente, de atendimento das requisições da sociedade. Entretanto, muitas vezes ocorre desses recursos não estarem disponíveis para a sociedade e para o Poder Público. Diante desse cenário, eleva-se como imprescindível desenvolver estudos que promovam a aproximação entre as pessoas, as organizações, as informações e os conhecimentos explícitos no Poder Legislativo, especificamente, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e propor possíveis soluções que proporcionem maiores visibilidade e acesso à informação e ao conhecimento desenvolvido e inclusos nas produções acadêmicas da Escola da Assembleia, especificamente dos trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, buscando a disseminação desses que estão desconhecidos ou conhecidos, porém inacessíveis. Para atingir a finalidade proposta, a investigação, de abordagem qualitativa, utilizou a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso como métodos de investigação. Foram definidos, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, o questionário e a entrevista. A análise dos dados foi realizada mediante a utilização da metodologia de análise de conteúdo e de técnicas como a análise categorial e a triangulação de dados. Como resultado da investigação, entendeu-se que o desenvolvimento de uma biblioteca digital para essa Casa Legislativa, o desenvolvimento de uma biblioteca digital para o Poder Legislativo e a extensão do Projeto LexML são soluções viáveis para as ampliações da visibilidade e do acesso às informações e aos conhecimentos tão intrínsecos desse Poder e, consequentemente, para o seu fortalecimento.
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Society throughout its history has sought to fill its informational gaps in order to understand living environments, solve their problems, and create products and services. However, aware of the lack of this aspect, it began to increasingly demand information from different sources and existing informational environments. At the same time, this society began to demand an increasingly efficient, effective and effective Public Administration. The greater visibility and ease of access to information and knowledge have become important allies of the state in the process of improving its services and, consequently, meeting the requirements of society. However, it often happens that these resources are not available to society and the Government. Given this scenario, it is essential to develop studies that promote the approximation between people, organizations, information and explicit knowledge in the legislative branch, specifically in the Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. In this sense, this research aims to investigate and propose possible solutions that provide greater visibility and access to information and knowledge developed and included in the academic productions of the Escola da Assembleia, specifically the completion of postgraduate course, seeking the dissemination of those who are unknown or known but inaccessible. To achieve the proposed purpose, the qualitative research used bibliographic research, documentary research and case study as research methods. Data collection instruments were documentary research, questionnaire and interview. Data analysis was performed using content analysis methodology and techniques such as categorical analysis and data triangulation. As a result of the research, it was understood that the development of a digital library for this a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, the development of a digital library for the legislative branch and the extension of the Projeto LexML are viable solutions for increasing visibility and access to information and to the intrinsic knowledge of this branch and, consequently, to its strengthening.
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