Docente do GEOPROF publica dossiê sobre musicalidade da América Latina

Evidenciando um conjunto de trabalhos musicais produzidos nos países sul-americanos nas últimas décadas, o professor do curso de Geografia da UFRN Alessandro Dozena publicou um dossiê com o título Geografia e Musicalidades da América Latina na sexta edição da Revista Punto Sur, em Buenos Aires. O projeto foi coordenado por Alessandro Dozena ao lado dos professores Agustín Arosteguy, da Universidade de Buenos Aires (UBA), Lucas Panitz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Julia Andrade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Uma coleção de cenas musicais em grafite e aquarela do artista Edgar Fonseca compõe a capa do dossiê. Diante de uma roda de choro no Rio de Janeiro, Edgar retratou músicos em plena performance. Para a sua quinta edição, a revista preparou o dossiê temático sobre sobre o tema, com o objetivo de promover reflexões acerca das relações dessas duas esferas.

A partir de uma iniciativa do Comitê Editorial da Revista Punto Sur, em 2019, Alessandro Dozena foi convidado a participar da organização do dossiê em conjunto com outros três pesquisadores de universidades do Brasil e da Argentina. Punto Sur é a publicação mais recente do Instituto de Geografia da UBA e propõe ser incentivadora de debate e propostas em torno da ampla variedade de questões e problemas que atualmente compõem o campo da geografia.

Com o propósito de colocar em diálogo os discursos artísticos e geográficos, o dossiê estabelece encaminhamentos àquilo que impede os sons e as músicas de derivar em outras direções. “Acreditamos que a América Latina, por sua rica cultura musical, inovadora e transcultural, ligada aos saberes étnicos, mas também aos movimentos globais da sociedade, nos oferece um terreno fértil para a compreensão renovada das dinâmicas espaciais e culturais”, pontua Alessandro.

Via: Tainah Lucena – Agecom/UFRN.

Notícia cadastrada em: 16/11/2022 07:50