Apresentação

A proposta de um programa de Mestrado Profissional em Geografia decorre prioritariamente da necessidade de qualificação continuada para docentes que atuam na rede básica de ensino e que, ao longo do tempo, têm adquirido formação em nível de graduação e se inserido no mercado de trabalho, mas não dispõem, no âmbito estadual, de uma qualificação stricto sensu.

 

Criado em 2014, pela Resolução CONSEPE Nº 086/2014, de 29 de maio, o Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF) é um curso presencial ofertado pela UFRN, estando em sintonia com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional no que se refere à política de interiorização e de expansão do ensino de pós-graduação e das ações integradoras com os cursos de graduação, estimulando a produção do conhecimento. O curso visa atender às demandas de formação continuada prioritariamente para professores de Geografia da rede básica de ensino, que atuam no território do Rio Grande do Norte e em estados da federação.

 

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado Profissional, de acordo com os critérios de avaliação da CAPES, possui Nota 4.

 

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa


Área de Concentração: Ensino de Geografia

Descrição: Na formação continuada do professor que atua na educação básica em Geografia é fundamental o aprofundamento das questões referentes à dinâmica espacial relacionando-a às especificidades que são pertinentes ao ensino. A concentração de estudos que favoreça o desenvolvimento de diferentes concepções teórico-práticas vinculadas ao ensino da Geografia escolar contribui para a construção de conhecimentos que reflitam sobre experiências e processos dessa área e a elaboração de produtos educacionais.

 

Linha de Pesquisa I: Saberes geográficos no espaço escolar

Descrição: Esta linha visa desenvolver estudos e produtos sobre o processo de ensino aprendizagem de Geografia, relacionados aos saberes e práticas escolares, cujo foco recai sobre: currículo, formação docente e discente, docente, material teorias e práxis didático e avaliação.    

 

Linha de Pesquisa II: Metodologia do Ensino de Geografia

Descrição: Esta linha visa desenvolver estudos e produtos sobre o processo de ensino aprendizagem de Geografia, relacionados às metodologias de ensino, com ênfase em linguagens, objetos de aprendizagem e tecnologias educacionais.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao