Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLANO JONH DA SILVA MATIAS

DISCENTE : ELLANO JONH DA SILVA MATIAS
DATA : 17/01/2022

O ENSINO HÍBRIDO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)

Ensino-aprendizagem de Geografia, ensino híbrido, tecnologias digitais da informação e da comunicação.

A sociedade tem passado por diversas transformações devido aos avanços tecnológicos e, no ambiente educacional, não tem sido diferente, com a implementação de novas formas de ensinar e aprender por meio da utilização de tecnologias, que auxiliam na melhoria do ensino-aprendizagem. A escola, como agente social transformador, vem aderindo às novas tecnologias e práticas educativas para atender às demandas da sociedade contemporânea. Nesse contexto, o professor tem papel fundamental para mediar a construção do conhecimento possibilitando que o estudante seja protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Um dos desafios educacionais do século XXI é desenvolver metodologias inovadoras que possam facilitar a aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, a fim de possibilitar ao estudante a criticidade, a reflexão e a transformação da sua realidade socioespacial. Nesse sentido, há esforços por ultrapassar metodologias fundamentadas na mera reprodução de conhecimentos, as quais foram predominantes durante séculos na Educação brasileira, detidamente, no ensino de Geografia. Essa mudança é orientada em documentos curriculares nacionais, buscando ressignificar a prática do docente e a produção de conhecimentos pelo discente. Na prática que exercemos na docência em Geografia, observamos que vários professores têm encontrado dificuldades para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem em Geografia, devido a inúmeros fatores, como a sobrecarga de habilidades, competências e conteúdos que devem ser aprendidos pelo estudante seguindo-se as orientações curriculares nacionais. Para o desencadeamento do ensino híbrido, tais dificuldades podem ser ainda maiores. Assim sendo, neste trabalho, objetivamos analisar o desenvolvimento de processo educacional em Geografia com a utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), na perspectiva do ensino híbrido, em escolas públicas de Mossoró (RN), com a finalidade da produção de cartilha para orientar o ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental II. Destacamos o seguinte problema para investigação: como a utilização das TDIC pode contribuir para o desenvolvimento do ensino híbrido no processo educacional em Geografia? As reflexões e análises mirando o desvendar dessa questão serão realizadas conforme a realidade do ensino de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Mossoró, devido ao fato de ser esta a nossa realidade profissional.

Presidente - 1804177 - DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Interna - 455.207.634-53 - MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAÚJO - IFRN