Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS SANTOS

DISCENTE : MARIA DAS GRAÇAS DE MEDEIROS SANTOS
DATA : 31/01/2022
ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE CRUZETA (RN)

Ensino-aprendizagem de Geografia. Atlas escolar municipal. Cruzeta (RN).

A Cartografia é um saber importante para apoiar o ensino-aprendizagem de Geografia (ABREU, 2006), contribuindo para a análise da dinâmica sócio-espacial (SOUZA, 2013), por intermédio da representação cartográfica do espaço geográfico em mapa, planta, croqui ou outras formas de representação cartográfica. A compreensão da representação cartográfica do espaço geográfico pode significar para o estudante o aprendizado da dinâmica sócio-espacial vivenciada por ele, considerando-se a totalidade dos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais e de conexões geográficas. Assim, Honda e Bueno (2016) destacam a pertinência de se trabalhar com o conceito de lugar no ensino-aprendizagem de Geografia, inclusive, nos momentos de compreensão da representação cartográfica do espaço geográfico. A Geografia é caracterizada por conceitos fundamentais à sua epistemologia, juntamente com o seu objeto de estudo que é o espaço geográfico. Esses conceitos são território, região, paisagem e lugar (SOUZA, 2013; CLAVAL, 2014), os quais marcam historicamente as análises realizadas acerca de diferentes realidades sócio-espaciais. Desses conceitos, o que é diretamente relacionado à existência cotidiana no espaço é o lugar, sendo, por isso, entendido como o espaço vivido (TUAN, 2012) por meio das ações humanas e relações sociais, caracterizado pela afetividade e pelas conexões da escala geográfica imediata com outras escalas, como a regional, a estadual e a nacional, mas também escalas internacionais. O trabalho com o conceito de lugar no ensino-aprendizagem de Geografia possibilita a análise sócio-espacial de modo contextualizado, sem que o processo educacional seja limitado à abordagens genéricas acerca do espaço, com destaque para realidades distantes das vivenciadas pelo discente. Estudar Geografia por meio da análise do lugar pode possibilitar ao estudante a aprendizagem com significado, isto é, a compreensão do espaço na sua totalidade e complexidade de escalas geográficas, de modo concatenado com a dinâmica do espaço vivido, fato imprescindível, a nosso ver, para a definição do espaço e do lugar pelo estudante, enquanto etapa fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, é pertinente que o ensino-aprendizagem de Geografia seja desenvolvido com a utilização de materiais didáticos que deem conta também do lugar. Desse modo, a conexão entre a Geografia e a Cartografia é profícua para a aprendizagem com significado. Conforme Sampaio e Sampaio (2011, 2014), a contextualização do ensino-aprendizagem de Geografia na perspectiva do lugar é estratégia teórico-metodológica imprescindível para o entendimento de determinados saberes, como os relacionados à Cartografia, pois, a compreensão da importância da representação cartográfica do espaço para a análise da dinâmica sócio-espacial vivenciada é conhecimento fundamental para que o estudante saiba também como se fazer essa representação e como interpretá-la. Aguiar (2012), Melo (2014) e Oliveira (2014) afirmam que tal entendimento deve ser trabalhado com destaque no Ensino Fundamental, pois, é nesse nível educacional que o estudante deve aprender as diversas linguagens cartográficas e as suas utilizações para a representação e análise do lugar. Com esse aprendizado, o discente se torna competente e habilidoso para, no Ensino Médio, realizar reflexões, análises e definições no sentido da compreensão contextualizada e crítica do espaço, mirando a formação para o exercício da cidadania. Nesses termos, para apoiar o ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental tem-se como interessante material didático o atlas municipal (AGUIAR, 2003; LESSANN, 2011), cujo conteúdo deve tratar do conceito de lugar e da representação cartográfica do espaço vivido, além de representar e possibilitar a interpretação da totalidade da dinâmica sócio-espacial vivenciada no contexto da coexistência imediata e conectada à outros âmbitos geográficos (OLIVEIRA, 2003; SILVA; COMPIANI, 2005; LASTÓRIA, 2007; MARTINELLI, 2008; BUENO, 2008; CASTELLAR, 2011; GERON; FRANCISCHETT, 2015). Esse material didático, se conectado a outros, como o livro didático adotado pela escola e outros atlas – referentes às escalas nacional e/ou estadual –, pode contribuir com a aprendizagem do espaço geográfico de maneiras reflexiva e analítica, isto é, proporcionando que o discente compreenda o espaço como objeto de estudo da Geografia e o defina segundo a realidade vivenciada por ele, assim como analise essa realidade quanto aos seus problemas e potencialidades, considerando ações que podem ser realizadas no sentido de necessárias transformações da produção do espaço, mirando o bem-estar social (SIMIELLI, 2015). Assim, nesta pesquisa estamos produzindo atlas escolar municipal de Cruzeta (RN) para ser utilizado no ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental. A escolha de Cruzeta se deve ao fato de esse ser o nosso município de origem e de, assim, o conhecermos e nos identificarmos com ele. Destarte, intentamos que o produto da pesquisa possa contribuir com o ensino-aprendizagem de Geografia acerca do referido município, de modos contextualizado, reflexivo e analítico.

Presidente - 1804177 - DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Interno - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA