Banca de DEFESA: AURINÉIA CÂNDIDA DOS SANTOS

DISCENTE : AURINÉIA CÂNDIDA DOS SANTOS
DATA : 18/12/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia - CCHLA - UFRN

Formação de Professores na Modalidade a Distância: itinerários da licenciatura em geografia na UFRN

EaD, Formação de Professor, Ensino a Distância.

As abordagens sobre o tema formação professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista, as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial da temática em questão. Este trabalho foi produzido com o objetivo de analisar o processo de formação de professores na modalidade à distância na UFRN, enfatizando a Licenciatura em Geografia, para isso, o estudo delineou-se sobre a trajetória da formação de professores em EaD no contexto nacional e na UFRN. A metodologia utilizada nesta pesquisa, abrangeu 2 procedimentos técnicos: pesquisa documental e pesquisa bibliográfica e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa na UFRN abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, que demarca, respectivamente, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de licenciatura em geografia a distância. Dos resultados obtidos da pesquisa, pode-se ver que apesar de ter progredido muito na estruturação da oferta de cursos de licenciatura em geografia a distância, através da criação da SEDIS entre outras atividades importantes adotada pela universidade, a UFRN ainda precisa corrigir problemas pontuais que não são exclusividade dela mas afeta na eficácia da formação do discente, como: altos índices de evasão e insuficientes matriculas.

Interno - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Externo à Instituição - EVANEIDE MARIA DE MELO - IFRN