Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA CARLA NÓBREGA DE AZEVEDO

DISCENTE : ANDRESSA CARLA NÓBREGA DE AZEVEDO
DATA : 23/03/2018
LOCAL: Auditório da Pós – Graduação – Geoprof – Ceres - UFRN

Timbaúba dos Batistas: a história e a geografia do lugar

Lugar, Paisagem, Livro didático e Ensino de Geografia

A Geografia Escolar tem como princípio oferecer ao aluno a capacidade de realizar uma leitura de mundo, e que esta vai se concretizando ao longo do ensino básico, mas para isso o ponto de partida é considerar a realidade vivida pelo educando. Com base nessa premissa o presente trabalho a ser apresentado, tem por objetivo a produção de livro didático voltado para o ensino fundamental. A pesquisa ora realizada problematiza o ensino de Geografia na perspectiva do lugar, considerando a história e a geografia de Timbaúba dos Batistas como conteúdo para a produção do livro. Nesse sentido, a investigação está sendo norteada pelas seguintes interrogações: Como se deu o processo de formação e de expansão urbana do Município de Timbaúba dos Batistas? Quais os aspectos físicos do município no que concerne clima, vegetação, relevo e hidrografia? Como se caracteriza o município em termos demográficos e econômicos? Quais as principais manifestações culturais existentes no município?

O referido produto tem como propósito aproximar o ensino de geografia com a realidade vivida pelos alunos que estudam no município de Timbaúba dos Batistas- RN, uma vez que no referido município não existe nenhum de tipo de literatura apropriada para o ensino que contemplem a história e a geografia do lugar. Quanto a metodologia, consiste na coleta de informações a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo que possam dar consistência aos conteúdos do futuro livro. Com isso espera-se que o referido produto possa diminuir a lacuna que existe entre o que se aprende em geografia e o que se vive e contribuir para melhoria das práticas pedagógicas

Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 2085238 - JEANE MEDEIROS SILVA