Banca de DEFESA: IZABEL CRISTINA DA SILVA

DATA : 18/05/2017
LOCAL: UFRN- Ceres Caicó, prédio de pós-graduação, laboratório de ensino

LIVRO PARADIDÁTICO: UMA PORTA ABERTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Livro Paradidático. Leitura. Geografia.

Este trabalho tem como objetivo apresentar como se deu a elaboração do livro paradidático O Castigo Veio a Cavalo, um material didático que possibilita ao professor de Geografia trabalhar os conteúdos da referida disciplina, além dos conceitos de lugar e paisagem, por meio de uma perspectiva regional. Assim, parte-se do pressuposto de que a leitura escrita é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, além da relevância de se levar em consideração a vivência do aluno. Cabe destacar que os livros paradidáticos são materiais que praticamente não são utilizados pelos docentes de Geografia. Embora saibam da existência deles no contexto escolar e de suas possibilidades de uso, ainda não conseguem inseri-los no ambiente de sala de aula. Dessa maneira, foi elaborado um material a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores de Geografia. Produziu-se, assim, uma obra na qual a personagem Beli narra sua aventura com seus amigos Léo e Tajuba pela Região do Seridó Potiguar. No percurso dessa jornada, os alunos leitores vão descobrir aspectos econômicos, culturais, sociais e históricos da Região do Seridó, que darão subsídio para o professor trabalhar os conteúdos e conceitos da Geografia abordados no 6º ano do Ensino Fundamental. Levaram-se em consideração os atrativos que aguçam os alunos na escolha de um livro, além de usar uma linguagem menos formal. Para o educador, preparou-se uma proposta metodológica a partir do enredo do livro, mas cabe ressaltar que não é um receituário, posto que a melhor estratégia é aquela que conduz o aluno ao aprendizado, de modo que o professor é quem conhece a realidade dos seus alunos. Por fim, esperamos que esse livro contribua para o processo de ensino-aprendizagem da Geografia, incentivando os docentes a utilizar esse recurso didático.

Interno - 1804195 - GLEYDSON PINHEIRO ALBANO
Interno - 2085238 - JEANE MEDEIROS SILVA