Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO CLÉSIO MEDEIROS DANTAS DE ARAÚJO

DATA : 28/11/2016
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CERES

CARTILHA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA: A GEOGRAFIA DO SAL

Ensino de Geografia; material paradidático; litoral semiárido; economia do RN; sal marinho.

Este trabalho propõe a implementação do tema “sal marinho” no currículo escolar de uma determinada região: o litoral setentrional do estado do rio Grande do Norte, onde se localizam os municípios com a maior produção salineira do Brasil. Essa proposta se dará por meio de uma instrumentação didática-pedagógica textual para o ensino de Geografia, explanando-se os temas desse conteúdo de forma interdisciplinar e transversal. A pesquisa partiu de observações empíricas em relação a temática da indústria salineira que envolve vários conteúdos trabalhados no componente curricular Geografia (e também biologia e química) que poderiam ser trabalhados por professores da educação básica. Como local de aplicação e avaliação, foi escolhida a Escola Estadual Clara Tetéo, localizada no município de Macau-RN. Primeiramente foram realizadas reuniões com a coordenação pedagógica (diretoria, coordenador e professores), seguidas da elaboração de parte do material didático-textual (produto educacional proposto), o qual se deu a partir de um processo construtivo e dialogado ao longo de 04 (quatro) oficinas didática-pedagógicas com alunos do ensino médio. Nessas oficinas foram discutidos conteúdos associados diretamente ao tema proposto, como a importância histórica, ambiental, econômica e cultural das salinas da região. Finalizando-se com uma aula de campo na Salina Unidos (Macau-RN). Durante a última oficina, foi apresentado o conteúdo da cartilha, onde em um primeiro momento realizou-se a exposição oral multimídia dialogada, e em seguida, com a realização de um quiz (jogo de perguntas e respostas) como estratégia para incentivar o interesse e a participação dos alunos pela dinâmica. Visando potencializar a participação dos alunos na discussão sobre o tema, foram utilizadas as seguintes ferramentas virtuais: grupo no aplicativo WhatsApp, um blog “Caminhos do Sal” e uma fanpage na rede social Facebook como meios para hospedagem das informações, relatos das atividades e interação entre os alunos envolvidos e demais usuários que tenham interesse por esse trabalho. As intervenções realizadas na escola confirmaram a subutilização da temática nas aulas de Geografia, possibilitando uma ampla discussão sobre sua inserção no currículo escolar. Verificou-se que através do tema escolhido para esse trabalho, as diversas categorias de análises espaciais podem ser estudadas de forma que haja uma interação e uma transversalidade entre os conhecimentos prévios dos alunos, firmados a partir de seu lugar de vivência, com os principais acontecimentos, fenômenos e transformações do Espaço Geográfico nas escalas regional, nacional e global, dentro dos conteúdos, habilidades e competências esperados para a formação dos estudantes.

Presidente - 2966354 - DIÓGENES FÉLIX DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - GLAIRTON CARDOSO ROCHA - IFPI
Interno - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Notícia cadastrada em: 14/11/2016 16:52