Banca de DEFESA: PERLA SONALY BISPO ARAUJO

DISCENTE : PERLA SONALY BISPO ARAUJO
DATA : 27/02/2024
LOCAL: google meet - https://meet.google.com/wif-wcyq-vyc

MELHORIA DA QUALIDADE NO MONITORAMENTO DE INDICADORES DE SEPSE EM UM HOSPITAL DA PARAÍBA

Sepse; Melhoria da Qualidade; Indicadores em saúde.

Introdução: A Sepse é uma doença complexa e extremamente grave, ameaçadora à vida e um relevante problema de saúde pública, o qual tem potencial elevado de mortalidade, sendo a principal causa de morte por infecção. Objetivo: Melhorar a qualidade do monitoramento dos indicadores relacionados à sepse num hospital de emergência e trauma, no município de Campina Grande-PB. Metodologia: Trata-se um estudo observacional descritivo com análise de série temporal dos indicadores de sepse, a partir de um ciclo de melhorias. O universo do estudo foi composto por todos os pacientes internados no hospital com diagnóstico ou suspeita de sepse no período de fevereiro de 2022 a janeiro de 2023. Coletou-se dados relacionados à coleta de lactato, coleta de hemocultura e início da antibiotico terapia, bem como dados da letalidade relacionada à sepse. À medida que a coleta foi ocorrendo desenvolveram-se atividades para a melhoria dos indicadores, as quais incluiram à equipe da do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas Assitência à Saúde e os profissionais de saúde envolvidos na assistência direta dos pacientes com sepse do hospital em estudo. A análise dos dados foi apresentada em forma de quadros, tabela e gráficos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP) (CAAE: 68120623.4.0000.5292). Resultados: O estudo foi realizado com dados de 960 prontuários. Os níveis de cumprimento dos critérios: coleta de lactato e coleta de hemocultura apresentaram baixa taxa de adesão, o critério terapia antimicrobiana obteve melhor desempenho na adesão ao Protocolo. A taxa de letalidade apresentou variação divergente, mas obteve uma média de 47%. Após as intervenções evidenciaram-se resultados mais satisfatórios, e as melhorias coincidiram com mudanças nas estratégias de intervenção no ciclo de melhoria. Conclusão: Os dados desse estudo evidenciaram problemas nos níveis de qualidade associados à adesão às medidas assistenciais recomendadas no Protocolo de Sepse. Embora as intervenções de melhoria não tenham atingido as metas esperadas, a execução do ciclo de melhoria foi significativa na alteração das estratégias de intervenção relacionadas à gestão de qualidade e na organização do monitoramento dos indicadores de sepse. Os achados revelam a importância contínua de avaliação e aprimoramento das práticas em saúde de modo a garantir uma prestação de cuidados eficiente.

Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Interna - 1222022 - CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA