Banca de DEFESA: JOSÉ FERREIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ FERREIRA LIMA
DATA : 28/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

MELHORIA DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DO CIRCUITO CIRÚRGICO


PALAVRAS-CHAVES:

Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, Melhoria da Qualidade, Qualidade da Assistência à Saúde.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Introdução: Os procedimentos cirúrgicos podem ser os responsáveis pela melhora na qualidade de vida de milhares de brasileiros que necessitam dessa intervenção para resolver os seus problemas de saúde. Todavia, até que se consiga realizá-lo, uma série de obstáculos surgem no percurso por uma fila virtual, que envolve diferentes etapas, muitas idas e vindas à unidade de saúde que será responsável pela realização do procedimento, esperas, angústias, esperança, chateações e desencontros. Muitos dos problemas são causados pela dificuldade em se estabelecer um processo de comunicação assertiva no circuito cirúrgico, tanto entre profissionais e pacientes, como também entre as diversas áreas envolvidas. No hospital universitário alvo do campo do estudo, o prontuário é no formato híbrido (parte eletrônica e parte documental), o que dificulta o processo de comunicação, pois não havia nada que norteie o fluxo ou padronize as informações. Haviam profissionais que registram no sistema informatizado do prontuário e outros preenchem as informações em fichas de solicitações ou até mesmo em “pedaços de papel” para que o paciente possa entregar a outra equipe que organizará a próxima etapa do atendimento.  Objetivo: Melhorar os processos que compõem o Circuito Cirúrgico de um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, com delineamento quase experimental, tipo antes-depois e sem grupo controle, para a melhoria da qualidade nos processos de comunicação dentro do circuito cirúrgico. Resultados: Para enfrentar esse problema, tornou-se necessário desenvolver estratégias de intervenção com foco na gestão da qualidade em saúde, com avaliações do antes e depois para quantificar o grau de melhoria alcançado, além de se construir protocolo, fluxograma do processo e uma matriz de riscos do caminho percorrido pelo paciente para se melhorar a comunicação efetiva, sobretudo no Ambulatório do hospital, onde acontecem as etapas pré-cirúrgicas. Foram realizadas duas avaliações de quatro critérios, um sendo o cadastro do Cartão Nacional de Saúde no sistema informatizado AGHU e os outros três se tratando do registro das informações no prontuário eletrônico. Observou-se que, em números absolutos, houve 44 não cumprimentos na primeira avaliação, contra 19 da segunda avaliação, contabilizando uma redução 25 “defeitos de qualidade”. Isso representou uma melhoria absoluta de 56,81% através do ciclo de melhoria. Conclusão: A aplicação do ciclo de melhoria dos processos no Circuito Cirúrgico demostrou ser uma ferramenta de qualidade útil e efetiva, altamente recomendada para serviços de saúde de quaisquer tipo. A melhoria significativa conseguida na maioria dos critérios de qualidade proporcionou a inclusão de boas práticas no registro das informações no prontuário eletrônico, minimizando riscos existentes que poderiam atrasar as etapas no Circuito, evitando maiores atrasos na resolução do problema de saúde das pacientes.   


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.321.701-** - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - UECE
Interno - ***.028.804-** - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Externa à Instituição - SUSANA CECAGNO - UFPel
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 10:33
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