Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA BEATRIZ DE MORAIS ARCANJO LIMA

DISCENTE : PAULA BEATRIZ DE MORAIS ARCANJO LIMA
DATA : 21/09/2023
LOCAL: Sala de reuniões no. 2 do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC)

Melhoria da qualidade da assistência ao parto com ênfase na Lista de Verificação para Partos Seguros (LVPS) da OMS em maternidade do Rio Grande do Norte, Brasil

Mortalidade Materna, Mortalidade Neonatal, Gestão em Saúde

Entre 1990 e 2015 houve uma redução de 44% na mortalidade materna, porém com o advento da COVID-19 houve uma regressão desses indicadores na região da América Latina e Caribe de 20 anos. Atualmente está estabelecida como meta do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, a redução global da mortalidade materna para menos de 70 a cada 100 mil nascidos vivos até 2030, pois quando uma mulher morre traz impactos negativos pra sua família, comunidade e sociedade e a para a mortalidade neonatal 12 a cada 1 mil nascidos vivos. (OPAS, 2023). A OMS pensando em maneiras de colocar em prática ações em saúde baseadas em evidências elaborou a Lista de Verificação para o Parto Seguro (LVPS) (OMS, 2017). Objetivo: avaliar os efeitos LVPS da OMS na assistência ao parto em uma maternidade de alto risco do Nordeste brasileiro. Os indicadores que serão avaliados serão os de boas práticas, de eventos adversos na mãe e recém-nascido e os indicadores compostos de eventos adversos. Para a coleta de dados será utilizado o software Qualiparto desenvolvido pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com recursos do grupo de pesquisa do QualiSaúde e Instituto Metrópole Digital para ajudar justamente no monitoramento da qualidade da assistência ao parto e nascimento (SOUSA, 2020). Resultados parciais: Foram coletados dados de 355 partos do período de dezembro de 2022 a maio de 2023. O percentual médio de cumprimento de boas práticas foi de 57.3%, sendo a boa prática materna com melhor nível de cumprimento admnistração de ocitocina 87.5% e neonatal com maior porcentagem administração de vitamina K anterior a implementação da LVPS, enquanto o índice de resultados adversos foi de 9.3%, sendo o evento adverso mais frequente neonatal e materno internação em unidade de terapia intensiva.

Presidente - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Interna - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS