Banca de DEFESA: LUCIANA SILVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA SILVEIRA DA SILVA
DATA : 29/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: On-line
TÍTULO:

MELHORIA DA COMUNICAÇÃO INTERSETORIAL NO PROCESSO PERIOPERATÓRIO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação; Segurança do Paciente; Melhoria de Qualidade; Qualidade da assistência a saúde


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Introdução: A má comunicação é encontrada em diferentes ambientes de saúde, especialmente durante as transferências de pacientes complexos, em que se faz necessária uma abordagem gerenciada e com agilidade, a exemplo de transferência perioperatória.

Objetivo: Realizar ciclo de melhoria para reduzir problemas no processo de comunicação cirúrgica intersetorial de um hospital público de ensino.

Metodologia: Estudo de natureza quase-experimental, antes e depois, sem grupo controle, baseado em um ciclo de melhoria. Após uma análise qualitativa do problema, uma intervenção foi planejada e realizada de forma participativa entre os meses de abril a dezembro de 2022. De forma a avaliar o nível da qualidade, foram definidos e medidos critérios de qualidade da comunicação para pacientes internados na unidade de clínica cirúrgica, que realizaram procedimentos nos meses de fevereiro e março de 2022 (1ª avaliação), antes da intervenção e após as intervenções em janeiro e abril de 2023 (2ª e 3ª avaliação), respectivamente. Para significância estatística da melhoria detectada, foi considerado um nível de significância de p ≤ 5%, que rejeita hipóteses nulas quando p for <0,05.

Resultados: Após a intervenção, o mapa de cirurgia passou a ser amplamente divulgado para todos os profissionais envolvidos no processo cirúrgico. Com a elaboração e implantação de um instrumento de comunicação para transição do cuidado perioperatório, observou-se uma melhoria absoluta na comunicação entre as unidades cirúrgicas do estudo. A adesão ao preenchimento do checklist pré-operatório não alcançou a melhoria esperada, e o engajamento da equipe cirúrgica permanece como grande desafio institucional.

Conclusão: O projeto proporcionou maior integração das unidades cirúrgicas envolvidas no estudo, além de oportunizar a elas um maior conhecimento e habilidades para o desenvolvimento de um ciclo de melhoria, ainda com a padronização do uso da ferramenta de comunicação na transição do cuidado para as demais áreas do hospital, será possível tornar a comunicação mais eficaz.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interna - ***.656.010-** - SUSANA CECAGNO - UFPel
Externa à Instituição - ANA PAULA HERMANN
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 18:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao