MELHORIA DA COMUNICAÇÃO INTERSETORIAL NO PROCESSO PERIOPERATÓRIO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO
Comunicação; Segurança do Paciente; Melhoria de Qualidade; Qualidade da assistência a saúde
Introdução: A má comunicação é encontrada em diferentes ambientes de saúde, especialmente durante as transferências de pacientes complexos, em que se faz necessária uma abordagem gerenciada e com agilidade, a exemplo de transferência perioperatória.
Objetivo: Realizar ciclo de melhoria para reduzir problemas no processo de comunicação cirúrgica intersetorial de um hospital público de ensino.
Metodologia: Estudo de natureza quase-experimental, antes e depois, sem grupo controle, baseado em um ciclo de melhoria. Após uma análise qualitativa do problema, uma intervenção foi planejada e realizada de forma participativa entre os meses de abril a dezembro de 2022. De forma a avaliar o nível da qualidade, foram definidos e medidos critérios de qualidade da comunicação para pacientes internados na unidade de clínica cirúrgica, que realizaram procedimentos nos meses de fevereiro e março de 2022 (1ª avaliação), antes da intervenção e após as intervenções em janeiro e abril de 2023 (2ª e 3ª avaliação), respectivamente. Para significância estatística da melhoria detectada, foi considerado um nível de significância de p ≤ 5%, que rejeita hipóteses nulas quando p for <0,05.
Resultados: Após a intervenção, o mapa de cirurgia passou a ser amplamente divulgado para todos os profissionais envolvidos no processo cirúrgico. Com a elaboração e implantação de um instrumento de comunicação para transição do cuidado perioperatório, observou-se uma melhoria absoluta na comunicação entre as unidades cirúrgicas do estudo. A adesão ao preenchimento do checklist pré-operatório não alcançou a melhoria esperada, e o engajamento da equipe cirúrgica permanece como grande desafio institucional.
Conclusão: O projeto proporcionou maior integração das unidades cirúrgicas envolvidas no estudo, além de oportunizar a elas um maior conhecimento e habilidades para o desenvolvimento de um ciclo de melhoria, ainda com a padronização do uso da ferramenta de comunicação na transição do cuidado para as demais áreas do hospital, será possível tornar a comunicação mais eficaz.