MELHORIA DA QUALIDADE NO PROCESSO DE MEDICAÇÃO EM UM
SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR MÓVEL DE URGÊNCIA
Segurança do Paciente; Melhoria de Qualidade; Sistemas de Medicação;
Assistência Pré-Hospitalar.
Introdução: O processo de medicação é complexo, multiprofissional e realizado em várias
etapas, a ponto de erros na sua execução emergirem como um dos tipos de incidentes mais
comuns nos serviços de saúde. O atendimento pré-hospitalar móvel é realizado em um
ambiente em que a prestação da assistência se dá em diversos cenários, com um tempo de
ação reduzido, de forma a tornar-se potencialmente perigoso e passível de ocasionar danos
para os pacientes durante o atendimento, principalmente no contexto que envolve o processo
de medicação. Assim, a realização de atividades de gestão da qualidade, como os ciclos de
melhoria, são cruciais para melhores resultados na assistência à saúde. Objetivo: Desenvolver
um ciclo de melhoria da qualidade no processo de medicação em um serviço de atendimento
pré-hospitalar móvel de urgência e medir o efeito das intervenções realizadas. Metodologia:
Trata-se de um estudo quase experimental do tipo antes e depois, sem grupo controle, com
abordagem quantitativa, realizado por meio da aplicação de um ciclo de melhoria da
qualidade em um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência. Resultados: A
avaliação inicial da qualidade da prescrição e registro de medicamentos mostrou-se como um
problema real para o serviço, de modo a apresentar baixos níveis de conformidade na maioria
dos critérios analisados. Considerações finais: Espera-se que esta pesquisa contribua para
promover a segurança do paciente e uma melhor qualidade na assistência em saúde.