Banca de DEFESA: ROGER PEREIRA VALIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROGER PEREIRA VALIM
DATA : 20/06/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Vídeo-conferência - Google Meets
TÍTULO:

PROJETO DE MELHORIA PARA REDUZIR O TEMPO DE ESPERA POR CIRURGIA UROLÓGICA ELETIVA EM UM HOSPITAL GERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Acesso aos Serviços de Saúde. Qualidade da Assistência à Saúde. Tecnologia para a Redução dos Tempos de Espera. Melhoria da Qualidade.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

Introdução: A problemática dos tempos prolongados de espera em saúde é uma pauta prioritária para os países desenvolvidos e em desenvolvimento. A garantia do acesso oportuno à saúde perpassa aspectos clínicos, psicológicos, sociais, éticos, econômicos e legais. Apesar da relevância do tema, os estudos voltados para o desenvolvimento de métodos de redução de listas de espera no Brasil são exíguos.

Objetivo: Reduzir o tempo de espera por cirurgias urológicas eletivas, através de um projeto de melhoria, fundamentado na gestão da qualidade e com ênfase no redesenho de fluxos e processos.

Metodologia: O projeto de melhoria da qualidade foi realizado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, com delineamento quase-experimental, sem grupo de controle paralelo. Após uma análise qualitativa do problema, uma intervenção nos processos de trabalho foi planejada e realizada para aprimorar a integração entre as consultas médicas e exames diagnósticos, otimizar as atividades dos profissionais, estabelecer metas no processo e implantar um sistema de monitoramento da jornada de atendimento dos pacientes. Os efeitos das ações foram medidos durante sete meses consecutivos através do tempo total médio de espera. Também foram mensurados o tempo de indicação da cirurgia, o tempo de agendamento do procedimento e o número de cirurgias realizadas.

Resultados: Após a intervenção, observou-se uma melhoria absoluta de 70 dias, no tempo total médio de espera (100 dias versus 30 dias), correspondendo a uma redução de 70% na espera. O tempo médio de indicação da cirurgia apresentou uma redução de 76% (70 dias versus 17 dias). O tempo médio de agendamento diminuiu, de 30 para 13 dias, 55% de melhoria. No gráfico de tendências, é possível observar que, após a intervenção, os resultados permaneceram abaixo da mediana do período anterior, por todo o período de avaliação (sete meses consecutivos), configurando uma mudança de padrão com um p<0.05. O número de cirurgias eletivas aumentou de 31 para 60 procedimentos.

Conclusões: As intervenções realizadas conseguiram promover o acesso mais oportuno dos pacientes aos procedimentos cirúrgicos eletivos, melhorando a qualidade do cuidado em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Externa à Instituição - LAURA MARIA CÉSAR SCHIESARI
Notícia cadastrada em: 08/06/2022 07:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao