AVALIAÇÃO E MELHORIA NA IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE DE UM HOSPITAL PRIVADO DE GRANDE PORTE
Segurança do paciente; Sistemas de identificação de pacientes; Qualidade da assistência à saúde.
Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar e melhorar a qualidade no processo de identificação do paciente em um hospital privado de grande porte do Nordeste brasileiro. Trata-se da implementação de um ciclo de melhoria interno, do tipo descritivo, observacional e de intervenção, utilizando um desenho quase-experimental, antes-depois, com abordagem quantitativa, a ser desenvolvido no Centro de Cuidados Intensivos (CCI) do Hospital Rio Grande, Nata, Rio Grande do Norte. O processo que serviu como estratégia para o desenvolvimento do estudo será desenvolvido em seis etapas, a saber: 1) Identificação e priorização da oportunidade de melhoria; 2) Análise do problema de qualidade; 3) Construção dos critérios para avaliar a qualidade; 4) Planejamento do estudo para avaliar o nível de qualidade; 5) Intervenção de melhoria dirigida aos critérios mais problemáticos; 6) Implementação das intervenções elaboradas e reavaliação e registro da melhoria. O procedimento de coleta de dados ocorrerá nos meses de novembro/2019 e abril/2020, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através de formulário contendo um instrumento estruturado. Para calcular a melhoria entre as avaliações realizar-se-á o cálculo da estimativa pontual, com um intervalo de confiança (95%) do nível de cumprimento dos critérios das amostras selecionadas, calculado os valores das melhorias absoluta e relativa de cada um dos critérios, e para a significação estatística da melhoria detectada realizada um teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de Z, considerando como hipótese nula a ausência de melhoria, não considerando quando p valor fosse < 0,05. Os resultados serão apresentados por gráficos dos principais defeitos de qualidade identificados nas duas avaliações. Para isto será utilizado um gráfico de Pareto antes-depois, por ser uma representação gráfica completa e informativa que facilita a priorização de estratégias de intervenção.