Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JARLENE ANSELMO DA SILVA FERNANDES

DISCENTE : MARIA JARLENE ANSELMO DA SILVA FERNANDES
DATA : 16/04/2024
LOCAL: MEIO VIRTUAL

FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO POR MEIO DO CIBERPOEMA.

Leitura. Letramento Literário. Ciberpoemas. Ensino.

O texto literário continua a desempenhar um papel fundamental na sociedade contemporânea, evoluindo e se adaptando às mudanças tecnológicas e culturais. Com base nessa realidade, o propósito principal dessa pesquisa é fomentar o letramento literário em uma sala de aula do Ensino Fundamental na cidade de Santa Cruz/RN, focado na prática de leitura de Ciberpoemas, por meio de oficinas de leitura dialogal, interpretativa e criativa. Esta dissertação surge da necessidade de um trabalho mais efetivo de letramento literário para o Ensino Fundamental II, numa turma de EJA, buscando desenvolver o pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Sua relevância fundamenta-se na necessidade de instigar o prazer pela leitura nos alunos e orientá-los para uma compreensão mais profunda da realidade por meio do texto literário. Almejando resultados promissores através de estudos reflexivos e imersões no universo da leitura literária, apresentamos as influências deste projeto na formação de um leitor crítico e consciente de seu papel na sociedade. Isso engloba o reconhecimento da relevância da leitura literária em ambiente escolar, a compreensão dos aspectos linguísticos dos ciberpoemas e o desenvolvimento de metodologias de ensino destinadas à aplicação em sala de aula. Quanto à abordagem metodológica, optamos pela aplicação da pesquisa-ação de natureza qualitativa, por meio de uma intervenção pedagógica envolvendo um projeto de letramento centrado no uso do gênero literário digital.

Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO