LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA:
Da leitura do poema à produção do fotopoema
Ensino da literatura; poesia potiguar; fotopoema; letramento literário
Esta dissertação apresenta um estudo em torno das discussões que cercam o ensino da literatura no ensino fundamental à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Perante as orientações dos documentos reguladores para a Educação Básica em seus diversos níveis, no tocante ao ensino de Literatura, considera-se que o conhecimento literário traduz a realidade social de determinada localidade por meio de seus costumes, registros escritos ou orais que trazem significados à comunidade. Como percurso teórico-crítico tomamos as contribuições dos estudos de Candido (2013), também os estudos dos gêneros do discurso e na compreensão dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (2022). Sobre os aspectos que concernem à leitura amparamos nossa pesquisa em Petit (2021) e Koch (2022), as orientações acerca da literatura potiguar Gurgel (2001) e Onofre Jr (2000). Nesse tocante, surge a proposta de estreitar o contato com a literatura potiguar para se encontrar com a identidade dos leitores e promover a leitura pela realização de uma intervenção a partir de uma sequência básica, amparada pelos estudos do letramento literário de Cosson (2012). Como percurso metodológico seguimos a pesquisa-ação sob a perspectiva de Thiollent (1986) e apresentando uma abordagem qualitativa dos dados embasado nos estudos de Lüdke e André (2013), porque retrata questões referentes ao contexto de sala de aula. Esta intervenção foi aplicada na turma do nono ano, série final do Ensino Fundamental, com o objetivo de trabalhar poesias dos poetas locais tais como Celestino Alves, José Bezerra Gomes e Iara Carvalho, para transformá-los em fotopoemas. Para tanto, promovemos oficina de técnicas fotográficas onde os discentes participaram ativamente, contemplando as definições da multimodalidade, as relações da palavra e a imagem, da poesia e fotografia, apresentando-as como ferramentas didáticas e facilitadoras para prática de leitura e letramentos nas aulas de Língua Portuguesa.