RETEXTUALIZAÇÃO EM SALA DE AULA: DO CORDEL PARA O QUADRINHO, UMA PROPOSTA PARA UMA ESCRITA REFLEXIVA
retextualização, escrita, literatura de cordel, história em quadrinhos.
A presente pesquisa tem como objetivo geral de compreender como a produção de retextualização da literatura de cordel para a história em quadrinhos contribui para aprendizagem dos alunos em aula de Língua Portuguesa no processo da escrita. Logo que, atualmente, a inserção do aluno em novas práticas educacionais nas aulas de Língua Portuguesa é relevante para o ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento na língua materna, desta forma, contribuindo e aperfeiçoando suas competências na escrita. Teoricamente, baseamo-nos nos trabalhos de Abreu (1999), Bakhtin (2016), Barbosa, (2014), Calazans (2004), Candido (1970, 2011), Cosson (2020, 2021), Dell’Isola (2007), Marcuschi, (2007, 2008, 2010,) Vergueiro (2009, 2017). Em termos de metodologia, foi realizada uma pesquisa-ação de cunho qualitativo desenvolvida por uma sequência didática com base na proposta de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), realizada em turma de 6° ano de uma escola pública situada na cidade de Florânia-RN. Logo, conhecer todo o processo de escrita dos alunos durante a proposta de retextualização, é conduzir os discentes a serem participativos e criativos nas suas produções textuais, fazendo com que superem suas dificuldades ao longo de todo o processo. O trabalho de investigação e produção resultou no processo em que os alunos compreenderam a importância da retextualização para o desenvolvimento da escrita, assim, tornando-os protagonistas e autores de suas produções textuais de maneira consciente, critica e autônoma, dessa forma o processo contribuiu para sua formação enquanto cidadão do mundo e transformador do seu espaço vivido.