Banca de DEFESA: VALERIA DE OLIVEIRA NOBRE

LOCAL: SALA VIRTUAL DO GOOGLE MEET

ARGUMENTAÇÃO E PROJETO DE

LETRAMENTO: GÊNERO DISCURSIVO DEBATE REGRADO

Palavras-chave: Argumentação, Debate, Projetos de Letramento.

Ao refletirmos sobre o ensino atual, vimos que a argumentação aliada às práticas de letramento pode auxiliar na construção de um jovem mais motivado, crítico e consciente de suas ações enquanto membro da sociedade. Sendo assim, o presente estudo sugere uma proposta de intervenção, a ser aplicada em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral analisar como os projetos de Letramento, através do trabalho com textos de sequência argumentativa, sobretudo com o gênero discursivo debate, contribuem para o desenvolvimento da competência leitora, escritora e oral dos alunos e como diminuir os prejuízos causados pelas Fake News à educação, ao processo de letramento e à formação leitora do jovem cidadão. A apresentação da proposta compreende uma sequência de atividades práticas que incluem, dentre outros, objetivos, passo a passo da execução da proposta e divulgação das ações desenvolvidas, resultando em cartazes e informes a serem apresentados à comunidade local. Para a realização das atividades, debates serão gerados com o intuito de fortalecer as ideias colocadas em pauta. Para sustentar o trabalho, utilizamos os escritos de Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), no que compete a gêneros; Rojo (2012), Kleiman (1995), no que se refere aos estudos de letramento; Perelman e Olbrechts-Tyteca (1958), Fiorin (2015) e Plantin (2008), nas questões referentes à construção do discurso e da argumentação. A metodologia aplicada é do tipo pesquisa-ação, sob a ótica de Thiollent (1985), mediante uma abordagem qualitativa, baseada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008), por meio de uma proposta de intervenção, a partir do modelo didático projeto de letramento, desenvolvidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014). Acreditamos que a presente proposta possa despertar nos alunos a capacidade de enxergar e interpretar melhor o mundo a sua volta, tornando-se um cidadão consciente e crítico.

Presidente - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externa ao Programa - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS - UFRNExterna à Instituição - LAURENIA SOUTO SALES - UFPB
Notícia cadastrada em: 10/12/2023 19:26