Banca de DEFESA: ELISA FRANCISCA DA SILVA NETA

DATA : 23/10/2023
LOCAL: Ambiente Virtual

ARTIGO DE OPINIÃO E COESÃO TEXTUAL: TRABALHANDO A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

1. Artigo de opinião; 2. Coesão textual; 3. Competência linguística; 4. Sequência Didática.

A aquisição escolar da competência linguística, por parte de alunos e alunas, apresenta-se, a um só tempo, como uma aspiração, uma meta a ser buscada, bem assim, como um desafio para professores e professoras de língua portuguesa. Esta pesquisa foi realizada no ano de 2022 com 14 alunos com faixa etária entre 13 e 15 anos, com o objetivo de desenvolver a competência linguística para a produção de textos coesos e coerentes por parte dos alunos e alunas. O objetivo é apresentar os resultados de uma Proposta de Intervenção para a criação de artigo de opinião, realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Norte. De maneiras específicas buscou-se reconhecer a coesão textual no gênero artigo de opinião; perceber a importância da coesão textual na produção escrita; com base em teóricos como Deleuze (2018). Metodologicamente trata-se de uma pesquisa-ação, nos termos propostos por Tripp (2005). A intervenção configurou-se por meio da aplicação de uma Sequência Didática, nos moldes proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a construção do artigo de opinião foram utilizados os textos Geração do celular, Silva (2017); e Polêmica sobre a carrocinha na cidade de São João do Sabugi - RN, de Wanderlyn W. A. Fernandes. Os resultados obtidos na Fase I, demonstraram que a maioria dos alunos (79%) não compreenderam, inicialmente, os textos apresentados, por entenderem que faltava verbos (57%), preposições (29%) e conectivos (14%). Na produção do artigo de opinião (Fase II), houve uma participação de 10 alunos que entregaram o produto final e expressaram suas opiniões acerca de suas produções. Foi possível observar a evolução e progresso dos alunos após as aulas explicativas e a divisão da sequência didática organizada em 4 módulos (Fase I), apresentação, inicial, recebimento de textos, comparação com textos trabalhados e a produção textual; Na Fase II, produção do artigo de opinião, foram utilizados os módulos semelhantes à Fase I. Podemos atestar que a presente intervenção obteve resultados bastante significativos demonstrando que estes alunos são capazes de construir textos coerentes e coesos expressos na produção de artigos de opinião por ele produzidos.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ