Banca de DEFESA: RITA GOMES DE MACEDO

DATA : 30/10/2023
LOCAL: SALA VIRTUAL DO GOOGLE MEET

RESGATANDO OS FIOS DA MEMÓRIA: PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Memórias literárias. Sequência didática. Retextualização. Produção textual.

Diante das diferentes demandas que a sociedade impõe sob o viés das competências e habilidades do sujeito, reconhecemos que é fundamental pensar o lugar do ensino de Língua Portuguesa frente à elaboração de conhecimentos que consolidem um trabalho significativo com a língua. Nessa perspectiva, surgiu esta proposta de intervenção pedagógica que tem como objetivo geral desenvolver as competências e habilidades de escrita dos alunos por meio de sequências didáticas (SD) para a produção do gênero discursivo memórias literárias, como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Como objetivos específicos, estabelecemos: propor uma Sequência Didática; aprimorar a escrita dos alunos por meio de produções textuais do gênero memórias literárias; empregar os recursos e mecanismos linguísticos necessários ao processo de retextualização na construção do gênero memórias literárias e, por último, construir com os alunos um livro de memórias literárias. Para a construção desse gênero discursivo, entrevistas serão realizadas com familiares e/ou com demais membros da comunidade em que o aluno vive (pessoas com mais idade e experiencias de vida) como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Para subsidiar o trabalho, utilizamos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), são pesquisadores do processo de ensino da Língua Materna para a construção do conhecimento e o uso dos gêneros na interação social. Nesse processo utilizamos os estudos de  Marcuschi (2010), Bakhtin (1999 - 2011) nas questões de gêneros e retextualização; Candau (2014), Hall (2003), Le Goff (1990), Bauman (2005), Pollak (1992), Aragão (1992), e Oliveira (2015) cientistas que buscam trabalhar a questão da construção da identidade e da memória; Canuto (2010) que enfatiza a importância dos gêneros  para aquisição da leitura e compreensão textual; Ferronato (2007) que enfatiza a importância da interação entre o autor, o texto e o leitor entre vários outros autores que auxiliaram no desfechos das ideias fornecendo um norte teórico para a construção desse trabalho. Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho se configura como uma pesquisa-ação sob a perspectiva de Thiollent (1986) e apresenta uma abordagem qualitativa dos dados fundamentada nos estudos de Lüdke e André (2013). Nossa proposta didática foi elaborada pensando numa possível aplicação na turma do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, situada no município de Campo Redondo/RN. Para a realização das atividades foram utilizados alguns textos escritos por alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas do Brasil para o Caderno Se bem me lembro... compilados em um caderno do docente (publicações finais) como principal instrumento avaliativo do Programa de Políticas Públicas conhecido como Olimpíada da Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro em que tem como uma de suas propostas trabalhar o gênero memórias literárias. Assim, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa com os gêneros discursivos, especificamente, as memórias literárias, pode ser um auxiliador para o aperfeiçoamento da produção textual, uma vez que será possível ampliar o conhecimento do aluno em relação às características estruturais, linguísticas e socio-discursivas desse gênero, e ao mesmo tempo, motivá-lo quanto às práticas de leitura e escrita. Além disso, possibilitará ao aluno desenvolver o domínio ativo do discurso, que vai possibilitar-lhe atuar efetivamente nas várias situações comunicativas das instâncias sociais das quais participa, já que os gêneros são constituídos de situações comunicativas concretas, ocorridas nas diversas esferas de atividade humana.

Presidente - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ