GRAMÁTICA E ENSINO: ABORDAGENS INICIAIS DA ANÁLISE SINTÁTICA EM TURMAS DE 6º ANO
Ensino de Língua Portuguesa; Análise Sintática; Histórias em quadrinho; Comentário de leitor.
A nossa prática docente tem revelado que dificuldade em entender noções básicas de análise sintática é um fator que dificulta o desenvolvimento da boa produção escrita pelos alunos. A problemática desta dissertação é oensino da análise sintática a partir da compreensão da funcionalidade dos termos como forma de melhorar a produção textual dos estudantes, em turmas de 6º ano. A gramática reflexiva e contextualizada é a rota de construção deste trabalho. Assim, o objetivo geral é apresentar uma intervenção, por meio de sequência didática, para atenuar a falta de compreensão das noções básicas da funcionalidade dos termos propostos pela análise sintática. Os objetivos específicos são: descrever os tipos de gramática; identificar por quais meios ocorrem as abordagens iniciais da análise sintática no 6º ano; contextualizar tais abordagens valendo-se dos gêneros textuais história em quadrinhos e comentário de leitor; contribuir para com o docente de Língua Portuguesa em suas práticas de sala de aula, em especial, no que se refere ao ensino das noções iniciais da análise sintática. Os referenciais teóricos escolhidos nos fornecem embasamento para compreender a relação entre língua e gramática. Nesse sentido, lançamos mão dos pressupostos de Travaglia (2021) e Possenti (1996) no tocante à tipologia gramatical; os aportes de Antunes (2014), Faraco (2008) e Barbosa (2014) contextualizam a gramática; Neves (2011) e Bortoni-Ricardo (2005) elucidam sobre o papel da escola no ensino de gramática. Já Ormundo e Siniscalchi (2018) mostram formas didáticas de abordar os conceitos iniciais da análise sintática. Marcuschi (2020) e Antunes (2005) abordam ainda os gêneros textuais como formas de promover o letramento dentro e fora da escola. A metodologia segue a proposta de uma pesquisa-ação. A concretização se dá com duas sequências didáticas para serem aplicadas em aulas de Língua Portuguesa em turmas de 6º ano, no formato presencial ou remoto, com os gêneros textuais histórias em quadrinho e comentário de leitor, com foco nas abordagens iniciais da análise sintática. As sequências são estruturadas com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nesta pesquisa as sequências didáticas foram aplicadas no formato presencial e, ao final, foi possível perceber que, mediante a metodologia proposta, ao trabalharmos com os discentes os conteúdos gramaticais de modo dinâmico e contextualizado, aqueles apresentaram uma melhor compreensão em relação às noções iniciais da análise sintática fato que se refletiu em uma produção textual mais qualificada.