Banca de DEFESA: LUCAS DE MENEZES ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS DE MENEZES ANDRADE
DATA : 21/09/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A VOZ DA PERIFERIA: UM ESTUDO DE NEOLOGISMOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE CLÁSSICOS DO FUNK


PALAVRAS-CHAVES:

Lexicologia. Neologia. Neologismo. Letra de música. Funk. Ensino da língua materna.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção que, partindo do gênero musical funk, possa levar aos alunos o conhecimento sobre neologia e neologismos. Sabendo-se que a língua se constitui como um sistema aberto e indeterminado, é natural que haja uma renovação dos signos linguísticos, à medida em que novas palavras são criadas e palavras já existentes são ressignificadas. A palavra, seja escrita ou falada, é resultado de um processo cultural e histórico que indica transformações experimentadas pela sociedade. A escolha do tema se dá em razão da necessidade de um ensino de língua portuguesa pautado nos gêneros textuais, considerando o contexto em que os alunos estão inseridos, sendo as letras de funk um gênero bastante popular na periferia das grandes cidades. Intenta-se, com isso, desmistificar o ensino que supervaloriza a gramática normativa e demonstrar para os alunos que o processo de evolução da língua é constante e acontece em todos os espaços, inclusive, nas comunidades das quais eles fazem parte. O trabalho fundamenta-se, sobretudo, nas perspectivas de Alves (1990), Biderman (2001), Almeida e Correia (2012), Bakhtin (1981) e Marcuschi (2008). Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, focada na relação professor/aluno. Inicialmente, será feita uma pesquisa de cunho bibliográfico que servirá de base para a aplicação da rotação por estação seguindo os estudos de Bacich e Trevisani. Mediante a aplicação de um questionário, foi possível traçar um diagnóstico inicial sobre os conhecimentos que a turma possui sobre o gênero musical funk e a partir disso desenvolver nos módulos seguintes a teoria e a prática acerca dos estudos de neologia e neologismos. Dessa forma, resta evidenciado um ensino que valoriza o repertório linguístico e sociocultural apresentado pelos discentes, bem como defende-se a tomada de consciência dos alunos enquanto agentes transformadores de sua própria língua.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Externo à Instituição - ANTONIO LUCIANO PONTES - UECE
Externa à Instituição - MARIÂNGELA DE ARAÚJO - USP
Notícia cadastrada em: 05/09/2023 00:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao