ARGUMENTAÇÃO SOCIAL E PROJETO DE
LETRAMENTO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO GÊNERO DEBATE
Argumentação, Linguagem, Letramento.
A argumentação é uma das mais fascinantes formas de se expressar através da linguagem. É a partir da ação argumentativa que passamos a ser vistos e ouvidos com mais criticidade. Ao refletirmos sobre o ensino atual, vimos que a argumentação aliada às práticas de letramento podem auxiliar na construção de um jovem mais motivado, crítico e consciente de suas ações enquanto parte da sociedade. Sendo assim, o presente estudo sugere uma proposta de intervenção, a ser aplicada em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral verificar como os projetos de letramento, através do trabalho com textos de caráter argumentativo, contribuem para a formação do jovem cidadão crítico e como o contexto social pode influenciar o desenvolvimento de sua competência leitora e escritora. A apresentação da proposta compreende uma sequência de atividades práticas que incluem, dentre outros, objetivos, passo a passo da execução da ação e divulgação do produto. Para a realização das atividades, debates serão desenvolvidos com o intuito de fortalecer as ideias colocadas em pauta. Para fomentar o trabalho, utilizamos os escritos de Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), no que tange a gêneros; Rojo (2012), Kleiman (1995), Dolz; Schneuwly e Pietro (2004), Koch (2011), no que se refere a letramento; Perelman e Olbrechts-Tyteca (1958) e Fiorin (2015), nas questões referentes a construção do discurso e argumentação. A metodologia aplicada no nosso projeto é do tipo pesquisa-ação, sob a ótica de Thiollent (1985), por meio de uma proposta de intervenção, a partir de projeto de Letramento, sugeridos por Oliveira, Tinoco, e Santos (2014), mediante uma abordagem qualitativa, baseada nos estudos de BORTONI-RICARDO (2008). Acreditamos que a presente proposta possa despertar nos alunos a capacidade de enxergar e interpretar melhor o mundo a sua volta.