Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSENILDA DE MEDEIROS GUIMARAES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSENILDA DE MEDEIROS GUIMARAES SANTOS
DATA : 25/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: UFRN/FELCS - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais
TÍTULO:

MEMÓRIAS DE UMA VIDA:

Produções narrativas no 9° ano do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Memórias. Literatura. Modernidade. Idoso.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Vivemos atualmente na sociedade da informação, rodeados de facilitadores, onde as pesquisas e leituras resume-se à buscas rápidas em mídias sociais. Compreender, escrever e interagir, torna-se cada vez mais difícil. Esta pesquisa investiga o estímulo proporcionado aos educandos através de uma sequência didática, trabalhando com o gênero memórias literárias, a partir de  uma intervenção pedagógica com o intuito de incentivar e motivar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a apreciarem a leitura de textos literários e comentarem sobre eles, e assim, verificar  como o gênero  memórias literárias pode contribuir para a escrita de textos narrativos. Busca-se também despertar a consciência dos jovens para a importância das pessoas idosas na sociedade, uma vez que, em alguns momentos, são considerados como um fardo para suas famílias, quando, na verdade, são fontes inesgotáveis de conhecimento e sabedoria. Portanto, objetiva-se perceber como as implicações do uso do gênero memórias literárias é essencial para  o bom desempenho desses alunos em práticas de leitura e escrita em aulas de Língua Portuguesa. O trabalho foi fundamentado em  referenciais teóricos direcionados à leitura e a escrita, especificamente sobre o gênero memórias literárias, por ser propício ao trabalho com produção textual nas modalidades escrita e oral da língua, onde pode-se constatar exemplos de resultados exitosos nas Olímpiadas de Língua Portuguesa, evento de cunho nacional realizado pelo Ministério da Educação. Também foram usados como referência os estudos de Bakhtin (2011), Soares (2004), Antunes (2003), Koch (2006, 2012), Moura (2009), Geraldi (2004), Cosson (2014), Scheenewly (2004), Bosi (1994), Neri (2001), Cascudo (2001), Eliot (989) e Thiollent (2009). Na metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa-ação, onde os pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo.  A abordagem de dados é de natureza qualitativa por priorizar a descrição de ações em um processo que se desenvolve no ambiente natural onde ocorrem as intervenções. Os dados foram gerados a partir da aplicação de questionários, entrevistas com idosos e anotações em campo, bem como coletânea de textos.  Após a realização das atividades propostas pode-se concluir que houve um avanço significativo no desempenho dos alunos no que tange ao nível de escrita. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Notícia cadastrada em: 21/07/2023 22:42
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