Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOSSUEL SOARES BATISTA DA SILVA

DISCENTE : MARCOSSUEL SOARES BATISTA DA SILVA
DATA : 20/07/2023
LOCAL: Remoto

PROJETOS DE LETRAMENTO E EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO DE SUAS IMPLICAÇÕES PARA A MELHORIA DA ESCRITA DO ALUNO DA EJA

Ensino de Língua Portuguesa. Projetos de Letramento. Empreendedorismo. Educação de Jovens e Adultos.

O trabalho com o tema empreendedorismo não é frequentemente visto nas escolas de forma geral, e principalmente nas escolas que oferecem a modalidade EJA. E, quando é trabalhado não é visto nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, a nossa pesquisa apresenta um caráter de ineditismo, pois, trata-se de um projeto que une áreas diferentes. A nossa proposta traz para os alunos dessa modalidade a oportunidade de trabalharem um tema que vai além das paredes da escola e que pode contribuir para as práticas sociais cotidianas dos envolvidos em nossa pesquisa. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar uma intervenção nas práticas de escrita de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da utilização de Projetos de Letramento. Para isso, adotaremos as concepções de Gêneros Textuais, de acordo com Marcuschi (2008), de Letramento, segundo Kleiman (1991; 1995; 2001), Barton (1998) e Oliveira (2010) e de Projetos de Letramento conforme Oliveira, Santos e Tinoco (2014), Kleiman (2000) e Oliveira (2008). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011;  TRIPP, 2005), de abordagem qualitativa de dados (BOGDAN; BIKLEN, 1994). O cenário de nossa investigação foi uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Currais Novos/RN, que atua exclusivamente com a modalidade EJA e os participantes foram 7 alunos do bloco B do ensino fundamental. Os instrumentais de geração de dados utilizados foram notas de campo, questionários com questões abertas e fechadas, entrevistas, atividades de leitura/escrita e registros fotográficos. O desenvolvimento de nossa pesquisa foi pensado conjuntamente com os participantes dela, uma vez que, o trabalho com projetos de letramento deve partir dos interesses dos envolvidos nele. Trabalhamos na área de concentração de Linguagem e Letramento, utilizando as práticas de escrita e do uso de projetos de letramento e gêneros textuais, com a área da Administração que trabalha com o empreendedorismo. Também podemos destacar que poucos são os projetos desenvolvidos com alunos da modalidade EJA no Brasil, uma vez que, existem poucas políticas públicas para essa modalidade, o que ao nosso ver precisa ser mudado. Ao final do nosso estudo analisaremos junto com os participantes se a metodologia dos projetos de letramento gerou melhorias em seu  processo de escrita.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES