Banca de QUALIFICAÇÃO: REINALDO ARAÚJO SOUZA

DISCENTE : REINALDO ARAÚJO SOUZA
DATA : 13/07/2023
LOCAL: FELCS

RETEXTUALIZAÇÃO EM SALA DE AULA: DO CORDEL PARA O QUADRINHO, UMA PROPOSTA PARA UMA ESCRITA REFLEXIVA

retextualização, escrita, literatura de cordel, história em quadrinhos.

Atualmente a inserção do aluno em novas práticas educacionais nas aulas de Língua portuguesa, são relevantes para o ensino-aprendizagem e seu desenvolvimento intelectual na sua língua materna, desta forma, contribuindo e aperfeiçoando suas competências na escrita, e na leitura, elementos importantes para interação e constituição do sujeito em sociedade, e na formação de um cidadão e crítico e autônomo na interação através da leitura e escrita. Para assim tornar um agente transformador de sua realidade e sociedade em que vive. Diante dessa perspectiva que se idealizou a pesquisa, cujo objetivo é compreender como a produção de retextualização da literatura de cordel para a história em quadrinho contribuirá para o ensino e aprendizagem dos alunos em aula de Língua Portuguesa no processo da escrita. Logo, conhecer todo o processo de escrita dos alunos durante a proposta de retextualização, é conduzir os discentes a serem participativos, criativos nas suas produções textuais, fazendo com que os discentes superes suas dificuldades na escrita ao longo de todo o processo, e para que o ensino e aprendizagem aconteça de forma sistemática. O estudo com os gêneros cordel e história em quadrinhos além de ter sua função social e cultural para o aluno, mostrará a importância da escrita para autonomia dos participantes. Para tal fim, a presente proposta parte uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, desenvolvida por uma sequência didática com base na proposta de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), pensada para uma turma de 6° ano. Com o resultado, espera-se que todos os objetivos da sejam alcançados, para que os alunos compreendam o processo de retextualização, para assim, serem protagonistas e autores de suas produções textuais de maneira consciente, critica e autônoma, dessa forma contribuindo para sua formação enquanto cidadão do mundo.

Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ