Banca de DEFESA: JOSENILDA DOS SANTOS LIMA

DISCENTE : JOSENILDA DOS SANTOS LIMA
DATA : 14/07/2023
LOCAL: FELCS

EXPRESSÕES RACISTAS NO GÊNERO MEME: UM ESTUDO INTERVENCIONISTA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Lexicologia. Fraseologia da língua comum. Expressões. Gênero Meme. Racismo.

Nesta pesquisa, abordou-se a disseminação de preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessário em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando compreender/interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizamos uma pesquisa, objetivando analisar e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, fundamentamos a pesquisa através dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (MONTEIRO-PLANTIN, 2014), e o gênero meme (FERREIRA et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (GIL, 2000) de cunho qualitativo (GIL, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, conscientizamos acerca das causas e consequências ocasionadas pelo racismo divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da análise dos dados, elaboramos, juntamente com os alunos, um glossário sobre expressões de cunho racistas, que foi apresentado como produto em momento coletivo na escola onde realizamos a intervenção, possibilitando a explanação do conhecimento crítico construído e adquirido.

Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Externo à Instituição - ANTONIO LUCIANO PONTES - UECE
Notícia cadastrada em: 26/06/2023 19:32