Banca de QUALIFICAÇÃO: SANILDE MARIA E SILVA MACEDO

DISCENTE : SANILDE MARIA E SILVA MACEDO
DATA : 24/03/2023
LOCAL: Remoto

PROJETO DE LETRAMENTO E DIÁRIOS DE LEITURA A SERVIÇO DA DESCONSTRUÇÃO DO HIATO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Projetos de Letramento; Família e escola; Diários de leitura.

Em nossa história na docência, duas situações causam-nos inquietações. A primeira diz respeito à ausência da participação dos pais/responsáveis nos eventos promovidos pela escola e, consequentemente, no acompanhamento e colaboração na implementação das atividades escolares por parte das crianças. Essa falta de suporte da família às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos comuns no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Como exemplo disso, podemos citar a falta de referência familiar quanto ao desenvolvimento cotidiano dessas práticas no ambiente doméstico, o não acompanhamento na execução de tarefas complementares em casa, a não manutenção do hábito de estudo para além do horário escolar, dentre outras questões. Em outras palavras, a falta de priorização dos pais e responsáveis, no que diz respeito às agendas escolares das crianças, ocasiona, na melhor das hipóteses, comprometimentos nas aprendizagens de leitura e de escrita, favorecendo a ocorrência de baixo desempenho em atividades que requerem essas práticas. Essas inquietações nos desafiaram a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de intervenção. Diante disso, objetivamos, neste trabalho, a partir do desenvolvimento do referido projeto, investigar os impulsos ocasionados pelas ações do referido dispositivo metodológico com vistas a amenizar o distanciamento entre família e escola e, com base na soma de empenhos dessas agências de letramento, alcançar melhorias no rendimento escolar dos alunos, mais precisamente em práticas de leitura e de escrita. Nesse sentido, concentraremos esforços para que os alunos, tendo como coadjuvante a família ou responsáveis possam protagonizar e ressignificar a escrita a partir da produção de Diários de leitura com base no manuseio de variados gêneros propostos.  Trata-se de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; GIL, 2002; GARCIA, 2009), pois parte da necessidade de intervir frente aos problemas de ensino-aprendizagem relacionados às dificuldades, não somente de leitura, mas também de escrita da parte dos alunos. A pesquisa também é de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), visto que sua principal perspectiva não reside na mensuração de recorrências, mas na construção de sentidos sobre a realidade investigada, considerando o que fazem e dizem os seus participantes acerca das ações que desenvolvem.  Os participantes desse estudo são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI, cuja localização situa-se numa zona de extrema vulnerabilidade social em face da comercialização de drogas, desencadeando, por consequência, ocorrências de furtos, roubos e homicídios. Em termos teóricos, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (KLEIMAN, 1995; KLEIMAN, 2000; SOARES, 1998, 2016, 2020, 2021; ROJO, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco; Santos (2014) no que diz respeito aos Projetos de Letramento. No que diz respeito aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki, (2003), Fraiman, (2019), e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008), e Remédios (2017). Os resultados da aplicação do Projeto de Letramento apontam para uma melhoria expressiva no tocante à motivação e ao engajamento dos alunos em atividades de escrita como também na postura dos pais ou responsáveis em relação ao seu envolvimento nas agendas escolares dos filhos.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externa ao Programa - ***.525.604-** - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 17/03/2023 23:06