Banca de DEFESA: SEBASTIÃO JOSÉ LEONES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SEBASTIÃO JOSÉ LEONES DE OLIVEIRA
DATA : 10/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO:

A LITERATURA DE CORDEL: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA DO LETRAMENTO LITERÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

 Literatura de Cordel. Letramento Literário. Ensino.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A literatura é uma das expressões artísticas mais significativas na história das civilizações, pois é a partir dela que o ser humano constrói o seu mundo e reconstrói o mundo criado por seus pares. Ao analisarmos o ensino da literatura, notamos o quanto o trabalho com essa arte, em sala de aula, se tem demonstrado um tanto quanto ineficaz, haja vista, a enorme problemática no que diz respeito ao letramento literário por parte dos estudantes. Normalmente, as atividades que evidenciam os aspectos do letramento literário desenvolvidas nas escolas estão geralmente relacionadas às atividades voltadas para a construção de resumos, relatórios, fichas de leitura, provas escritas, com o intuito de explorar, muitas vezes, o contexto gramatical, visando à atribuição de notas para fechamentos de ciclos escolares, ou ainda, uma literatura muitas vezes adversa ao contexto dos estudantes, resultando assim em práticas pedagógicas não significativas. Nesse contexto, é visto na Literatura de Cordel uma fonte alternativa de trabalho com a prática da leitura literária, pois esta carrega importantes marcas e traços de nossa história e da cultura popular. Diante do exposto, o presente estudo visa apresentar uma proposta de intervenção pedagógica em turma de 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida as contribuições e fundamentos dos estudos elaborados por (BORTONI-RICARDO, 2008), (COSSON, 2020/2021), (FERREIRA ET AL 2020), (GIL, 2002), (HAURÉLIO, 2013), (LONDRES, 1983), (MARINHO E PINHEIRO, 2012), (NASCIMENTO, 2019), (THIOLLENT, 2011), entre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma Pesquisa-Ação, de cunho qualitativo, cuja intervenção assume a configuração da Sequência Básica sugerida por Cosson (2021). Acreditamos que por meio de ações organizadas e sistematizadas, através das quais, a literatura de cordel não seja concebida como um fim, mas como um caminho possível, capaz de proporcionar o aluno o acesso também a outras leituras, podemos favorecer a formação do leitor literário.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Externa à Instituição - MARIA SUELY DA COSTA
Notícia cadastrada em: 22/02/2023 15:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao