Banca de DEFESA: JOSENICE DA SILVA DINIZ

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE

UMA COMUNIDADE LEITORA

Letramento Literário. Formação de leitores. Contos

A importância da literatura é algo inquestionável visto que as obras literárias constituem, na história da humanidade, a própria essência do humano: o saber que é difundido através da leitura. No entanto, a leitura de obras literárias no cotidiano escolar é algo que precisa ser discutido e implementada com maior ênfase por todos que fazem parte da comunidade escolar, em especial, pelo professor, por sua condição de agente de letramento. Pensando nessa problemática e entendendo a leitura de obras literárias como algo que precisa de maior recorrência no cotidiano das atividades escolares (e fora dela também!) intencionamos apresentar uma proposta de intervenção a partir da leitura de Uma Ideia Toda Azul, de Marina Colasanti (1979) na perspectiva de ao enveredarmos pelos contos que compõem esta  existentes nessa obra, promovermos uma aproximação entre leitores e textos que poderão possibilitar a experiência enriquecedora da leitura literária, em turma do 9º ano. Em se tratando de uma intervenção, a pesquisa proposta é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem de dados qualitativa (BOGDAN, BIKLEN, 1994). Para a intervenção proposta, pautamo-nos na sequência básica sugerida por Cosson (2016). O aporte teórico das discussões compreende refletir, a partir das contribuições teóricas de Jouve (2012), Petit (2009), Freire (2018), Zilberman (2009), entre outros, sobre a possibilidade de realizações de estratégias pedagógicas que possam, objetivamente, auxiliar os professores na formação de leitores literários na sala de aula.

Interna - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO