Banca de DEFESA: JOSÉ RAMIRO BRAGA CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ RAMIRO BRAGA CARNEIRO
DATA : 25/01/2022
HORA: 15:00
LOCAL: ambiente virtual google meet
TÍTULO:

NOTÍCIAS EM BLOGS: UMA PROPOSTA PARA ENSINO DA VARIÁVEL CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da Língua Portuguesa. Blog. Gênero notícia. Norma culta.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Nas aulas de Língua Portuguesa, principalmente nas que trabalhamos produção de textos, observamos a dificuldade encontrada pelos alunos em escrever e como escrever, por não haver, muitas vezes, um contexto que norteie e facilite a escrita. Associando esse fato à empatia que nossos alunos têm em relação às ferramentas tecnológicas e à proposta de trabalho da norma culta pertencente à grade curricular do nono ano do Ensino Fundamental, propomos a publicação de notícias em blog através do Projeto Blog Escolar. A proposta apresentada visa a dar suporte aos educadores durante as aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, pautamos nossa proposta de intervenção na pesquisa-ação com base em Thiollent (2011), com abordagem qualitativa na construção de dados proposta por Bortoni-Ricardo (2017) e através de uma sequência didática, nos moldes propostos por Dolz e Schneuwly (2004). As atividades propostas têm por finalidade trabalhar o gênero notícia e o nível de registro a ele adequado para a publicação de textos em blog, e seguem fundamentos das etapas da escrita processual propostas por White e Arndt (1995) e referencial teórico nos conceitos de gênero de Bakhtin (2003) e do uso da gramática de Neves (2002) e Antunes (2007), além das orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Objetivamos, através da proposta de uso de ferramentas midiáticas, motivar o ato contínuo da escrita nos alunos e discutir características do gênero notícia na sala de aula, ampliando, dessa forma, o conhecimento da existência de textos com diferentes intencionalidades, com análise de sua função social, seu contexto de produção, sua audiência, sua organização composicional e suas marcas linguísticas. Esperamos, além de auxiliar o professor a desenvolver a prática dos mais diferentes gêneros da escrita com os seus alunos, que o trabalho com gramática se dê de modo contextualizado, na produção de diferentes registros, especialmente, após observação da existência de diferentes níveis de linguagem, o da variável culta de nossa língua.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo à Instituição - ANA CÉLIA CLEMENTINO MOURA - UFC
Notícia cadastrada em: 17/01/2022 14:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao