Banca de DEFESA: VERA LÚCIA DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERA LÚCIA DIAS
DATA : 19/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO:

O GÊNERO CRÔNICA EM SALA DE AULA: uma proposta de escrita para alunos do 7º ano do ensino fundamental

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Portuguesa. Competência escritora. Produção TEXTUAL


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção direcionada aos professores de Língua Portuguesa, na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do manual do professor da coleção, Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem (2018) – 7º ano – das autoras, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas, alicerçados na leitura de crônicas, por considerarmos necessária uma suplementação relativa à produção textual. Desse modo, os professores aplicarão atividades que promovam a competência escritora dos alunos utilizando esse gênero em sala de aula como artefato para a produção textual, de modo a torná-los aptos no tocante à identificação dos vários tipos de crônica e entenderem a sua função social, bem como se tornarem pprodutores de textos individuais e coletivos a partir das reflexões sobre as crônicas lidas. Que os alunos escrevam crônicas e compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento de sua competência escritora faz parte das estratégias ofertadas ao professor, de forma suplementar ao livro didático. A proposta de intervenção, foi pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a sua elaboração, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), uma vez que a problemática que envolve a leitura e a escrita, devendo ser, portanto, investigada e retomada pelas partes envolvidas – professor e alunos. Diante do exposto, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, os alunos para a importância da Língua Portuguesa nas práticas escolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes através da abordagem do gênero crônica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Externa à Instituição - MARIA SUELY DA COSTA - UEPB
Notícia cadastrada em: 17/01/2022 14:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao