MENINO DE ASAS – UMA PROPOSTA DE LEITURA NA SALA DE AULA
letramento, ensino, literatura, compreensão leitora.
Este trabalho acadêmico tece uma reflexão sobre a escola como principal instância de letramento literário infanto-juvenil, dando ênfase ao professor como um importante agente para a formação de leitores de obras literárias. Além disso, tem por objetivo expor uma alternativa metodológica pautada nas estratégias de compreensão leitora propostas em três fases (antes, durante e depois da leitura) por Isabel Solé, em consonância com as sequências básica e expandida apresentadas por Rildo Cosson, pretendendo assim uma aprendizagem significativa para o leitor infanto-juvenil. A abordagem metodológica qualitativa que orienta este estudo acadêmico tem como princípio a pesquisa-ação, uma alternativa de investigação com um estilo participativo, cuja principal característica é a intervenção. Nesse sentido , apresenta-se uma mediação pedagógica que será proposta a partir da leitura discursiva e dialógica de O menino de Asas (1993), deHomero Homem, com o intuito de levar a Literatura Potiguar para a sala de aula. Nesse contexto, compreendendo que a leitura é uma atividade de construção de sentidos e interação leitor-texto-autor, a intervenção aqui proposta está na perspectiva dialógica da linguagem e da compreensão responsiva ativa (Bakhtin). Esse texto está composto de quatro capítulos: A Literatura Juvenil no Brasil (traçado histórico); Literatura em Sala de Aula; O Leitor de Literatura infanto-Juvenil; Dando Asas a Imaginação (descrição do projeto da sequência didática “Alçando voo com menino de Asa: Uma Proposta de Encantamento literário” - e após, o passo a passo, as etapas vivenciadas no espaço escolar. A construção do arcabouço teórico que norteia a produção deste trabalho contou com as contribuições de SOLÉ (1998), PENAC (1993), ZILBERMAN (2003), SOARES (2005) COSSON (2009), PCNs (1997/2000),SOLÉ (1998) ,CÂNDIDO (1995), BAKITIN (1990/1996) COLOMER (2007), entre outros.