Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ FERNANDES DA SILVA ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ FERNANDES DA SILVA ARAÚJO
DATA: 21/08/2014
HORA: 15:30
LOCAL: SALA B 07
TÍTULO:

A COMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Compreensão leitora. Gêneros textuais. Ensino de Português.

 


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A leitura é uma atividade cujo domínio é essencial à vida plena de qualquer cidadão em uma sociedade letrada. Essa competência leitora tão indispensável à preparação dos alunos dos diversos níveis de escolarização é o resultado de um processo complexo que tem desafiado pesquisadores, educadores e de forma mais angustiante, aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Básico. Sabemos que são vários os problemas que interferem no desenvolvimento das habilidades leitoras nos alunos, no entanto, uma questão da qual os professores têm reclamado com muita frequência é a falta de compreensão dos textos lidos, haja vista que muitos alunos leem, mas não entendem o que leem. Impulsionado por esta problemática, este trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 6º ano “U” da Escola Estadual Senador José Bernardo, na cidade de São João do Sabugi, no Estado do Rio Grande do Norte, através de uma intervenção pedagógica realizada em sala de aula e desenvolvida a partir de sequências didáticas, tendo como base os gêneros textuais conto e notícia, uma vez que os referidos alunos, sujeitos desta investigação, apresentam sérios problemas no tocante à compreensão leitora. Assim, este trabalho justifica-se pela relevância de atender ao propósito mencionado, haja vista que se configura com uma intervenção profícua para o desenvolvimento em leitura através dos gêneros enquanto práticas sociais de linguagem, visando ao ler por prazer, para compreender e para encontrar sentido e interesse na leitura. Esta intervenção segue o paradigma de uma pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008); DENZIN; LINCOLN, (2006), com inspiração etnográfica, incluindo aportes da pesquisa-ação (DIONNE, 2007) e insere-se no âmbito da Linguística Aplicada. Para realizá-la, foram tomados como fundamentos teóricos alguns estudos voltados para a noção de língua enquanto prática sociointerativa (MARCUSCHI, 2008; 2010; 2011) e aportes direcionados ao ensino da atividade leitora, tais como os estudos de Solé (2009), Kleiman (2013), Oliveira (2010),  Leffa (1996, 1999), Riolfi et al. (2008), Palomanes (2012), Koch & Elias (2012); as discussões acerca de gênero enfatizadas por Bakhtin (2011) Marcuschi (2008, 2010, 2011), Dolz; Schneuwly (2013), Cristóvão; Nascimento (2011), Dionísio et al. (2010), Bonini (2011), Santos et al. (2012; as sequências didáticas a partir de Bronckart (1997), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2013) e no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, foram seguidas as orientações contidas nos PCN/LP (1998), Antunes (2003, 2009), além de outros autores.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1675070 - JOSE LUIZ FERREIRA
Notícia cadastrada em: 03/08/2014 16:23
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