A Literatura Infanto-Juvenil na Formação Social do leitor
infanto-juvenil; sociedade; oralidade; leitura.
A Pesquisa A Literatura Infanto-Juvenil na Formação Social do leitor tem como objetivo analisar a influência dos gêneros textuais literários na formação do leitor a partir do viés social, utilizando-se de experiências de leitura compartilhada no 7º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual José Joaquim no município de Coronel Ezequiel RN. Durante o contato com as obras literárias em sala de aula, será verificado como se dá a receptividade dos alunos no momento da leitura à luz de duas categorias: a oralidade e a visão social. Como principais referenciais que nortearão a pesquisa nas orientações sobre as políticas da leitura literária na escola, tem-se como aporte teórico Custódio (2007), Zilberman e Lajolo (1988) bem como documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino de língua portuguesa (2006). Tratando-se do viés da crítica social, utiliza-se os escritos de Candido (1972); para melhor reflexão sobre o letramento lança-se mão do texto de Magda Soares (2007) e para o aprofundamento sobre o letramento literário Rildo Cosson (2007) será uma das referência. No prazer em ler a referência se centra em Roland Barthes (2013); e na teoria do discurso a visão de Michel Facault (1970); em se tratando da filosofia da linguagem, a pesquisa se fundamenta em Mikhail Bakhtin (1895 – 1975) e na formação de leitores e professores a obra de Joseane Maia (2007), além de outros autores que envolveram a presente pesquisa. No percurso da pesquisa, será analisado a critica social que os gêneros literários apresentam com suas funcionalidades e lirismo. No momento da leitura dos textos em sala de aula, será verificada a viabilidade da estratégia utilizada pelo professor para que a identificação dos alunos com os textos seja construída de forma relevante, bem como quais os efeitos que a leitura oral expressiva do professor mediador (gestos, imitações de alguns sons e falas de personagens dos textos lidos) causa nos alunos, como também, quais conhecimentos prévios os discentes têm da leitura literária. Será observada, ainda, a importância da socialização da leitura para o aluno/leitor. Na parte final a pesquisa se encerra com um relatório acerca da temática pesquisada.