Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA MARA DE GOIS MONTEIRO

DISCENTE : SILVIA MARA DE GOIS MONTEIRO
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/szu-crrz-tnv

Ensino da mobilização precoce do paciente crítico para estudantes de graduação do curso de fisioterapia da UFRN

Ensino em Saúde; Segurança do Paciente; Educação Permanente; Preceptoria.

A mobilização precoce tem se mostrado cada vez mais importante na modificação de desfechos clínicos como mortalidade e incapacidade após internação, gerando interesse também em como o ensino dessa prática pode interferir na prática clínica. Diversas lacunas no conhecimento e no treinamento para mobilizar pacientes criticamente enfermos por fisioterapeutas são evidentes, porém estudos que abordam metodologias de ensino para mobilização precoce ainda na graduação são escassos, dada a necessidade de melhorias nos aspectos relacionados ao conhecimento e ensino dessa prática. O objetivo deste trabalho foi ofertar uma proposta de ensino de mobilização precoce do paciente crítico para os estudantes do curso de fisioterapia da UFRN. Foram incluídos 42 alunos matriculados no curso de fisioterapia da UFRN que previamente a intervenção, responderam um teste para medir os conhecimentos prévios e em seguida participaram de curso teórico-prático sobre mobilização precoce do paciente crítico abordando a Segurança da Mobilização Precoce; Indicações e Contraindicações; Modalidades de Mobilização; Indicadores prognósticos da mobilização precoce; Efeitos e evidências da mobilização precoce. O componente prático foi ofertado com a prática simulada de dois casos clínicos com objetivo de que os alunos reconhecessem as situações de indicação ou contraindicação da mobilização precoce; administração da terapia e executassem a técnica da forma correta. Após, os estudantes descreveram as sensações durante a simulação, analisaram e refletiram sobre os aprendizados provenientes das vivências nos cenários e forneceram um feedback acerca do conteúdo ministrado. Por fim, o teste aplicado previamente a intervenção foi reaplicado para mensurar o ganho de competências junto de um questionário para avaliar a satisfação e autoconfiança dos alunos com o conteúdo ministrado composto por duas subescalas: satisfação e autoconfiança com respostas tipo Likert – 1 a 5. Conclui-se que o desenvolvimento na oferta de um curso teórico-prático sobre mobilização precoce do paciente crítico promoveu o ganho de competências dos alunos participantes, com elevada satisfação e autoconfiança na aprendizagem.

Presidente - 1369275 - CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS